segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Análise: TOC Weekly YOUNG Jump #02 (Ano 2015).


O reinado de Kingdom

Em tempos de animes que não deram muito certo, Kingdom continua soberano na Weekly Young Jump, conquistando em todas as edições que participa o tão querido e alvejado primeiro lugar, mas será que mesmo sem anime Terra Formars e Tokyo Ghoul irão conseguir roubar seu lugar?

Young Jump #02

Capa: Uma gatinha japonesa aleatória.
Kako to Nise Tantei (Página Colorida de Abertura / Nova Série)
01 - Kingdom
02 - Terra Formars
03 - Tokyo Ghoul: Re
Boku Girl (Página Colorida)
04 - Golden Kamui
05 - Youkai Shoujo
06 - Rikudou
07 - Minamoto-kun Monogatari
08 - Gunjou Senki
Purple Shikibu (Página Colorida)
09 - Himouto! Umaru-Chan
10 - Hibi Rock
11 - Shiratama-Kun
12 - Nijigen Jumpin'
13 - Mogusa-san
14 - Shishunki Circus
Liar Game (Página Colorida)
15 - Usogui
16 - Barcelona no Taiyou (FIM)
17 - Kakuriyo Monogatari
18 - Hamatora (Mensal / FIM)
Ausentes: Yokohama-Sen Doppelganger, Gokukoku no Brynhildr e Innocent.

Young Jump #03 - Prévia:
Kingdom (Capa)
Bungo (Página Colorida / Nova Série de Ninomiya Yuuji)

Primeiramente gostaria de pedir desculpas por não trazer o TOC #01, a verdade é que eu estava atrasado em uma semana com o TOC da Young Jump, assim tive que pular uma edição para poder ficar totalmente em dia. Mas não se preocupem, também fiz isso, porque a primeira classificação, que lembrando é feita pelos editores na Young Jump, foi praticamente igual a esta segunda do ano, então vocês não perderam quase nada. 

Nesta edição tivemos a estréia de Kako to Nise Tantei que parece ser um mangá de investigação misturado com terror, pode sair uma série bem interessante, por isso estou na espera da "raw" para analisar melhor a obra. Boku Girl e Liar Game receberam página colorida, comprovando a vontade dos editores da Jump em melhorar a popularidade destes dois mangás, mas pelos menos para Liar Game não deve fazer muito efeito, já que o mangá ficou em uma posição muito baixa no ranking meso com página colorida.

Em primeiro lugar tivemos novamente Kingdom, já é praticamente certo que o mangá irá abrir a revista - Os seus volumes são bem estáveis na venda, mesmo que teve uma leve queda, quase inexpressiva. Os editores tem um grande respeito pelo mangá, seja por seu sucesso quanto leu seu roteiro que é espetacular.

Em segundo tivemos Terra Formars que teoricamente seria o "carro-chefe" da revista, se os editores não dessem preferência a Kingdom, não tem como dizer qual é melhor, só podemos dizer que claramente os editores gostam mais de Kingdom que Terra Formars já que em termo de sucesso os dois estão bem páreo. O futuro é incerto, o que os dois tem em comum é um anime muito mal feito, deste modo os dois quase não receberam boost de vendas, muito pelo contrário por causa do anime muitas pessoas deixaram de ler tanto Kingdom quanto Terra.

Tokyo Ghoul: Re conquistou o terceiro lugar, os três pilares atuais da revista continuam soberanos, TG se tornou o quarto mangá mais vendido deste ano, um grande feito, mesmo que é bem provável que próximo ano venda menos, pois não haverá mais o "boost" dos volumes antigos. De qualquer modo é um grandioso feito para o autor, Tokyo Ghoul é o mangá mais vendido da Young Jump em 2014.

 
Mogusa-san, Color Page (Edição #52)

Em quarto temos Golden Kamui que esta indo muito bem, o mangá é novato e vêem conquistando o público da Young Jump, tem um grande potencial de se tornar futuramente um dos pilares da revista, depende unicamente do autor conseguir manter o mangá em pé ao longos dos meses, Rikudou também começou bem, mas ao longo do tempo os editores foram percebendo que o mangá não tinha potencial de se tornar um pilar, mesmo que manteve com um sucesso. Youkai Shoujo ficou no quinto lugar, fechando o TOP 05.

Em sexto tivemos Rikudou que continua recebendo boas posições, mesmo que esta claro que os editores não tem mais objetivo de coloca-lo como pilar, antigamente o mangá conseguia ficar até na frente de Tokyo Ghoul e Terra Formars, conquistando alguns segundo lugares, hoje em dia esta "lutando" para ser ranqueado dentro do TOP 05. Acredito que isso seja por causa dos exagerados da obra que foram desanimando os leitores, assim alguns decidiram simplesmente largar obra, outros ainda continuam acompanhando. 

Pulando para o oitavo lugar tivemos Gunjou Senki, a Young Jump continua tentando empurrar o mangá ao público que gosta de "violência", a prova é este projeto que une Terra Formars e Gunjou Senki. A verdade é que dificilmente todas essas tentativas dos editores que fazer Senki um sucesso terá um bom resultado, o mangá já é conhecido dentro da revista e acredito que sua fama não irá aumentar com estas tolas tentativas, a Young Jump deveria focar em mangás novatos como Golden Kamui que tem mais possibilidade de explodir.

Em nono tivemos Himouto! Umaru-Chun, logo após a página colorida de Purple Shikibu, o mangá é uma comédia que conta a história de Himouto uma bela garota que desperta o interesse de vários homens, mas quando chega em casa se tornar um bebê ao estilo de Reborn!, é um mangá bem engraçado e tem em inglês traduzido até o capítulo 46, o mangá não tem grande destaque, mas para uma comédia é muito bem tratado dentro da Young Jump.

Pulando tirando para o décimo segundo lugar temos Nijigen Jumpin' que sobreviveu a esta rodada de cancelamentos, provavelmente pelo nome do autor ser mais conhecido - O mangá não é um grande sucesso - mas a Young Jump quer dar mais espaço para a obra se desenvolver, caso mesmo assim não consiga conquistar uma parcela de público grande o suficiente para se manter vivo na revista, deverá ser cancelado, ainda este ano.

Yougaitoshi, Color Page (One Shot, Edição #52)

Quem teve o pior rendimento de todos foi Mogusa-san, em décimo terceiro, que normalmente fica na parte superior da tabela, mas por algum motivo esta edição foi colocado em baixo pelos editores, isso deve ter acontecido porque o mangá provavelmente teve um capítulo mediano, assim acreditaram que não era necessário dar destaque a obra, colocando Boku Girl no topo e Mogusa-san na parte inferior da tabela, mas é bem provável que já na próxima edição tudo volte ao normal, e Mogusa-San volte ao TOP 10. Shishunki Circus ficou em décimo quarto lugar e acabou de escapar do cancelamento.

Décimo quinto lugar para Usogui que depois de muito tempo volta a frenquentar o bottom, mas acredito que seja temporária essa sua posição. E por fim temos o primeiro cancelamento da edição que é Barcelona no Taiyou em décimo sexto, o mangá foi lançado para pegar a onda da copa do mundo e de todos os mangás lançados como este proposito este ano, Barcelona foi o que sobreviveu por mais tempo, então podemos dizer que foi um grande feito. Espero que o futuro reserve ótimas oportunidades ao autor.

E em último lugar também terminando temos Hamatora, que é um mangá mensal que foi na onda no anime que tem o mesmo nome, porém nem o anime conseguiu ser um grande sucesso, nem o mangá, resultando em um projeto fracassado. Eu lamento, pois eu gostei tanto do mangá quanto do anime, mas é assim que funciona esse cruel universo de magazines.

Na próxima edição teremos página colorida para um novo mangá, Bungo, que será sobre Baseball, e também uma capa para Kingdom, provavelmente em comemoração ao seu aniversário. Então é isso, até o próximo fim de semana, com o TOC #03 da Weekly Young Jump!

PS: Hoje de noite irei publicar o TOC da Jump Square, então fiquem atentos! Também irei criar um post que explica como funciona o TOC de cada revista que analiso no Analyse It (Por isso, TOC da Shonen Jump, Jump Square, Young Jump e Ultra Jump), assim as pessoas que estão começando a conhecer a área poderão se orientar muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'