sábado, 21 de janeiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #08 (Ano 2017).


A TOC mais peculiar do ano (?)


Escrito por Diego Felipe.

Um mangá dando o pulo do gato, outro dando o "pulo do gato reverso", três gag mangás se destacando em posições altas na ordem de leitura (alguns acima de uns pilares), Conan não pegando o primeiro lugar de novo, um boato de fim de mangá sendo desmentido, dois mangás de autores veteranos ausentes... É, a TOC dessa semana por enquanto é, pelo menos pra mim, a mais peculiar do ano. Bem, você, caro leitor, pode vir a discordar. Mas o importante é se que a matéria seja de bom entretenimento (risos).


TOC Weekly Shonen Sunday #08:
01. Magi ~ The Labyrinth of Magic (Capa) (capítulo 334)
Tenshi to Akuto!! (Página Colorida de Abertura) (capítulo 100)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 54)
03. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 35)
04. Detective Conan (capítulo 984)
05. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 58)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida) (capítulo 61)
Maiko-san chi no Makanai-san (Pré-Rank) (capítulo 03)
06. Major 2nd (capítulo 81)
07. Hayate no Gotoku! (capítulo 556)
Saike Mata Shite mo (Página Colorida) (capítulo 70)
08. Kyoukai no Rinne (capítulo 558)
09. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 31)
10. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 38)
11. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 275)
Shikeishuu Sousa-kan Akutagawa Kai no Jikenbo (Capítulo Especial da Sunday Webry)
Bokutachi Tsukiattemasu? (Capítulo Especial da Sunday Webry)
12. Dameterasu-sama。 (capítulo 11)
13. Ryoko (capítulo 12)
14. Keijo!!!!!!!! (capítulo 164)
15. Dagashi Kashi (capítulo 127)
16. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 283)
17. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 101)
18. Oni wo Tadorite Ikuseisou (capítulo 30)
19. Denpa Kyoushi (capítulo 237)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 37)
Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (Ausente) (pausado no capítulo 43)
Zettai Karen Children (Ausente) (pausado no capítulo 468)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)


TOC Weekly Shonen Sunday #09:
- Capa, Página Colorida de Abertura: Maou-jou de Oyasumi (Capítulo Duplo)
- Páginas Coloridas: Amano Megumi wa Suki Darake!, Denpa Kyoushi
- Ausente: Be Blues! ~ Ao ni Nare
- Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji


A página colorida de abertura ficou para Tenshi no Akuto!!, que nessa edição chegou à marca de 100 capítulos publicados, um feito considerável para a obra. Mesmo Tenshi não sendo um mangá com vendas muito altas, seu desempenho agrada o grupo de editores da revista. Outro mangá que não vende muito mas se destaca é Hatsukoi Zombie, que também ganhou página colorida nessa edição. Zombie tem uma boa recepção interna pelos leitores, o que facilita mais sua estabilidade. Saike Mata Shite mo, além de estar há um tempão sem sofrer pausas, chegou ao seu 70º capítulo e também ganhou uma página colorida.

Tivemos também capítulos especiais de dois mangás lançados na Sunday Webry: Shikeishuu Sousa-kan Akutagawa Kai no Jikenbo e Bokutachi Tsukiattemasu?. Vale lembrar que Maiko-san chi no Makanai-san é um novato que ainda está em seu terceiro capítulo e portanto não está sendo ranqueado. A obra passa a ser ranqueado (pelo menos na forma de análise do blog) a partir de seu oitavo capítulo. Já Sunday Hikagaku Kenkyujo sempre fecha a revista, ficando em último na ordem de leitura. Portanto, também não está sendo ranqueado.

Os ausentes da edição foram Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。e Zettai Karen Children. Vale lembrar que os autores dessas obras são veteranos com idade avançada, portanto é natural que nem sempre eles tenham fôlego o bastante pra não pausar as suas respectivas obras. Arata Kangatari e Gin no Saji, como sempre, seguem em hiato e sem previsão de retorno. Vale lembrar que Gin no Saji estava perto do fim, então não faltam muitos capítulos para a obra ser concluída.

E então meus caros leitores devem estar se perguntando... Mas Diego, você não está se esquecendo da capa de Magi ~ The Labyrinth of Magic? Na verdade não me esqueci (risos). É que nas análises de TOC geralmente analisamos (eu e o Nicolin) primeiro os mangás não-ranqueados e depois os ranqueados. Para um mangá não ser ranqueado, ele não deve ter chegado ao oitavo capítulo ou deve ter ganho uma página colorida. Se o mangá apenas ganhou uma capa mas nenhuma página colorida ele ainda pode ser ranqueado. E é assim que começamos a analisar os mangás ranqueados: com o primeiro lugar indo justamente para a obra que foi a capa da edição, Magi ~ The Labyrinth of Magic, que, apesar da queda de desempenho nas vendas dos volumes, ainda é considerado um dos pilares da revista e fará muita falta quando for finalizado, o que deve acontecer esse ano pois o mangá já passou da metade de seu arco final. Fica a torcida para que a autora retorne com uma nova obra na Weekly Shonen Sunday futuramente.

Página Colorida de Abertura: Tenshi no Akuto!!

O segundo lugar ficou com Komi-san wa、Komyushou Desu。, gag mangá sobre uma jovem beldade que, embora popular, não consegue fazer amizade com outros colegas por causa de um distúrbio de comunicação. A obra, que passou a ser traduzida para o português pela Itadakimasu Scanlator, conseguiu se sair bem não só na recepção crítica como também nas vendas de volumes. A média de vendas é de pelo menos 60 mil cópias por volume, podendo haver aumento mais pra frente, considerando que só dois volumes foram lançados até agora. Komi-san originalmente foi um one-shot lançado na reta final de 2015 em um concurso da Shonen Sunday parecido com a Gold Future Cup da concorrente Weekly Shonen Jump. Mas de lá pra cá a obra, aceita pelo público já como um protótipo, mostrou que pode trazer bons louros à Shonen Sunday mesmo em tempos de crise.

Em terceiro está Maou-jou de Oyasumi, gag mangá que conseguiu se estabilizar na Weekly Shonen Sunday e que, na próxima TOC, vai receber a capa, as páginas coloridas de abertura e de quebra terá dois capítulos publicados numa mesma edição. A obra pode não estar fazendo, por ora, um barulho tão grande quanto Amano Megumi e Komi-san tem feito no plantel atualmente, mas seu desempenho é considerado bom pelos editores, o suficiente para que a obra seja mantida pelo menos a médio prazo.

Na quarta posição ficou o grande pilar da revista, Detective Conan. Das seis edições já lançadas do ano editorial de 2017 Conan ficou em primeiro lugar somente nas edições #01 e #03/04. Mas ainda assim deve voltar a aparecer com frequência enorme na primeira posição ao longo do ano. E o mais importante é que a obra segue como a mais rentável da revista, com média de pelo menos 600 mil cópias vendidas nos volumes mais recentes. Recentemente saiu uma imagem promocional do 21º filme da franquia Conan, Detective Conan Movie 21: Karakurenai no Love Letter. A imagem, trazida por um leitor nos comentários da análise anterior, pode ser conferida clicando aqui.

Em quinto lugar está outro gag mangá com potencial e com um rendimento bom na visão dos editores: Amano Megumi wa Suki Darake!, que consegue vender bem para os padrões da revista, chegando a aparecer de vez em quando no Ranking Oricon de vendas de mangás, algo que não é tão comum assim para muitas obras da Weekly Shonen Sunday, como é o caso de Keijo!!!!!!!!!, Hatsukoi Zombie, Maou-jou de Oyasumi e Aozakura, por exemplo. Amano é um mangá que acredito que os editores coloquem bastante fé de que se expandirá comercialmente, principalmente depois de ganhar um anime. Fica a torcida para que o desempenho da obra consiga aumentar bastante mais pra frente, assim como aconteceu com Dagashi Kashi.

Página Colorida de Abertura: Tenshi no Akuto!!

No sexto lugar quem deu as caras é Major 2nd. A obra é o mangá recente com melhor rendimento da revista, 250 mil cópias em média vendidas por volume, sem nem mesmo ter ganho ainda um anime (ou melhor, sem ter uma frente de capítulos suficiente para isso). A obra, continuação do clássico mangá de beisebol Major (lançado entre 1994 e 2010) tem grande potencial comercial e pode se expandir após um anime. O fato é que Major 2nd veio em uma boa hora, pois com o fim de Magi próximo e o hiato de Gin no Saji, Conan precisava (ainda precisa) de mangás com boa rentabilidade pra ajudar a carregar a carregar a revista nas costas.

Em sétimo uma surpresa: Hayate no Gotoku!, que nessa edição deu uma baita pulo do gato. A obra, que está em sua reta final e deve acabar ainda esse ano, continua sendo popular na Weekly Shonen Sunday, embora não esteja mais em seu auge. A média de vendas dos últimos volumes é de pelo menos 100 mil cópias por volume. Mesmo não sendo uma quantia tão alta quanto nos seus melhores tempos, seu fim significará a perda de um mangá com vendas melhores que muitos novatos na revista atualmente. O veterano Kyoukai no Rinne ficou no oitavo lugar. A obra pode até não vender muitas cópias de seus volumes mas graças à audiência de seu anime e sua boa recepção mesmo após tantos capítulos publicados Kyoukai no Rinne consegue manter uma boa força na line-up.

Na nona colocação aparece Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que não apresenta vendas altíssimas mas conseguiu se estabilizar a médio prazo (talvez até a longo prazo) no plantel. Digamos que o mangá vende em média por volta de 40 mil cópias por volume após um mês. Não é uma quantia muito alta mas é o bastante para o mangá sobreviver por um bom tempo na revista e para o autor continua desenvolvendo o enredo calmamente. 

Em décimo lugar, fechando o Top 10, está Souboutei Kowasu Beshi, que foi o novato com mais potencial lançado em 2016. Seus dois primeiros volumes tem média mínima de 120 mil cópias por volume. Mesmo que essa média se estabilize e não sofra aumentos ainda é um nível de vendas superior a muitos mangás publicados atualmente na revista. A obra do autor de Ushio to Tora pode até ter um bom aumento de vendas futuramente, caso ganhe um anime.

Página Colorida de Abertura: Hatsukoi Zombie

Na décima primeira colocação está o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que já passou da hora de ganhar uma adaptação em anime. A frente de capítulos já é grande o bastante para uma adaptação animada e renderia pelo menos duas temporadas de 25 episódios. Fora que o mangá vende bem (ultrapassa a marca de 100 mil cópias vendidas por volume) e ainda mantém um bom apelo comercial após pouco mais de cinco anos de publicação. A única explicação aparentemente plausível seria a vontade do próprio autor em não ver Be Blues! sendo adaptado.

Em décimo segundo está Dameterasu-sama。, novato lançado recentemente. A obra inicialmente era um one-shot lançado na edição #01 do ano editorial de 2016. A recepção foi suficiente para que o mangá fosse serializado. A obra aparentemente teve uma recepção satisfatória, embora não tenha sido impactante por ora. No entanto só será possível saber se Dameterasu-sama。vai conseguir se firmar na revista analisando as vendas de seus primeiros volumes.

No décimo terceiro lugar apareceu mais um novato, Ryoko, em que os editores estão botando muitas expectativas. Essa posição não é das melhores, mas ainda é cedo para dizer se Ryoko está começando a correr riscos quanto à sua permanência ou se foi apenas uma posição mais baixa da obra na ordem de leitura. É preciso esperar por mais tempo para averiguar de melhor forma como está a situação da obra no geral. Na porta do bottom da edição, na décima quarta colocação, está Keijo!!!!!!!!, que por ora parece que após o anime deve ir parar no "limbo do esquecimento", onde continuará estável mas receberá pouco destaque em detrimento a novatos e obras mais populares. Mesmo assim Keijo!!!!!!!! não correrá riscos de cancelamento por ora.

Abrindo o bottom na décima quinta colocação tivemos aquilo que chamo de "pulo do gato reverso": Dagashi Kashi. É um dos mangás com melhores vendas na revista (média de 200 mil cópias por volume) e ainda uma das que mais chamam a atenção no plantel. No entanto, nessa edição, ficou entre os últimos colocados. Por enquanto isso não é nada preocupante, afinal foi apenas uma posição atípica. Porém, se isso começar a se repetir com grande frequência, isso pode significar que Dagashi está perdendo popularidade. Mas mesmo que isso venha a acontecer Dagashi não correrá riscos de cancelamento tão rapidamente. A obra está muito segura.

Página Colorida de Abertura: Saike Mata Shite mo

Joujuu Senjin!! Mushibugyo ficou com a décima sexta colocação. Apesar da obra estar estável na revista e ter vendas melhores que novatos como Hatsukoi Zombie e Aozakura, não está descartado o fim da obra ainda esse ano, uma vez que os editores parecem estar com a intenção de renovar seu plantel e também considerando que Mushibugyo já não tem mais um apelo comercial bom como antes da/ ou durante a época do anime. Mesmo assim, a obra deve ser finalizada naturalmente.

No décimo sétimo lugar ficou Tokiwa Kitareri!!, que após ter ganho página colorida por ter chegado no 100º capítulo na edição passada, voltou a dar as caras no bottom nessa edição. Porém, mesmo que o mangá pegue muitas posições medianas/baixas na ordem de leitura sua situação é estável e a obra tem um nível de vendas superior a mangás com melhores ranqueamentos, tais como Hatsukoi Zombie, Tenshi no Akuto!!, Keijo!!!!!!!! e Denpa Kyoushi, por exemplo. São boas também as chances de Tokiwa receber uma adaptação em anime mais pra frente.

Na décima oitava colocação aparece o mangá com mais risco de ser cancelado em breve: Oni wo Tadorite Ikuseisou. O novato estreou na mesma época que Komi-san wa Komyushou Desu, Maou-jou de Oyasumi e Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari. Mas enquanto esses três conseguiram se estabilizar (pelo menos a médio prazo), Oni wo Tadorite acabou não convencendo o público leitor e após as baixíssimas vendas de seus dois primeiros volumes, é questão de tempo para o mangá ser cancelado. Aliás, suspeito que nessa edição foi publicado o penúltimo capítulo da obra, que acredito que será finalizada na TOC #10.

Em décimo nono lugar e na penúltima posição na ordem de leitura ficou Denpa Kyoushi. Recentemente surgiu um breve boato de que o mangá seria encerrado na próxima edição, o que já foi desmentido rapidamente (pelo menos por enquanto). Denpa ganhará uma página colorida na próxima edição. A obra e o autor não são mal-vistos pelos editores, porém é evidente que Denpa decaiu de desempenho a partir do segundo trimestre de 2016 e que perdeu muito espaço não só por essa queda mas também pelo surgimento de vários novatos com bom potencial de expansão comercial. Não creio que Denpa será cancelado, porém as chances do autor Takeshi Azuma finalizar a obra ainda esse ano são muito grandes.

Bem, encerrada a análise dos mangás ranqueados, diria que a situação das obras da revista atualmente está assim.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (**)(****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
- Muito Seguros: Be Blues! - Ao ni Nare, Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Birdmen (***), Denpa Kyoushi (**), Hatsukoi Zombie, Hayate no Gotoku! (*), Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo, Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Aparentemente Seguro: Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**).
Em Busca de Estabilização: Dameterasu-sama。, Maiko-san chi no Makanai-san, Ryoko
Em Risco de Cancelamento: Sunday Hikagaku Kenkyujou, Oni wo Tadorite Ikuseisou


LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato


Agora sim encerro a análise da edição #08 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, pessoal!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'