terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Primeiras Impressões: Shokugeki no Soma (Mangá Review).


Shokugeki no Soma é o mais novo mangá semanal da Shounen Jump, e dos três novos lançados (Hungry Joker, Shinmai e este mangá) é o que tem a maior probabilidade de fazer sucesso nesta revista, para a surpresa de muitos!

Primeiramente gostaria de falar que esta review, não será sobre os 3 capítulos já traduzidos (Pelo menos na MangaHot há somente 3 traduzidos), mas sim sobre o primeiro capítulo, já que o que conta é as minhas primeiras impressões sobre o mangá.

Shokugeki no Soma (Deverá ganhar um outro nome do ocidente) conta a história de Yukihira Soma, um garoto que sonha em se tornar um cozinheiro tão bom quanto o seu pai, na verdade ele quer ser melhor que o seu pai.

Esta amigável rivalidade entre pai e filho é demonstrada já nas primeiras páginas, quando eles disputam para ver quem fez o melhor alimento. Yukihira apresenta a jurada, que é somente uma amiga deles, um prato da vera ruim, "tentáculos de lulas" cujo ele mesmo não suportou comer.

A representação dos sabores no mangá são bem interessantes, o autor conseguiu passar um romance na culinário, onde até o leitor que, logicamente, não pode saborear a comida sente uma certa água na boca. O fato de os alimentos serem bem desenhados também ajuda.

Este romance pelo o que é culinária e a mágica que a circunda permanece por todo capítulo. Mas o foco em sí deste primeiro capítulo foi o fato de Yukihira tenta impedir a venda do restaurante do seu país, através de uma "batalha culinária".

O protagonista promete a comprada que o restaurante faz qualquer prato, por isso se eles não conseguissem fazer o determinado prato deles de forma supimpa, eles venderiam o restaurante a ela. Um desafio bem complexo você pensa inicialmente, mas por incrível que pareça o protagonista, Yukihira, em nenhum momento mostrou nervosismo.

O problema vem quando esta mulher decide saquear a casa deles, e assim retirando todos os ingrediente possíveis para fazer o determinado prato. Mas por sorte, o principal, tinha acabado de fazer compras (Quando descobriu que sua casa foi saqueada) e tinha alguns poucos ingredientes na sua sacola de compras.

Assim, de um grande twist Yukihira consegue fazer o determinado prato mandado, usando outros ingrediente parecidos com os originais da receita. A mulher que queria comprar até tenta esconder o quanto está gostoso o alimento, mas o alimento está tão saboroso que ela desmoronar e pede mais pedaços (Em uma tomada romântica e ao mesmo tempo Ecchi).

Revelo que não gosto muito de Ecchi pesado, mas neste mangá soou tão suave o Ecchi presente que não tive nenhuma reversão as cenas - Graças a deus elas não soaram toscas, muito pelo contrário foram bem encaixadas e ajudaram a dar mais sabor "imaginário" a  receita.

Infelizmente no final do mangá, o pai do principal revela que vai trabalhar em outro país, para um restaurante renomado, assim o restaurante é vendido do mesmo jeito. Yukihira agora sem o pai perto, decide que vai fazer a universidade de culinária e assim aprender a ser um cozinheiro melhor para algum dia superar o seu pai, em um outro twist surpreendente, nos revelando no final do mangá o caminho que o mangá levará, que de fato é bem mais interessante que o caminho que parecia levar no inicio.

Minhas considerações finais é que Shokugeki no Soma é o mangá mais bem elaborado dos 3 novos lançados, merecendo a popularidade conquistada. Para quem pensou que Shokugeki no Soma seria um rival para Toriko está muito enganado.

SnS (Sigla de Shokugeki no Soma) é um mangá sem elementos shounens, mas sim onde prevalece a comédia com certos detalhes Ecchi, mas bem leves. Por isso uma discussão entre estes dois mangás é um grande bullshit, já que são estilos diversos.

Agora, só falta esperar o primeiro TOC em que Shokugeki no Soma participar para confirmarmos como está indo a sua popularidade! Mas pelo menos, vale a pena começar a ler Shokugeki no Soma. Aliás aproveite que ainda está no começo assim em menos de 1 hora você já leu todo os capítulos traduzidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'