sábado, 6 de outubro de 2012

Análise detalhada do final de Death Note (Anime/Mangá).

Todas as dúvidas sobre o final de Death Note serão respondidas.

Há um tempo atrás criei um artigo para responder as dúvidas de Death Note, porém reparei que com tão poucas linhas eu não poderia responder todas as dúvidas referentes ao final desta grandiosa saga, uma das minhas preferidas. Por isso, primeiramente, eu gostaria de afirmar que esta analise pega como base o Anime e o Mangá. O filme, que tem um final totalmente diferente do Anime/Mangá não será levado em consideração, pois contradiz muitos fatos apresentados pelos autores do mangá: Tsugumi Oba e Takeshi Obata.

Em seus últimos segundos de vida, Kira (Raito/Light) começa a implorar ao Shinigami Ryuk para escrever os nomes de Near e dos demais presentes no galpão. Ryuuku rejeita escrever, já que estava lógico que o final havia chegado para Raito. Aliás, Ryuuku vai além, ele escreve o nome de Kira (Raito Yagami) no seu Death Note, o matando de infarto. Os momentos finais de Kira no Anime é diferente do Mangá - No Anime, ele corre até um outro galpão, até sentir uma dor no coração, assim se encostando em uma escada, e logo após morre de infarto. Já no Mangá, o mesmo testemunha no galpão onde está Near, e os demais, Ryuuku escrever o seu nome do Death Note... Entrando em desespero, chegando a implorar a Ryuuku para anular a sua morte eminente, algo impossível, pois seu nome já havia sido escrito. 

Em si, a morte do Anime é mais poética, já a do Mangá (que eu prefiro) mostra mais a personalidade egoísta e egocêntrica de Raito/Light que nos seus minutos finais, se humilha para poder sobreviver e continuar a sua construção do novo mundo. Porém, no mangá, enquanto Raito implorava pela sua vida, um flashback veio a sua cabeça: De uma conversa, apresentada inicialmente no começo da saga (No Anime e no Mangá), quando Raito pergunta a Ryuuk o que acontece com quem usa o Death Note.

A primeira resposta apresentada foi: "Aqueles que usam o Death Note, não vão nem para o céu e nem para o inferno" - Assim, levando-nos a crer que fosse ao mundo dos shinigamis, se tornando um. Mas no última capitulos do Mangá, é apresentado a continuação do Diálogo, onde Raito questiona Ryuuku:

"Céu e inferno, entendi Ryuuku... Os dois, não existem, não é mesmo?" - Ryuuku se surpreendeu com o questionamento de Raito, e respondeu:

"Você me surpreendeu, achei que todos os humanos acreditassem em céu e inferno. Mas é isso mesmo". Depois ele continua:

"Céu e inferno não existem. Não importa como você viveu sua vida, o pós-morte é o mesmo. A morte é igual para todos".

Então, é simples: Quem usa o Death Note vai para o mesmo local de quem não o utiliza, assim, Raito após morrer foi no mesmo lugar que qualquer outra pessoa, inclusive as pessoas que ele matou. Este lugar pode ser qualquer coisa: O limbo, a terra dos mortos, ou nem existir este local. Não se sabe, e o objetivo dos criadores não era explicar como é este local. Esta teoria é confirmada no Capitulo 108-5, onde é mostrado Ryuuku no mundo dos mortos, anos depois da morte de Kira. Ele chega a comentar sobre Raito, que não estava no mundo dos mortos (Pouca gente sabe que houve um especial, um Capitulo 108-5).

Os demais personagens voltaram ao seu cotidiano. Near se tornou o novo L, e continuou a combater o crime. A criminalidade do japão voltou a crescer, e muita gente no mundo inteiro ainda acredita que um dia Kira irá voltar. A sua identidade nunca foi revelada, Near preferiu manter em segredo. Ryuuku como já comentei, voltou a mundo dos mortos, a sua vida tediosa. E pelo que mostraram nunca mais decidiu brincar novamente no mundo dos vivos. Porém outros Shinigamis decidiram que estava na hora de se divertir, assim "jogando" os seus Death Note no mundo dos humanos, e vendo o que acontecia. Misa-Misa de acordo com o anime, após a morte de Kira se suicidou. Jogando-se de um prédio alto, porém, no mangá não é digo o que acontece com ela. Talvez, Misa continuou viva, sem o seu amado Raito.

Esta é a explicação do final de Death Note em si, e o aconteceu com os personagens após o final da série. Espero que vocês tenham gostado, e qualquer dúvida só perguntar.

21 comentários:

  1. gostei da analise, eu ñ li o manga e ñ sabia de um monte de coisa (Pensava que kira tinha virado shinigami)

    acho que vou começar a ler o manga pra ver oque perdi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler o mangá, há alguns detalhes importantes para a história que não foram mostrados no mangá.

      Por exemplo a morte de L no Anime houve uma alteração minuscula ao do Mangá.

      Excluir
  2. Sobre o que aconteceu com Misa não tem nenhuma entrevista com os criadores?

    To curioso pra saber e nao ficar so nas especuluções

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na edição Especial 13 de Death Note Tsugumi Ohba diz que acredita que Misa-Misa tenha se suicidado, pois seria a reação provavel dela ao saber que Raito morreu.

      Mas isso é dito em uma entrevista da Edição 13, em nenhum momento aparece na história.

      Excluir
  3. No final do mangá e no final do anime o L e o Raito morrem? A algum final alternativo que os produtores criaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter o final do filme, mas nunca vi o filme.

      Excluir
  4. no final do filme qem é aquele shinigami que tem umas aparecencias com Raito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No filme, pelo que li, Raito vira SHinigami no final... Mas aí passa longe do final idealizado entre Ohba e Obata, criadores de Death Note.

      Excluir
  5. no manga a misa criou uma religião pra "Homenagear" o Raito. [não sei a resposta certa mais é bem assim]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela menina no final não é a Misa, é outra mulher parecida com ela. Obata deixa claro, no Volume 13 que a última cena de Misa é ela no hotel.

      Excluir
  6. Gostaria que respondesse alguma dessas perguntas ou todas
    Raito vira um Shinigami ?
    Em que site posso ver os capitulos do mangá ?
    Em que capitulo do mangá ou filme ou anime uma mulher cria uma religiaõ ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raito não se torna um Shinigami - Todos os humanos, seja usuário ou não do Death Note vão para o mesmo lugar (Não foi especificado qual é esse lugar) - Além do mais, no capítulo extra do Death Note, onde mostra o que aconteceu depois, prova que Raito não se tornou um Shinigami.

      Você pode ver os capítulos do mangá na Mangasproject, é o lugar mais recomendando por mim.

      Não é certo que a mulher criou uma religião, mas deduzimos isso pela última página do último capítulo.

      Excluir
  7. Porque???se L desconfiava tanto de light .então porque ele disse que lig era seu unico amigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L desconfiava muito de Light, mas aos poucos foi se simpatizando por ele - No fundo, ele suspeitava que Light era Kira, mas ele preferiu dar um voto de confiança e foi isso que o matou. Não podemos esquecer que L poderia ser inteligente e talz, mas sempre foi anti-social e nunca teve amigos, ele viu em Light a possibilidade de ter o seu primeiro amigo.

      Excluir
  8. tenho uma teoria muito provavel pq l estava tao triste na cena antes de sua morte l provalvemente sabia que se testa-se o death note e mata-se um criminoso nao morreria apos 15 dias ele so queria provar a todos ali , ele sabia no fundo que light tinha grandes chances de ser o kira aparti dai e como ele intitular light como seu ''primeiro amigo'' ficou triste e se abalou , tendo imensa tristeza, no ultimo suspiro ele enfim acabar de provar que sua teoria estava certa quando light sorri sarcasticamente.

    ResponderExcluir
  9. Eu só li os mangas, inclusive tenho a black edition. Não sabia que no anime o final era diferente, e muito menos que misa misa se suicida, pois nada disso aparece no manga.

    ResponderExcluir
  10. São relativamente diferentes, e sobre Misa Misa, no anime eles não falam nada, mas deixam subtendido que Misa Misa se jogou de uma ponte (Fazem isso com uma cena da ending), já no mangá, simplesmente não tem essa cena. Eu não acredito no seu suicidio

    ResponderExcluir
  11. a misa no mangá se me lembro bem entra para uma seita "kiranista" e se torna algo como a padroeira de Kira, ta justamente na ultima pagina do mangá isso.

    ResponderExcluir
  12. Provavelmente já respondi esse comentário, mas prefiro responder de novo porque o sistema de resposta ficou louco quando mudei para o Diqus. Então, no Volume 13 Obata deixa claro que a última cena de Misa Misa é no hotel (Ele diz isso na entrevista que tem no Vol.13), aquela cena da última página do capítulo 108, é na verdade, outra personagem, parecida, mas se tu olhar bem, verá que é uma outra.

    ResponderExcluir
  13. As aparências enganam, Obata deixa claro na entrevista do Volume 13 que a última cena de Misa-Misa no mangá é no hotel, aquela mulher que aparece na última página do capítulo 108, é na verdade uma outra personagem. Se tu olhar, verá que ela é diferente de Misa Misa.

    ResponderExcluir

onload='emoticon()'