quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #06 (Ano 2017).


Uma Edição Mais Tranquila?



escrita por Diego Felipe.

Após o alto agito das edições anteriores, nos deparamos com uma edição que, embora com novidades interessantes, acaba por ser uma das mais fáceis de se analisar, uma vez que não é preciso estender muito o texto para explicar a situação de algumas obras, já que pouca coisa mudou em relação às últimas análises... o que não significa que isso se manterá por muito tempo, pois o agito recente da Shonen Magazine deve prosseguir com mais intensidade nas próximas edições.


TOC Weekly Shonen Magazine #06 (2017):
Fuuka (Capas Física e Digital, Página Colorida de Abertura, 23 pg.) (capítulo 138)
6cm no Kizuna (Pré-rank, 44 pg.) (capítulo 02)
01. Fairy Tail (capítulo 516)
02. DAYS (capítulo 182)
03. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 37)
Senryuu Shoujo (Página Colorida, Capítulo Duplo) (capítulos 13 e 14)
04. Acma:Game (capítulo 187)
8-gatsu Outlaw (Pré-Rank, 38 pg.) (capítulo 03)
05. Seitokai Yakuindomo (capítulo 406)
06. Baby Steps (capítulo 488)
Fumetsu no Anata e (Página Colorida, Anúncio de Publicação do Volume #01) (capítulo 08)
07. Vector Ball (capítulo 34)
08. Daiya no Ace - Act II (capítulo 63)
Universal Studios Japan × Kamisama no Iuutori Ni (Colaboração Especial)
09. Enen no Shouboutai (capítulo 62)
10. Kindaichi Shounen no Jikenbo R (*)
11. Real Account (capítulo 98)
12. Area no Kishi (capítulo 487)
13. Dr. Prisoner (capítulo 30)
14. Tsurezure Children (*)
15. Yamada-kun to 7-nin no Majo (capítulo 237) 
Nanatsu no Taizai - Side Story (4 pg.)
Nanatsu no Taizai - King no Manga Michi (Capitolo Speciale dal Magazine SPECIAL)
16. Hajime no Ippo (capítulo 1168)
17. Ahiru no Sora (capítulo 539)
Domestic na Kanojo (Ausente) (pausado no capítulo 124)
Nanatsu no Taizai (Em hiato até a TOC #07) (pausado no capítulo 201)


TOC Weekly Shonen Magazine #07 (2017):
Capa Física: Mayu Watanabe
Capa Digital, Página Colorida de Abertura: Daiya no Ace (25 pg.)
Páginas Coloridas: 8-gatsu Outrow, Fumetsu no Anata e
Fim: Dr. Prisoner


LEGENDA
(*) - Numeração do capítulo não identificada


As capas física e digital e a página colorida de abertura foram estampadas por Fuuka, cujo primeiro episódio de seu anime recém-lançado foi lançado na última sexta-feira (06). Lembrando que o anime, animado pela Diomedéa, terá 12 episódios. Fica a torcida para que essa adaptação faça sucesso, visto o histórico não muito positivo de adaptações de obras anteriores do autor Kouji Seo: Suzuka não foi inteiramente adaptado pra anime (o que é normal). Já Kimi no Iru Machi não foi adaptado desde o começo e sim a partir de um capítulo da parte do meio do mangá até outro capítulo também no meio da obra. Detalhe interessante sobre a página colorida de abertura: a menina em carne e osso da imagem é a Lynn, dubladora da Fuuka.

Uma das outras páginas coloridas foi para Fumetsu no Anata e, cujo lançamento do primeiro volume está sendo divulgado nessa edição. Os editores estão entusiasmados e na torcida para emplacar Fumetsu como um novo sucesso e esperam que o mangá seja um sucesso nas vendas de volumes, embarcando no êxito do mangá/filme animado de Koe no Katachi, da mesma autora de Fumetsu. Senryuu Shoujo também ganhou uma página colorida e teve dois capítulos publicados nessa edição. Esse gag mangá aparentemente conseguiu uma boa recpeção inicial, apesar da baixa divulgação na revista. Mas só o tempo dirá se Senryuu será um êxito. Essa mesma frase serve para Fumetsu.

Os novatos 6cm no Kizuna (de atletismo, aparentemente) e 8-gatsu Outlaw (de beisebol) ainda estão em seu segundo e terceiro capítulos, respectivamente. Eles só passarão a ser ranqueados a partir do oitavo capítulo. E aí vai uma curiosidade: mesmo tendo sido encerrado na edição anterior, Kamisama no Iutoori Ni recebeu uma colaboração especial com a Universal Studios do Japão.

Nanatsu no Taizai continuará ausente até a TOC #07, ou seja, a próxima edição. Enquanto o mangá não volta estão sendo publicados capítulos curtinhos de "Side Story" (história paralela) e, nessa TOC, de quebra, ainda tivemos a publicação de um capítulo especial do spin-off Nanatsu no Taizai - King no Manga Michi, publicado na Magazine SPECIAL, que apresenta Meliodas como um mangaká profissional, King como seu assistente e o porco Hawk como editor do mangá feito por Meliodas. Outro mangá ausente nessa edição foi Domestic na Kanojo, que deve retornar já na próxima edição. A obra continua com um bom desempenho em vendas e em situação confortável no plantel.

Página Colorida de Abertura: Fuuka

Em primeiro lugar está Fairy Tail, cujo 59º volume vendeu em dez dias 211.456 cópias. A quantidade de cópias vendidas de Fairy Tail está diminuindo a cada volume. Embora o mangá ainda tenha muita relevância na revista e seja respeitado e querido, a obra está atualmente em seu pior momento e provavelmente não conseguirá reverter essa situação. Olhando pelo lado menos pessimista, a obra ainda está bastante segura na revista e Hiro Mashima ainda poderá tocar a obra até quando achar melhor. O apelo comercial da obra, inclusive, ainda é grande. Recentemente, anunciaram o lançamento de um novo filme, de nome Fairy Tail: Dragon Cry. Maiores detalhes devem ser divulgados posteriormente.

Já na segunda colocação está o mangá de futebol DAYS, que conseguiu ganhar mais destaque e ter um aumento nas vendas de seus volumes após ter recebido um anime. Não quer dizer que DAYS tenha se tornado um sucesso gigante mas o desempenho pós-anime parece satisfatório, pois haverá uma segunda temporada.

E a terceira posição é de Hoshino、Me o Tsubutte。. Chega a ser interessante notar que esse novato, embora não venda muito, vai conseguindo se manter provisoriamente. Como já explicado em várias oportunidades nas análises anteriores de TOCs da Magazine, o mangá tem uma boa recepção por parte dos leitores. Apesar de parecer estar se garantindo a curto prazo, a longo prazo a situação de Hoshino não é muito otimista, ainda mais se a Magazine conseguir encontrar mangás mais rentáveis. No quarto lugar aparece Acma:Game. O vigésimo volume dessa obra vendeu 38.707 cópias em dezessete dias. Não é uma quantidade muito alta de vendas, no entanto é suficiente para que o mangá se mantenha em situação estável na revista.

Em quinto lugar está Seitokai Yakuindomo, cujo décimo quarto volume vendeu 107.819 cópias em dezessete dias, uma ótima quantidade para um mangá de comédia curta. Aliás a situação de Seitokai é muito boa: os volumes vendem bem e de quebra o filme terá um filme animado sendo lançado nos cinemas japoneses. Na sexta colocação está o mangá de tênis Baby Steps, que continua com um rendimento bom para a revista e sendo um dos maiores destaques do plantel. Bem, por enquanto, sem muitas novidades sobre Baby Steps, caros leitores.

Página Colorida: Senryuu Shoujo

Em sétimo ficou Vector Ball, mangá cujo terceiro volume vai apresentando uma média de vendas de volumes superior às dos volumes recentes de Yamada-kun to 7-nin no Majo e Acma:Game. Em dezessete dias Vector Ball esse terceiro volume vendeu 38.008 cópias, quantidade bem-vista pelos editores. Mesmo não sendo um estouro em vendas, seu desempenho é bom o suficiente para que seja mantido na revista por um bom tempo (Acma:Game com esse rendimento já está pra completar quatro anos de publicação). Na oitava posição ficou um dos pilares da revista: Daiya no Ace - Act II, mangá de beisebol que vende pelo menos 300 mil cópias por volume. Ou seja, a continuação de Daiya vai mantendo o sucesso de sua parte antecessora. Na próxima edição Daiya receberá a capa digital e a página colorida de abertura.

Enen no Shouboutai ficou em nono lugar. Em dez dias o sexto volume de Enen vendeu 71.680 cópias. A verdade é que as vendas de Enen, pelo menos a meu ver, às vezes parecem que oscilam, porém a média de vendas segue sendo de pelo menos 150 mil cópias por volume. Trata-se de uma das obras mais promissoras lançadas recentemente na Shonen Magazine. Fechando o Top 10 está Kindaichi Shounen no Jikenbo R, que voltou de um há quatro edições atrás. O mangá segue sendo um sucesso de vendas de volumes (vende em média pelo menos 160 mil cópias por volume).

Na décima primeira colocação está Real Account, que está a apenas dois capítulos de alcançar a marca de 100 capítulos publicados. Real Account continua com uma boa média de vendas de volume (40 mil cópias em média em uma semana) e não está descartada uma adaptação em anime para mais pra frente. Já na décima segunda posição está o mangá de futebol Area no Kishi, que, embora não seja mais uma das obras mais atrativas do plantel, ainda apresenta um nível de vendas de volumes bom (média de pelo menos 120 mil cópias vendidas por volume).

Abrindo o bottom, no décimo terceiro lugar, quem dá as caras é Dr. Prisoner. Apesar de uma recepção inicial satisfatória e de seu potencial, Dr. Prisoner não vingou e na próxima edição (a TOC #07) será lançado seu último capítulo. O mangá está cancelado e não será transferido. É mais um mangá promissor de 2016 que acaba não vingando. Bem, boa sorte ao autor em sua próxima empreitada.

Em décimo quarto está o gag mangá Tsurezure Children, que continua em situação confortável. O gag mangá vende em média pelo menos 70 mil cópias por volume, nível de vendas considerado bom para um mangá de comédia curta, que geralmente não vende muito. Outro que não vende muito mas não está em seus melhores dias é Yamada-kun to 7-nin no Majo, décimo quinto lugar dessa edição. As vendas nos volumes (que já não são altas) estão começando a cair aos poucos. As chances do mangá ser encerrado ainda nesse ano editorial de 2017 são grandes.

O grande veterano Hajime no Ippo ficou na décima sexta/penúltima colocação. Geralmente o mangá fica em posições mais para a parte do meio da ordem de leitura ou pelo menos acima dos últimos cinco mangás da ordem de leitura. Nessa edição apareceu no bottom. Nada catastrófico, o mangá ainda tem um rendimento muito bom considerando seu longo tempo de publicação, a boa recepção e o carinho de leitores e editores.

Na última posição da ordem de leitura e dos mangás ranqueados aparece Ahiru no Sora. Uma errata: parece que o mangá está no capítulo 540 e não no capítulo 484 como a fonte em que eu pesquisava as TOCs da Magazine informava. Bem, agora analisando a posição... bom, é uma posição baixa mas insignificante para a estabilidade de Ahiru na revista. As vendas do mangá felizmente continuaram boas após 10 dias de vendas. Em dez de vendas o mangá vendeu 160.433 cópias por volume. No entanto, não é uma quantidade tão alta em comparação às vendas do volume anterior. Parece que Ahiru pode estar começando a passar por uma queda nas vendas de seus volumes, algo que só será comprovado analisando as vendas dos lançamentos do próximo volume do mangá de basquete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'