segunda-feira, 10 de julho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #32 (Ano 2017).


A TOC mais longa do ano

escrito por Diego Felipe

Com os retornos de Gin no Saji e Saike Mata Shite mo de seus hiatos, a revista ganha mais agito para as próximas edições. E em plena edição de retorno dessas duas obras vinte e um mangás foram ranqueados. Bem, sem mais delongas, vamos à análise.

TOC Weekly Shonen Sunday #32 (2017):
01. Gin no Saji (Capa) (capítulo 121)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 86 e 87)
03. Major 2nd (capítulo 101)
04. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 26)
05. Tenshi to Akuto!! (capítulo 123)
06. Amano Megumi wa Suki Darake (capítulo 81)
07. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 61)
08. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 59)
Saike Mata Shite mo (Página Colorida) (capítulo 83)
09. Hatsukoi Zombie (capítulo 84)
10. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 356)
11. Dagashi Kashi (capítulo 149)
12. Daiku no Hatou (capítulo 11)
13. Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (capítulo 13)
14. Kyoukai no Rinne (capítulo 377)
15. K・O・I - King of Idol (capítulo 09)
16. Tenshou no Quadrable (capítulo 13)
17. Inseki Shoujo -Meteorgirl- (capítulo 08)
18. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 52)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, 32 pg.) (capítulo 60)
19. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 295)
20. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 64)
21. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 306)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 10)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 60)
Detective Conan (Ausente até a edição #33) (pausado no capítulo 996)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #33 (2017):
- Capa: Naru Nagahama
- Página Colorida de Abertura: Shinobino (Novo Mangá, por Rokurou Ogaki, autor de The Unlimited - Hyoubu Kyousuke e de Hourousha)
- Páginas Coloridas: Amano Megumi wa Suki Darake, Joujuu Senjin!! Mushibugyo

TOC Weekly Shonen Sunday #34 (2017):
One-shot #1: Senobi no Arisa-chan, por Atsumi Takeru
One-shot #2: 150kg no Kanojo, por Inoue Koharu
One-shot #3: Ami-chan wa Warawanai, por Torisu Fumitaka

TOC Weekly Shonen Sunday #35 (2017):
One-shot: Natsu no Rakugasa, por Adachi Mitsuro (autor de Cross GameTouch, H2 MIX)

Considerando que uma capa da edição sem uma página colorida significa que o mangá ainda está sendo ranqueado, vou deixar para falar de Gin no Saji nos parágrafos abaixo. Mas vale lembrar que não foi apenas Gin no Saji que voltou do hiato. Saike Mata Shite mo também está de volta, com direito a duas páginas coloridas (as únicas duas da edição, inclusive).

O mangá mensal Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai teve seu sexagésimo capítulo. Por ser publicado de forma "irregular" para os padrões da revista, que é semanal, o mangá não é ranqueado (mas cá entre nós, Yugami-kun sempre sai a cada quatro edições, sem exceção... isso com certeza é ter regularidade). Já Youkai Giga e Sunday Hikagaku Kenkyujo sempre ficam na penúltima e na última posição respectivamente. Por isso elas nunca são ranqueadas.

O grande pilar Detective Conan esteve ausente nessa edição mas deve retornar na próxima edição, quando terá seu 997º capítulo lançado (falta muito pouco para a marca de mil capítulos lançados). E se por um lado Gin no Saji e Saike Mata Shite mo voltaram de seus respectivos hiatos, três mangás ainda continuação em hiato: Arata Kangatari, Ryoko e Zettai Karen Children. E desses três apenas Zettai tem previsão de retorno: voltará na época do verão japonês. Já Arata Kangatari e Ryoko não tem perspectiva alguma de retorno. Vale lembrar que Zettai Karen Children está pausado na metade de seu arco final e quando retornar de seu hiato deve se aproximar ainda mais do fim.

O primeiro lugar e a capa da edição foram para Gin no Saji, que enfim retornou de seu hiato (ao menos por enquanto). A obra está em sua reta final e não falta muito pare que ela seja encerrada. E, ao que parece, com o fim de Gin no Saji a Weekly Shonen Sunday não só perderá a obra mas (por ora) também sua autora, que tem planos para lançar novas obras, se não me engano, na editora Square Enix.

Na segunda colocação está Komi-san wa、Komyushou Desu。, cujo nível de vendas está aumentando a cada lançamento de novo volume. Aliás, é questão de (pouco) tempo para que o rendimento de Komi-san ultrapasse o de Souboutei como o mangá com melhor rendimento após o lançamento de Major 2nd. Não demorará muito tempo para que a média de vendas seja superior a 100 mil cópias em média por volume. Acredito também que possivelmente teremos notícias de uma adaptação em anime para o mangá entre 2018 e 2019. O terceiro lugar ficou para o pilar Major 2nd, que segue com um rendimento muito bom para os padrões da Weekly Shonen Sunday e é uma das esperanças para dias melhores na revista.

Ainda brigando por sua estabilização mesmo com as vendas modestas do primeiro volume, Maiko-san chi no Makanai-san ficou com a quarta posição. Aparentemente os editores não estão cogitando de imediato cancelar Maiko-san, ou seja, na pior das hipóteses a obra pode sobreviver por um tempinho ainda, só vindo a ser cancelado mais pra frente. Para todos os efeitos, Maiko-san segue vivo na sua briga pela estabilização.

Em quinto uma pequena surpresa: Tenshi to Akuto!!. O mangá tem aparecido com frequência na zona intermediária e no bottom. Tenshi segue em situação estável na revista, embora aparentemente não pareça uma obra que os editores coloquem muita fé de que terá um retorno financeiro/comercial muito grande. O nível de vendas de volumes é relativamente moderado, mas suficiente para se manter na revista por um tempo.

O sexto lugar ficou para Amano Megumi wa Suki Darake, que segue fazendo sucesso na revista com seus capítulos cheios de ecchi e momentos de humor que conquistaram o público leitor. Amano Megumi é outra obra que, acredito, tem um bom potencial para se expandir comercialmente após receber uma adaptação em anime. Mas isso dependerá da opinião dos editores e dos planos que eles tiverem para o mangá a longo prazo.

Página Colorida: Saike Mata Shite Mo

Depois de duas aparições no bottom nas últimas três edições, Souboutei Kowasu Beshi volta a pegar uma posição alta, embora não necessariamente uma das mais elevadas entre os ranqueados. Souboutei continua com um rendimento muito bom (mais de 100 mil cópias vendidas em média por cada volume) mas do lançamento do primeiro volume até aqui a obra não apresentou um grande aumento em seu nível de vendas, diferente do que vem acontecendo com Komi-san, cujo quarto volume já vendeu mais de 115 mil cópias. Souboutei ainda vai manter o destaque e o apoio dos editores, mas talvez passe a receber menos destaque do que Komi-san, situação que não parecia tão previsível há um tempinho.

A oitava posição ficou para Maou-jou de Oyasumi, que tem um nível bom para os padrões da revista e pelo fato de ser um gag mangá. A maioria dos gag mangás costumam se manter com vendas razoáveis e alto índice de satisfação. Ambos os critérios foram alcançados por Maou-jou, que consegue vender melhor que muitas obras que não são gag mangás (casos de Hatsukoi Zombie e Aozakura).

A nona posição da vez ficou para Hatsukoi Zombie, que conseguiu até mesmo ficar acima do pilar Magi ~ The Labyrinth of Magic na ordem de leitura. É inegável que as vendas dos volumes de Zombie são de um nível modesto, mas é um nível suficiente para a obra não só se manter na revista como também receber destaque dos editores a cada lançamento de novo volume, ganhando páginas coloridas frequentemente. E acredito que tão cedo não veremos Zombie ser finalizado, visto que a obra ainda segue em desenvolvimento.

Em décimo está Magi ~ The Labyrinth of Magic, que está cada vez mais perto do fim, que provavelmente será entre o fim do ano editorial de 2017 e o início do ano editorial de 2018. Em situação estável mas com seu destaque reduzido pelos editores, Dagashi Kashi ficou com a décima primeira colocação. Dagashi Kashi segue apresentando um bom nível de vendas, perto de 200 mil cópias em média vendidas por volume.

Se na edição anterior Daiku no Hatou ficou em décimo quarto lugar, no bottom, nesta TOC a nova obra do autor de Fantasista e Fantasista Stella pegou uma posição medíocre mas relativamente melhor: ficou com a décima segunda colocação, na zona intermediária. O novato ainda briga por sua estabilização na revista, que mesmo com o lançamento de obras como Major 2nd, Souboutei e Komi-san  entre 2015 e 2016, está carente de mangás com rendimento elevado.

Atualmente no seu décimo terceiro capítulo lançado, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 foi ranqueado na décima terceira posição (curiosamente). É a primeira vez que o mangá de comédia romântica situado no faroeste fica ranqueado fora do Top 10. Ainda assim, a obra ainda está brigando por sua popularidade e essa posição não deve influenciar ou evidenciar muito sobre a situação da obra e suas chances de estabilização. Só o tempo dirá se Hoankan Evans vai dar certo na revista. Enquanto isso, a obra já está sendo traduzida não apenas para o inglês mas também para o português, pela Dispersion Translations. Os capítulos em português podem ser conferidos clicando aqui.

Em décimo quarto lugar está Kyoukai no Rinne, que está ficando bem próximo da incrível marca de quatrocentos capítulos publicados, um feito bem difícil de ser alcançado. A obra também possui oito anos de publicação e atualmente está sendo televisionada a terceira temporada de seu anime. O mangá não apresenta um nível de vendas elevado, mas tem um rendimento mais que satisfatório para a obra se manter na revista pelo tempo que autora Rumiko Takahashi quiser.

Página Colorida: Saike Mata Shite Mo

E se na edição anterior K・O・I - King of Idol ficou na quinta posição entre os ranqueados, nessa edição o mangá deu um "pulo do gato reverso" daqueles e ficou numa posição baixa. Mas é cedo para dizer que a situação é preocupante, considerando que pode ter sido apenas uma posição atípica ou pouco significativa para evidenciar a situação do mangá. Fica a torcida para que a obra consiga alcançar um bom desempenho nas vendas de seu primeiro volume.

Parece que Tenshou no Quadrable realmente não está com facilidade para pegar posições mais satisfatórias na ordem de leitura e por isso aparece em colocações medianas/baixas mesmo tendo passado a ser ranqueado pouco tempo atrás. Ao menos um consolo nessa edição: Quadrable ficou na porta do bottom, na décima sexta posição... mas não ficou dentro do bottom como aconteceu na edição anterior. Apesar das posições pouco otimistas na ordem de leitura que a obra vem pegando, pode-se dizer por ora que Quadrable ainda briga por seu espaço no plantel.

Alguns mangás, quando passam a ser ranqueados pela primeira vez, tem o privilégio de ficarem em posições altas na ordem de leitura. Esse não foi o caso de Inseki Shoujo -Meteorgirl-, obra que está sendo ranqueada pela primeira vez abrindo o bottom, na décima sétima colocação. Mas ainda é cedo para dizer se Inseki Shoujo está correndo riscos de cancelamento... quer dizer, se ainda não é tão simples definir nem a situação de Tenshou no Quadrable, que foi o primeiro novato a ser ranqueado, que me dirá Inseki Shoujo, que ainda vai ter mais uns capítulos lançados. A busca de Inseki Shoujo pela estabilização continua

Quando um mangá pega uma posição muito baixa após ter pego uma posição alta na edição anterior eu costumo dizer que esse mangá deu o "pulo do gato reverso". No caso de Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que deu as caras no bottom da décima oitava posição, foi um "pulo do puma reverso" mesmo. Do terceiro lugar na ordem de leitura para uma das últimas posições da ordem de leitura... Felizmente essa variação de posições não é tão inédita assim para o mangá, que embora não apresente um nível muito alto de vendas de volumes, mantém uma boa recepção interna e um rendimento satisfatório para os padrões da revista. Em palavras mais simples, Aozakura está em segurança.

Após fechar o Top 10 na edição anterior, o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare despenca para a décima nona posição. Porém trata-se apenas de uma posição muito baixa na ordem de leitura. O mangá não corre risco algum de cancelamento, ainda mais apresentando uma média de vendas próxima a 100 mil cópias vendidas por volume. Acredito, inclusive, que esse rendimento comercial poderia se expandir se Be Blues! recebesse uma adaptação em anime. Em suma, a obra está em situação bastante tranquila e não está ameaçada.

Na vigésima e penúltima posição está Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 , que já passou até da marca de sessenta capítulos lançados e até apresenta um nível razoável de vendas de volumes. A obra possui um autor veterano e muito bem-sucedido por trás, mas este mesmo autor já é cinquentão e apesar do fôlego pra continuar lançando mangás, não é raro ver Hiiragi-sama passar por pausas de pelo menos uma semana. A obra permanece em situação estável, ao menos aparentemente.

E nesta longa e imensa Table of Contents, cheia de mangás ranqueados, sobrou para Joujuu Senjin!! Mushibugyo a pior posição dos ranqueados: o vigésimo primeiro lugar, acima apenas de Youkai Giga e Sunday Hikagaku Kenkyujo na ordem de leitura. E quando eu achava que não poderia me surpreender com Mushibugyo, eis que na prévia da próxima edição consta que a obra receberá uma página colorida. É bem verdade que Mushibugyo está em uma situação de desgaste, mas isso não impediu a obra de ganhar pelo menos mais uma página colorida. A obra tem poucas chances de permanecer na revista em 2018 (isso se conseguir passar de 2017, o que pode acontecer sem grandes problemas).

SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilar: Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, , Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Zettai Karen Children (****).
Aparentemente Seguros: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Maiko-san chi no Makanai-san (**), Saike Mata Shite mo (**), Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi to Akuto!!
Em Busca de Estabilização: Daiku no Hatou, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, K・O・I - King of Idol, Tenshou no Quadrable, Youkai Giga
Em Grande Risco de Cancelamento:  Ryoko (**) (****)
Em Reta Final: Gin no Saji (****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)

Bem, galera, assim termina a análise desta longa TOC da edição #32 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, pessoal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'