sábado, 8 de novembro de 2014

Despedida: Um rápido adeus a Naruto.


Este é o meu último jutsu.

Primeiramente tentei encaixar esta matéria na coluna de Reflexões Semanais, mas percebi que não era o local correto - Depois de algumas horas pensando em que local do site poderia colocar minha pessoal despedida a Naruto, percebi que nada melhor que fazer um post próprio. Se tu acha que lerá uma matéria onde analiso a tragetoria do mangá, não farei isto, gravarei com a Kyodai um Podcast com este proposito, nesta matéria contarei minha pessoal história com o mangá.

Talvez, se não fosse Naruto, o Analyse It não existiria - Não estou exagerando, não estou brincando. Por isso, a série que Kishimoto criou, e que eu acompanho a longos 9 anos, é de extrema importância para mim. 

Assumo, estava já cansado de Naruto e torcia para que o mangá acabasse mais cedo possível, assumo que por mais que fico triste pelo seu fim, me sinto aliviado, que mesmo com seus poréns, a série tenha terminado... E assumo, critiquei muito Naruto em toda sua jornada, mas fiz a função de um velho escroto pai que ama seu filho, e que vê seu amado filho tomando um rumo que considerei errado, no estante critiquei muitas vezes Naruto, ataquei a série com facas e dentes, fiz isso porque a amava, fiz isso porque... Vamos a minha história com Naruto:

Atualmente vivo na Itália, mas eu nasci em Salvador-BA, por causa disso o anime de Naruto nunca passou na TV para mim, já que no mesmo horário que deveria passar Naruto, o SBT do meu estado preferiu colocar um estúpido programa local que não lembro o nome, por isso, nunca tive contato com a série pelo tão "odiado Naruto dublado"... O meu contato com a série veio por causa de Ragnarok, na época, mesmo com a internet de merda, jogava o inesquecível Ragnarok, e comecei a ouvir várias pessoas do meu Clã/Guilda falar sobre um certo time-skip de Naruto que mudou toda a série.

Curioso sobre estes comentários, fui na internet procurar o que era este tal de "Naruto", e logo me interessei, não deu outra, comecei a baixar episódio atrás de episódio do anime. O que era uma luta gigantesca, em 2005 a velocidade da internet já não era muito boa, a minha ainda por cima era uma VELOX da Terra bem abaixo da média, se não me engano. Resumo, eu tinha que baixa a versão péssima em mp4 que devia pesar uns 30 megas, as versões um pouco melhor eu simplesmente não conseguia baixar, a internet caia muito e era muito lenta... As versões de AVI de 180 megas, que eram as melhores da época, meu deus, era um sonho distante, quase impossível de serem alcançados por mim na época.

Naquela época eu só acompanhava Naruto pelo anime, me lembro que o exame Chuunin tinha me deixado extremamente eufórico, ver todos aqueles ninjas com poderes misteriosos reunidos foi simplesmente incrível - Meus personagens favoritos da saga praticamente vieram todos de lá, entre eles Shino, aquele garoto misterioso sempre me chamou atenção, e quando ele explodiu a mão de "Zaku" usando uma estratégia genial, eu fiquei louco, virei fã do personagem até o final da saga. Infelizmente depois do exame Chuunin, Shino não foi bem aproveitado.

Várias outras batalhas do mesmo exame me deixaram louco de tão épicas que foram: Neji VS Hinata, Neji VS Naruto, Rock Lee VS Gaara, Sakura VS Ino, Shino vs Kankorou, Temari vs Shikamaru, Gaara vs Sasuke, Gaara vs Naruto... Minha maior tristeza em relação ao exame de Chuunin foi justamente não poder ter visto as batalhas da semi-final. Kishimoto naquela conseguia desenvolver de forma espetacular os personagens, nos surpreender nas batalhas, e nos dando curiosidade de conhecer mais cada um deles.

Outra saga que me surpreendeu bastante foi o resgate de Sasuke, onde finalmente pudemos ver a verdadeira força de Choji. Conseguimos nos aproximar de forma significativa de Akamaru, Shikamaru, Neji e principalmente de Rock Lee... Mesmo não tendo vários personagens nesta incrível saga, Kishimoto continuou conseguindo desenvolver bem os personagens, apresentar lutas interessantes e profundas. O Naruto clássico terminou com a épica batalha entre Sasuke e Naruto, ao meu ver, muito mais simbólica e emocionante que a batalha final entre os dois. 

Era 2007, eu já havia convencido vários amigos de classe a lerem o mangá, além de terem me enturmado com outras classes e grupos na escola justamente porque gostava de Naruto, mas não me satisfiz com isso, eu precisava encontrar um local onde pudesse discutir de fato sobre a série, assim conheci a comunidade da NarutoProject no finado Orkut, foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida, pois conheci várias pessoas que são meus amigos até hoje, e que inclusive me ajudaram a formar o Analyse It, os ex-redatores Vinicius Conceição e Arthur Ferreira, e co-fundador do Analyse It, Victor Seiti que por mais que não escreve, sempre esta me dando várias dicas, e me ajudando em várias questões do site. 

Discutir com várias pessoas com opinião diversa e com maior conhecimento que eu do mundo dos mangás, me ajudou muito a ampliar meu universo. Antes da Naruto Project eu acompanhava três séries além de Naruto: Fullmetal Alchemist, One Piece e Gantz. Por causa deles consegui ampliar muito mais meu leque de mangás, aliás, não só de mangás, de filmes, livros, música e até em questões políticas. A própria série de Naruto já havia me ensinado muitas coisas, algumas banais, mas para um adolescente era como um rio que se abria. Discutindo vários temas na NarutoProject, aprendi muito, mas muito mais coisas, era praticamente um mar que se abriu.

Mas foi com eles que comecei a me decepcionar com Naruto, pois junto com a visão crítica que fui adquirindo, fui reparando os vários erros que a série ia cometendo. Isso foi mais ou menos na saga onde Sasuke foi matando vários personagens para chegar em Itachi, inicialmente por Orochimaru (Que não morreu mesmo), depois Deidara que era meu Akatsuki preferido juntamente com Tobi e depois, para encerrar com chave de ouro, Itachi.

Tenho que assumir, a Akatsuki foi uma ideia genial por parte de Kishimoto, deu uma boa movimentada no mangá e nos deixou muito curioso em descobrir todos os membros da Akatsuki, mas depois da grande maioria dos membros serem descobertos Kishimoto não conseguiu desenvolver cada um, deixando alguns no limbo do esquecimento, como Konan e Kitsune. Aliás, este foi o grande problema do autor em toda a série, não conseguiu gerir o número de personagens criados, jogando muitos interessantes no lixo, deixando ao anime com seus fillers renasce-los. 

Aos poucos, com os erros de Kishimoto, fui me distanciando da série, deixando-a de lado... Mas até a saga de Pain Naruto continuava "assistível", a batalha entre Naruto contra Pain, mesmo com vários detalhes estúpidos, como a falsa morte de Kakashi e o fato de Pain no final renascer todo mundo, foi uma batalha muito, mas muito emocionante. Porém, após esta saga, o mangá simplesmente desceu ladeira abaixo.

Deu para perceber que Kishimoto quis aprofundar os misterios do Uchiha, mas ao mesmo tempo que ele tentava fazer isso, ia se perdendo na história, esquecendo personagens importantes, se confundindo no desenvolvimento de alguns e tentando dar destaque em personagens que não fariam diferença, como todo aquele flashback inútil de Kabuto que só fez encher o saco. Foram vários erros seguidos, que desgastaram o mangá e fizeram muitas pessoas deixaram de lê-lo.

Naquela época larguei a NarutoProject, por causa do tratamento de alguns moderadores e comecei a só comentar raramente com meus amigos. Mas em 2012 conheci um amigo que até gravou um Podcast comigo, Bruno Jacobucci, ele tinha um velho costume de discutir no Facebook sobre os mangás semanais... E copiando ele, comecei a colocar no meu Facebook minha opinião sobre: Naruto, One Piece e Bleach, e os meus amigos que conheciam a série também davam a sua opinião, em um dos post chegamos a 100 comentários discutindo os mangás da semana.

A grande parte dos comentários eram sobre Naruto, metade criticava loucamente a série, eu entrava neste grupo, a outra metade elogiava a série e tentava defender-la das minhas críticas pesadas, entre elas tinha Bruno Jacobucci. Vendo esse ambiente ótimo de discussão, decidi transportar o que era um simples comentário de Facebook para um blog, peguei um antigo blog meu que eu havia publicado alguns besteiras aleatórias juntamente com Victor Seiti, reformulei o design, o nome e o chamei de Analyse It. Com Bruno Jacobucci, Arthur Ferreira, Vinicius Conceição e Victor Seiti. Eu como o líder do projeto Analyse It, criador do blog, decidi assumir a série mais famosa, Naruto.

Duramos cerca de 6 meses publicando várias análises... O Blog ia crescendo, mas não conseguimos suportar a dura rotina de publicar toda semana uma análise, assim decidimos parar o projeto em maio de 2013. Eu continuei a ler Naruto sozinho, sem poder dizer minhas criticas ao Blog, mas em um semana de outubro ainda em 2013, fiquei tão irritado com um capítulo de Naruto que decidi renascer o blog só para escrever minha opinião sobre o determinado capítulo... Por várias semanas comentei semanalmente os capítulos de Naruto, em grande parte bem revoltados. Eu digo, eu era um hater de Naruto, mas um hater que amava a série, odiava tanto o rumo que ela estava tomando que colocava toda a minha raiva nas minhas análises. 

Esta guerra final foi uma decepção atrás da outra, Kishimoto prometeu reunir todos os personagens que nos gostamos, como de fato reuniu, mas não conseguiu desenvolver bem nenhum, não conseguiu encaixar bem na trama, simplesmente nenhum. O autor falhou em colocar Sakura de volta ao páreo, matou Neji, mas de forma extremamente superficial... E a funcionalidade dos demais personagens que tanto gostamos (Shino, Akamaru, Chijo, Shikamaru) foram bem nulas, aliás até Shikamaru que nos conhecemos pela sua estratégia inteligentíssima, na guerra se resumiu a usar uma plano extremamente fraco e básico para ganhar a guerra, nada de genial que faça jus a sua inteligência.

Com várias falhas, vemos que Kishimoto no seu suspiro final tentou por fim reunir Sasuke e Naruto, ao menos tentou acertar na relação destes personagens, já que nos demais simplesmente falhou, mas nem nisto conseguiu, recorreu a metáforas, recorreu até frases de efeito, mas para mim soou extremamente forçada todo o discurso da luta final entre Sasuke e Naruto... Infelizmente, uma série que tanto amei, que foi tão importante para mim, teve um final que considerei fraco, mesmo que não seja ruim.

Me perguntaram se eu ia voltar a escrever nos últimos 5 capítulos a minha opinião, respondi que não, o motivo? Gostaria de acompanhar o final da série de forma mais pessoal, deixando só para mim o sentimento que o final de proporcionar... Naruto é o motivo do Analyse It existir, criei o site para que eu e meus amigos pudessem trazer análises semanais das cinco principais séries semanais, criei o site para eu poder trazer minha opinião semanal sobre Naruto... E depois, renasci ele por causa de Naruto, para expor minha raiva em relação ao rumo que a série estava tomando, então, talvez o icone do Analyse It não deveria ser o personagem principal de Boku no Hero Academia, mas sim Naruto, mas isso, aí é já outra história.

Foram nove anos acompanhando Naruto, nove anos intensos que aprendi muitas coisas com o mangá, 9 anos de um ganho ENORME para mim, um mangá que mudou minha vida, são nove anos simplesmente inesquecível... Lembra a lenda da Kitsune? Isso mesmo, esses foram meus nove anos, esses foram minha nove caudas, obrigado Kishimoto por esses incríveis anos de amor e raiva, obrigado mesmo se hoje tenho o Analyse It, se hoje tenho grandes amigos, e se hoje penso deste modo, é graças a você, por isso, agradeço mil e uma vezes... Obrigado Kishimoto, e infelizmente este é a minha última matéria sobre Naruto, este foi o meu último Jutsu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'