sábado, 1 de julho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #31 (Ano 2017).


Musa do Verão.

O verão chegou (ao menos para o hemisfério norte), e com isso o seu calor infernal veio para infernizar nossas vidas (digo por mim aqui na Itália), mas o lado positivo do verão é que é o momento das séries de "pseudo-romance" fazerem suas musas vestirem biquínis e mostrarem seus peitos gigantescos e desproporcionais ao próprio corpo (o que leva essas pobres garotas, após que o mangá é encerrado, irem parar no hospital por problemas na coluna). Como Nisekoi tinha acabado, a série escolhida para integrar a famosa capa das musas de verão, foi logicamente, Yuragi-Sou no Yuuna-San. Em ritmo de festa, vamos ver a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #31 (03/07/2017)
Yuragi-sou no Yuuna-san c69 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece c870
02 - Kimetsu no Yaiba c68
Shokugeki no Souma c221 (Página Colorida)
03 - Hunter × Hunter c362
04 - Boku no Hero Academia c143
Yakusoku no Neverland c45 (Página Colorida e Páginas Extras)
05 - Hinomaru Zumou c151
06 - Haikyuu!! c260
Dr. Stone c17 (Página Colorida)
Cross Account c3 (Paginas Extras, Capítulo 3/7)
Omoiyo Todoke〜Butsuri-teki Niwa Todokanai (One Shot)
07 - Gintama c639
Shudan! c4 (Capítulo 4/7)
08 - Spring Weapon No. 1 c34
09 - Robot×Laserbeam c15
10 - Saiki Kusuo no PSI-nan c250
11 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c21
12 - Harapeko no Marie c18
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c243
Ausentes: Black Clover c116, Boruto: Naruto Next Generations c14 y World Trigger c165 (Hiatos)


Weekly Shonen Jump #32 (10/07/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Gintama (Publicidade do Filme)
Página Colorida: Saiki Kusuo no Sainan (Publicidade do Filme), BORUTO e Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai



Começando pelos mangás não ranqueado, tivemos capa para Yuragi-Sou no Yuuna-San, que finalmente ganhou sua primeira capa. O motivo não é muito claro, mas os editores sempre gostaram de lançar essas capas com várias garotas comemorando o "verão", isso porquê é uma temática que consegue ainda vender muito. Em um calor de trinta e cinco graus, juntar um conteúdo refrescante com belas garotas consegue atrair muitas pessoas, principalmente o público adolescente que vai louco por Yuragi-Sou no Yuuna-San. 

Também tivemos nessa edição algumas páginas coloridas, com destaque para Shokugeki no Souma que recebeu uma colocação bem alta. Além disso, outras duas séries não foram ranqueados pois estão nos seus primeiros capítulos: Shuudan! que continua sendo muito bem recebido, e Cross Account, que parece ter tido uma recepção ruim na 2ch, e não conheço nenhuma série que tinha tido uma recepção ruim na 2ch que conseguiu sobreviver na revista. Em todos esses anos de 2ch, Cross Account pode ser a primeira, ou simplesmente ser mais um mangá que entra nessa estatística bem cruel. Lembrando que já vimos séries que foram bem recebidas na 2ch não dando certo (por isso Shuudan! não é um sucesso garantindo), só que não nunca vimos o contrário. Séries mal sucedidas na 2ch conseguindo ser um sucesso na revista.

Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE que essa semana decidiu estar na revista só para mostrar para Kimetsu no Yaiba quem realmente manda. A série está entregando atualmente capítulos frenéticos, cheios de reviravoltas e que poderá deixar grandes consequências no universo da obra, esse último capítulo mesmo deve ter deixado a maioria dos leitores em dúvida sobre o que acontecerá nos próximos capítulos, e se algum dos personagens acabará em mal bocados Por isso, por mais que os editores amem Kimetsu no Yaiba, que ficou na segunda colocação (e na semana passada na primeira), não tem muito sentido não deixar nessa semana ONE PIECE na primeira, principalmente pelo capítulo importantíssimo e emocionante dessa semana. Quem sabe na próxima alguma série conseguirá pegar a primeira colocação.

Em terceiro lugar tivemos uma grata surpresa, Hunter x Hunter que finalmente está de volta a classificação da revista. Como no ano passado, a série parece que vai ser muito bem classificada pelos editores, que para mim é uma ótima decisão dos editores, pois ao mesmo tempo que dão um destaque para a série (atraindo os antigos leitores), não se veem obrigados a dar páginas coloridas e capas, evitando assim criar "hype". É aquele meio termo que uma série como Hunter x Hunter merece receber (não por sua qualidade, mas por sua inconsistência). Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que com o retorno de Hunter, terá mais um concorrente no TOP 5, e deve piorar um pouco sua média de posições, mas mesmo assim, não deve diminuir o apoio dos editores em cima da série, que está cada dia está atraindo novos leitores. 

Em quinto lugar tivemos um surpreendente pulo do gato de Hinomaru Zumou, que na semana passada ficou na décima colocação. Espero que nos próximos capítulos a série continue recebendo boas posições, pois como está nos seus últimos capítulos, seria interessante os editores encerrar a série em "alta". Lembrando que o mangá provavelmente chegará ao seu fim no mês de setembro. Em sexto lugar tivemos Haikyuu!! que deve receber cada vez mais posições intermediárias, mesmo continuando sendo um dos pilares. Os motivos são bem simples: os editores nunca gostaram de classificar constantemente nas primeiras colocações as séries de esporte, e como a obra não tem nenhuma nova temporada nas próximas semanas, não tem grandes motivos para dar destaque ao mangá, é melhor dar aos novatos que estão precisando de publicidade. Mesmo assim, como já comentei, a série continuará um pilar da revista.

Em sétimo lugar tivemos Gintama que na próxima semana receberá uma capa em publicidade ao seu filme que será lançado muito em breve. Como aconteceu com Ansatsu Kyoushitsu, talvez a capa seja com os autores reais, ao invés de uma arte colorida do mangá. O que para mim, seria a decisão correta para maximizar a publicidade do live-action (que sinceramente, mesmo torcendo para ser ótimo, acredito que não terá uma grande qualidade). Em oitavo lugar tivemos o nosso querido Spring Weapon Number One, que está rindo tão alto dos haters que dá para ouvir daqui. A série parece que vai ser salva novamente, mesmo sendo vendendo menos que Poro, por exemplo. Isso comprova o que eu sempre comentei sobre as comédias: o importante para séries do gênero não é suas vendas (influenciam na decisão sobre manter ou não uma comédia, mas não é o ponto principal). Os editores decidem se uma comédia irá sobreviver mais pela recepção interna, que no caso de Spring Weapon, parece estar boa (eu ainda acho que a série seja de agrado ao público infantil).

Em nono lugar tivemos Robot x Laserbeam que teve uma pequena melhora: essa pequena melhora pode ter dois motivos, o primeiro e mais provável é; como essa edição vai ser lançada na semana no qual a série ganhará seu primeiro volume, decidiram dar um destaque um pouco maior. E o segundo motivo, e menos improvável, é que com as pré-vendas da série, os editores se animaram em relação a série e estão pensando em salvar-la. O motivo pelo qual acho improvável é que esses dados os editores já conseguem ver pela pesquisa de popularidade, sem precisar as pré-vendas, por isso muitas séries são canceladas antes do primeiro volume. Em décimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que voltou a receber posições ruins (a série sempre passa por esses períodos), mas não corre risco de cancelamento. Aliás, na próxima edição recebe página colorida em publicidade ao seu filme (que chega em setembro) e no próximo ano recebe uma segunda temporada do anime que foi um sucesso.

Em décimo primeiro lugar tivemos Boku-tachi, que continua sendo muito mal classificado pelos editores, o que para mim deixa óbvio que o grupo editorial da revista não acredita no potencial comercial da série, mesmo assim, a série deve sobreviver o suficiente para provar o contrário através do segundo volume (o primeiro vendeu bem para uma série novata, mas não é que foi o suficiente para provar aos editores que será um sucesso comercial). Talvez a popularidade interna da série também não seja tão grande assim, e muito provavelmente inferior a de Spring Weapon, que vem tendo uma maior cuidado dos editores. Em último lugar tivemos Harapeko no Marie que também lançará seu primeiro volume essa semana, juntamente a Dr.Stone e Robot, mas sejamos sinceros, a série já está cancelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'