sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #36-37 (Ano 2017).


"Desenha pra mim".

Sabe quando aquele teu sobrinho chato te pede para fazer um desenho? Então, essa capa da revista tem um objetivo: Fazer uma crítica social a todos aqueles que pedem para artistas desenharem grátis algo, simplesmente porque sabem desenhar. Os mangakás sofrem muito disso no círculo familiar, principalmente no natal em família (que no japão se chama "nataru"), por isso decidiram fazer uma capa com arte simples e bem feia, como os desenhos que fazem, por obrigação, aos seus sobrinhos. Após uma capa tão genial, vamos ver a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #36/37 (07/08/2017)
Capa: Protagonistas da WSJ
One Piece c874 (Página Colorida de Abertura)
01 - Yakusoku no Neverland c50
02 - Boku no Hero Academia c148
03 - Kimetsu no Yaiba c73
04 - Shokugeki no Souma c226
05 - Haikyuu!! c264
Dr. Stone c22 (Página Colorida)
06 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c26
07 - Hinomaru Zumou c156
Seishounen Yuugai Kankyou Kiseihou (Página Colorida, One Shot)
08 - Saiki Kusuo no Sainan c265
09 - Robot×Laserbeam c20
10 - Hunter×Hunter c367
Tensei-ki -Hakusai- (One Shot)
Black Clover c120 (Página Colorida)
11 - Shuudan! c09
12 - Yuragi-sou no Yuuna-san c74
13 - Spring Weapon No. 1 c39
14 - Gintama c644
15 - Cross Account c08 (Primeiro Rank)
16 - Harapeko no Marie c23
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c249
Ausentes Boruto: Naruto Next Generations c15 e World Trigger c165 (Hiato)

Weekly Shonen Jump #38 (21/08/2017)

Capa e Página Colorida de Abertura: Yakusoku no Neverland
Página Colorida: Haikyuu!!, BORUTÃO DA MASSA e Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai

Logicamente o primeiro paragrafo foi uma brincadeira, mas a análise não será da "zoeira" dessa vez, para alegria dos "haters" das análises temáticas (mas no momento correto, elas voltarão). Como já é de tradição, começamos pelos mangás que não serão classificados. A série a receber página colorida de abertura, foi ONE PIECE, que recebe esse privilégio quase todas as edições duplas (somente naquele do ano novo normalmente não recebe). Também tivemos nessa edição páginas coloridas para Dr.Stone, que em breve deve receber sua reimpressão e Black Clover que recebeu uma posição bem baixa, mas não corre nenhum risco. 

Em primeiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que após na semana passada ficar na oitava colocação, deu um grande pulo do gato, e para melhorar, na próxima semana ganhará capa e página colorida de abertura. A verdade é uma bem simples: os editores encontraram com essa série uma verdadeira mina de ouro, e eles estão aproveitando bem isso, já que estão dando um destaque gigantesco para a série. O próximo passo de Neverland é conseguir encontrar um bom estúdio para adaptar sua obra para a televisão. Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia que é o terceiro pilar da revista, e pode ter sua vaga ameaça pelo anime de Neverland (quando chegar). Logicamente, a popularidade Hero é tão grande, que mesmo Neverland se tornando um possível terceiro pilar, Hero continuaria sendo um pilar (provavelmente o quarto), mas é inegável que Yakusoku no Neverland tem potencial de superar a série B-Shounen.

Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, série que não tem como objetivo se tornar um pilar, mas de certo espera um anime para se estabilizar de uma vez por todas na revista: eu vejo potencial da série alcançar por exemplo, a popularidade de D.Gray-Man - que nunca chegou a ser um pilar da revista, mas acabou sendo muito importante para a popularidade da WSJ no meados dos anos 2000. Quem sabe não temos um anuncio do anime da série em fevereiro, quando o mangá completará 2 anos. Em quarto lugar tivemos Shokugeki no Souma, que é atualmente uma montanha russa ambulante, mas por mais que eu continue repetindo que em longo prazo a série pode se encontrar em uma situação complicada, por enquanto está segura. O seu único problema é quando os mangás novatos estrearem seus animes e Souma vê-los superando suas vendas. Se isso não acontecer, dificilmente veremos Souma passar por dificuldades nos próximos anos, e assim o autor poderá continuar com a série com o ritmo que quer.

Em quinto lugar tivemos Haikyuu!!, nosso querido segundo pilar da revista, que se encontra ultimamente também em uma montanha russa, mas levando em conta a grande quantidade de publicidade que os editores estão dando à série, não podemos coloca-lo na mesma situação de Shokugeki no Souma. Além disso, a série não tem nenhum mangá de esporte que parece ter capacidade para roubar seus leitores: Robot x Laserbeam é um esporte muito mais individual e atrai muito mais os leitores que "externos" que aqueles "internos", como expliquei nas semanas anteriores. Hinomaru Zumou tem uma popularidade pífia e Shuudan! não parece ter sido tão bem recebido assim ao ponto de se tornar um sucesso gigantesco. Em sexto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou, que espero que esteja recebendo boas posições por causa que os editores acreditam em seu potencial e não para fazer publicidade do seu novo volume, fazendo assim que na próxima edição já retorne para ficar em colocações baixas.

Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou, que como Jussara disse nos comentários, perdeu uma grande oportunidade de ter um encerramento digno, mas o autor que brincar com fogo e continuar mantendo a série viva na revista. Então, Zumou realmente tem um grande apoio editorial, e disso não podemos divulgar de nenhum modo, contudo, até quando vai esse apoio? A sequência de séries veteranas se encerrando naturalmente acabará com o fim de Gintama ainda esse ano, e depois? Os editores deverão retornar a cancelar séries veteranas para assim estrear novas, e espero que eles não sejam loucos de cancelar mangás como: PSI Kusuo Saiki e Shokugeki no Souma. Os alvos mais fáceis para o cancelamento no próximo ano são justamente Spring Weapon Number One e Hinomaru Zumou (além dos novatos que não darão certo). Falando em PSI Kusuo Saiki, a série parece começar a ter uma queda de vendas, mas terá o lançamento da sua segunda temporada e ainda por cima de um Live-Action em Setembro que deve ajudar a estabilizar ou até mesmo aumentar suas vendas. Na minha opinião, ainda não corre risco de cancelamento.

Em nono lugar tivemos Robot x Laserbeam que deve se manter entre as posições intermediárias e os últimos colocados por quase toda sua estádia pré-anime na WSJ. Obviamente terá alguns picos de posições, chegando aos cinco primeiros colocados, por exemplo, quando lançar um novo volume ou mesmo quando tiver um capítulo que na opinião do grupo editorial mereça um grande destaque. Em décimo lugar tivemos Hunter x Hunter que provavelmente estava recebendo posições boas pela tematica saudosista das duas edições passadas, e agora retornou as suas posições "normais", por isso "porta de bottom". Como já expliquei nas semanas anteriores, mas para os novos leitores explicarei novamente: os editores tem pró e contras em classificar a série em colocações baixas. O motivo principal para não dar tanto destaque a Hunter x Hunter são dois: o primeiro é que uma série não muito confiável e pode entrar em hiato a qualquer momento. O segundo motivo é que muitos dos seus leitores já fazem mais parte do público alvo da revista, por isso tanto os mangás que compõe a revista quanto as publicidades organizadas ao longo da revista não são destinadas aos leitores de Hunter x Hunter.

Em décimo primeiro lugar, realmente na "porta do bottom 5" tivemos Shuudan! que se encontra em uma situação complicada. Tudo indica que sua recepção tenha sido boa, mas não o suficiente para os editores acreditarem que a obra será um grandíssimo sucesso - podemos comparar com a própria recepção de Sesuji wo Pin! to - e se suas vendas não convencerem, acredito que não veremos a obra sobrevivendo por muito tempo na revista, infelizmente. Cada leva que passa a situação da WSJ na revista está se tornando mais complicada, pois são muitas séries boas surgindo e com vendas convincente, atualmente temos um grupo de séries que podem explodir em sucesso após o anime: Black Clover, Kimetsu no Yaiba, Yuragi-Sou no Yuuna-San, Yakusoku no Neverland, Boku-tachi wa Benkyou, Dr.Stone e Robot x Laserbeam. E essa lista tem grande possibilidade de aumentar se bons mangás estrearam nas próximas levas. Atualmente a revista se encontra com duas vagas em aberto - ocupadas por Cross Account e Harapeklo no Marie que de certo será cancelado, mais uma terceira vaga que será aberta com o encerramento de Gintama. Se os editores na próxima leva encontrar um mangá de sucesso ou tivermos o retorno de World Trigger, essas vagas serão reduzidas para duas, obrigando os editores a cancelarem um desses três mangás: Hinomaru Zumou, Spring Weapon ou Shuudan! OU lançarem por todo ano leva de dois mangás, torcendo para nenhum desses dois se tornar um sucesso. A situação na revista está começando a ficar muito apertada.

Em décimo segundo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que sabemos muito bem que é classificado nessas colocações por causa da sua temática "ecchi", e mesmo eu achando isso muito injusto, pois a série vende bem, também sabemos muito bem os motivos economicos que leva os editores a darem tal tratamento para a série. A revista nunca deu grande destaque para séries do gênero, aliás, o destaque que Yuragi-Sou no Yuuna-San recebeu nas últimas semanas foram fora dos "padrões" da revista. To LOVE-Ru Darkness só veio receber uma capa no anúncio do seu anime, por exemplo. Yuragi-Sou no Yuuna-San recebeu bem antes. Em décimo terceiro lugar tivemos Spring Weapon Number One que pode acabar sendo cancelado na leva que começa entre a edição #39 e #42 se Gintama, que ficou na décima quarta colocação, não termina e os editores decidirem estrear três mangás OU se os editores decidirem que vale a pena estrear quatro mangás de uma vez só (coloco nesse grupo de mangás estreando o retorno de World Trigger).

Em décimo quinto lugar tivemos Cross Account, com seu primeiro ranking: a série tem grandíssima chances de acabar sendo cancelado precocemente, o que seria terrível para o autor, que colocaria no seu curriculum um segundo cancelamento precoce (dos dois mangás que lançou), contudo, a culpa de certo modo é dos editores, que cometerem o mesmo erro que fizeram com Tokyo Wonder Boys. A série de futebol não tinha tido uma boa recepção no One Shot, mas os editores decidiram que deviam lança-la na revista mesmo assim. O mesmo aconteceu com Cross Account, que não teve um One Shot muito bem recebido, mas os editores decidiram que tinham que apostar na série mesmo assim. O resultado foi bastante previsível, a recepção da série também foi ruim. Como já comentei várias vezes, é normal um One Shot BEM recebido não vingar, mas NUNCA aconteceu o contrário: um One Shot MAL recebido vingar, e não foi dessa vez que aconteceu. Em último lugar tivemos Harapeko no Marie que já está cancelado. O autor provavelmente já está pensando qual será a sua próxima tentativa na revista.

Momento recomendação: Tem um canal no YouTube que comenta sobre a TOC e fazem isso muito bem (por dois motivos: eles entendem bem da revista e utilizam como base a minha análise, que foi confirmada pelo estudo da NASA como a melhor análise da TOC da WSJ da nossa galáxia (infelizmente perdi para um da galáxia de Andromeda, mas estou vendo como supera-lo). Por isso, se vocês também querem ver opiniões diferentes e na minha opinião bem sensatas, recomendo visitar o canal: MangáTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'