terça-feira, 22 de agosto de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #39 (Ano 2017).


Um Retorno e Outra Marca Alcançada


escrito por Diego Felipe


Depois de muitas edições em hiato, Zettai Karen Children está de volta ao plantel, com direito a páginas coloridas. Enquanto isso Be Blues! ~ Ao ni Nare ganha a página colorida de abertura como regalia por ter chegado à marca de 300 capítulos publicados. Alguns novatos começam a se estabilizar, enquanto outros ficam cada vez mais perto de cair da corda bamba. Bem, sem mais delongas, o índice da vez está logo abaixo.

TOC Weekly Shonen Sunday #39 (2017):
Yui Okada (Capa)
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Página Colorida de Abertura) (capítulo 301)
01. Detective Conan (capítulo 1001)
02. K.O.I - King of Idol (capítulo 14)
03. Maiko-san Chi no Makanai-san (capítulo 32)
Zettai Karen Children (Página Colorida, Retorno do Hiato) (capítulo 477)
04. Hatsukoi Zombie (capítulo 90)
05. Major 2nd (capítulo 107)
06. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 65)
Tenshi to Akuto! (Página Colorida) (capítulo 129)
Shinobino (Pré-Rank) (capítulo 06)
07. Komi-san wa, Komyushou desu. (capítulo 95)
08. Dagashi Kashi (capítulo 155)
09. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 362)
10. Hoankan Evans no Uso -Dead or Love- (capítulo 19)
11. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 67)
12. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 87)
13. Aozakura - Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 57)
14. Inseki Shoujo -Meteorgirl- (capítulo 14)
15. Kyoukai no Rinne (capítulo 383)
16. Saike Mata Shite mo (capítulo 89)
17. Daiku no Hatou (capítulo 17)
18. Tenshou no Quadrable (capítulo 19)
19. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru. (capítulo 69)
20. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 312)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (pausado no capítulo 66)
Youkai Giga (Ausente) (pausado no capítulo 15)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)

A capa da edição foi estampada pela jovem modelo Yui Okada, de 17 anos. Ela é filha do ator e comediante Keisuke Okada. Não confundir com outra personalidade famosa de nome Yui Okada, que no caso é race queen, também é modelo e ex-idol. Recentemente a Yui Okada (a da capa) foi uma das coadjuvantes do filme Kizu Darake no Akuma, adaptação de um mangá de mesmo nome (já adianto que não dá pra achar esse mangá nem em inglês nem em português).

A página colorida de abertura foi para Be Blues! ~ Ao ni Nare, em comemoração ao 300º capítulo lançado na edição passada. O motivo para essas páginas coloridas virem na edição seguinte ao do feito é bem fácil de explicar: a edição #37-38 ficou marcada pelo lançamento do milésimo capítulo de Detective Conan, um feito histórico para o mangá e para a revista. E ainda teve o anúncio da segunda temporada do anime de Dagashi Kashi. Se as páginas coloridas de Be Blues! fosse na edição passada, o mangá de futebol ficaria ofuscado... fora o excesso de obras em destaque que a revista teria.

As outras páginas coloridas foram para Zettai Karen Children e Tenshi to Akuto!. Senhoras e senhores, é válido lembrar que Zettai estava em hiato desde a edição #21. De lá pra cá foram dezesseis edições sem publicações. Mas nessa edição a obra voltou e teve seu 477º capítulo lançado. Vale lembrar que Zettai está em seu arco final e seu encerramento pode acontecer em não muito tempo. Talvez o mangá passe tranquilamente de 2017, mas em 2018 são altíssimas as chances da obra de Takeshi Shiina ser encerrada. Já Tenshi to Akuto! segue na mesma, se mantendo na revista por uma boa recepção e com um rendimento razoável/satisfatório em vendas de volumes.

O novato Shinobino ainda está em seu sexto capítulo, em fase de pré-ranqueamento. A obra só passará a ser ranqueada no lançamento de seu oitavo capítulo... ou nono capítulo, se Shinobino receber uma página colorida na edição em que sair o oitavo capítulo. Já Sunday Hikagaku Kenkyujo sempre fica com a última posição da ordem de leitura das edições desde que estreou, em 2016. Trata-se de um gag mangá onde autores da Weekly Shonen Sunday são entrevistados. O entrevistado da vez foi Tomohito Oda, autor de Komi-san wa, Komyushou desu. Ele fala sobre como desenvolveu a obra, inclusive. Infelizmente Sunday Hikagaku Kenkyujo nunca é traduzido para o inglês, assim como muitas obras do plantel.

O novato Youkai Giga esteve ausente nessa edição. Geralmente, quando Youkai Giga tem capítulos lançados, o mangá fica na penúltima posição da ordem de leitura, acima apenas de Sunday Hikagaku Kenkyujo. É bem provável que a obra volte a ser publicada regularmente na próxima edição. E com o retorno de Zettai Karen Children a turma do hiato ficou mais vazia, contando com apenas três mangás: Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko. Desses três, vale ressaltar que os dois primeiros são obras bem-sucedidas, enquanto Ryoko não funcionou na revista. Também vale lembrar que, desses mangás em hiato, apenas Gin no Saji deve retornar em não muito tempo. Arata Kangatari e Ryoko talvez nunca mais voltem. Pior para Ryoko, que pode-se dizer que praticamente foi finalizado de forma abrupta.

Página Colorida de Abertura: Be Blues! ~ Ao ni Nare

Depois de ter alcançado a incrível marca de mil capítulos lançados na edição anterior, Detective Conan volta a ser ranqueado. E não é surpresa para ninguém ver o mangá sendo ranqueado justamente na primeira colocação, não é mesmo? Mesmo com mais de vinte anos de publicação, Conan segue em alta: os filmes animados seguem fazendo muito sucesso e alcançando boas bilheterias, o anime continua apresentando bons índices de audiência após mais de vinte anos de exibição e o mangá ainda consegue vender uma média mais que honrosa de 600 mil cópias em média por volume. 

O segundo lugar ficou para o novato K.O.I - King of Idol, que ainda está brigando por sua estabilização mas ao que parece, assim como Hoankan Evans no Uso - Dead or Love-, possui mais chances de se firmar na Shonen Sunday do que seus colegas de leva Daiku no Hatou, Inseki Shoujo -Meteorgirl- e Tenshou no Quadrable. Vale lembrar que o autor Tamiki Wakaki ainda tem prestígio entre o grupo editorial pelo sucesso de The World God Only Knows e até pelo nível de vendas satisfatório de Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto (obra anteriora de Wakaki) alcançava.

A terceira colocação entre os mangás ranqueados foi ocupada por Maiko-san Chi no Makanai-san, que parece estar se firmando na revista. Aparentemente as vendas da obra não são tão expressivas, mas parecem ser suficientes para que o mangá se mantenha ao menos a médio prazo na line-up. Maiko-san tem boas chances de completar um ano de publicação, o que já seria uma pequena vitória para o autor Aiko Koyama, que está fazendo sua primeira tentativa na Weekly Shonen Sunday, já tendo experiências pouco lembradas em outras revistas da editora Shogakukan.

Na quarta posição quem deu as caras foi Hatsukoi Zombie, que outra vez pegou uma posição acima de sua média. Geralmente esse mangá de comédia romântica com muitos momentos ecchi fica entre o sétimo e o décimo segundo lugar no lançamento de novas edições. Zombie pode não ter vendas muito expressivas, tanto é que, assim como alguns mangás do plantel, não vemos a obra aparecer no Ranking Oricon, por exemplo. Mesmo assim, sua recepção interna é muito boa e o mangá está conseguindo chegar a quase dois anos de publicação.

O mangá de beisebol Major 2nd ficou com o quinto lugar, mantendo sua boa fase e a atenção dos leitores como uma obra com potencial para melhorar seu nível de vendas ou ao menos aumentar seu nível de destaque após uma possível adaptação em anime. Já o gag mangá da princesa dorminhoca, Maou-jou de Oyasumi, ficou com o sexto lugar, mesma posição entre os mangás ranqueados da edição anterior. Porém, na ordem de leitura, Maou-jou subiu uma posição na ordem de leitura. Embora esse mangá tenha passado a pegar posições mais medianas na revista, sua situação ainda é muito confortável, com vendas na média de 60 mil cópias por volume em um período superior a um mês.

Página Colorida: Zettai Karen Children

A sétima colocação ficou para Komi-san wa, Komyushou desu, que continua em alta na revista. O mangá da menina popular com problemas de comunicação continua divertindo o público e se destacando pelo bom nível de vendas, superando de forma cada vez mais rápida a marca de 100 mil cópias vendidas por volume. É um dos mangás com mais potencial de se expandir comercialmente após uma possível adaptação em anime. 

Depois do anúncio da segunda temporada do anime e de ter ganho duas páginas coloridas, Dagashi Kashi volta a ser ranqueado, ficando na oitava posição. Esse gag mangá ainda apresenta um baita desempenho para os padrões da revista e sua permanência é inquestionável. A nona colocação ficou para o pilar Magi ~ The Labyrinth of Magic, que segue em reta final. Se a obra não acabar até o fim de 2017, dificilmente não será finalizada antes do primeiro semestre de 2018.

Quem fecha o Top 10 nessa edição (ou seja, fica em décimo lugar) é o gag mangá de faroeste Hoankan Evans no Uso -Dead or Love-, sobre um xerife que é ótimo em defender a lei e a ordem mas não é tão bem-sucedido assim nas suas tentativas de se aproximar das mulheres. Por enquanto, parece que as expectativas em torno da obra são positivas, mas sua permanência só será garantida se as vendas do primeiro volume forem satisfatórias para os padrões da revista.

Um mangá promissor ficou com a décima primeira posição da vez: Souboutei Kowasu Beshi. O mangá vende em média 100 mil cópias por volume e continua com uma boa recepção na revista, embora seu destaque ultimamente tenha sido menor e apesar de ter passado a pegar posições mais baixas na ordem de leitura (o que não ameaça sua instabilidade). Souboutei continua em alta na revista, atendendo as expectativas dos editores e leitores.

Página Colorida: Zettai Karen Children

A décima segunda colocação ficou para outro mangá promissor do plantel: Amano Megumi wa Suki Darake!, obra que vende em média 60 mil cópias por volume. A obra continua agradando bastante o público leitor e acredito que ela tem chances de ganhar uma adaptação em anime mais para frente (o que não garante que ela realmente vai ganhar, mas é uma boa possibilidade). Para todos os efeitos, a permanência de Amano Megumi está mais que assegurada na line-up.

O décimo terceiro lugar foi para Aozakura - Bouei Daigakukou Monogatari, que outra vez ficou em uma posição mediana na ordem de leitura. A obra apresenta um desempenho razoável para a revista, o suficiente para se manter na revista por mais um bom tempo. Por outro lado, é preciso esperar para ver se os editores contam com a obra para se expandir comercialmente ou se ela é mantida mais pela aceitação interna mesmo.

Se na TOC #37-38 vimos Tenshou no Quadrable sair do bottom pra pegar uma posição medíocre, dessa vez quem fez essa façanha foi outro novato na corda bamba: Inseki Shoujo -Meteorgirl-, que ficou na décima terceira colocação. No entanto, assim como aconteceu com Quadrable nessa edição, é possível que Inseki Shoujo, que tem chances consideráveis de ser cancelado mais pra frente, volte ao bottom na próxima TOC. Fica a torcida para que isso não ocorra e que a obra tenha chances de se firmar, não é mesmo?

Quem ficou na porta do bottom dessa vez foi Kyoukai no Rinne, na décima quinta posição. Rinne já tem oito anos de publicação e está perto de alcançar a incrível marca de 400 capítulos lançados. Embora não seja a obra mais notória de autoria de Rumiko Takahashi (a mesma de Ranma 1/2, Maison Ikkoku e InuYasha), é inegável que o rendimento do mangá e do anime estão satisfazendo os editores e o público. Portanto, Rinne segue firme na revista, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Tenshi to Akuto!!

Abrindo o bottom, no décimo sexto lugar, está Saike Mata Shite mo, que está coladinho com a zona dos cinco últimos ranqueados e raramente sai de lá. A obra do experiente Tsubasa Fukuchi, como já expliquei anteriormente em certas ocasiões, não apresenta um nível muito empolgante de vendas de volumes, mas sua recepção e seu rendimento são suficientes para a obra continuar sendo publicada. A boa relação do autor com o grupo editorial também facilita a vida de Saike, que não corre risco de cancelamento e só deve acabar quando o autor tiver vontade.

Mais uma vez o novato Daiku no Hatou apareceu no bottom, tendo ficado com a décima sétima colocação. A obra pelo visto vai tendo dificuldades para se firmar e até corre riscos moderados de cancelamento, haja visto as suas posições medíocres/baixas nas edições da revista. Parece que a obra não está agradando tanto assim os leitores. Só o tempo dirá se Daiku no Hatou conseguirá superar essa situação (o que não é tão provável) ou se vai acabar cancelado (opção mais provável).

Outro novato na corda bamba é Tenshou no Quadrable, que, depois de ter conseguido sair do bottom pra pegar uma posição medíocre na edição anterior, voltou à zona dos cinco últimos ranqueados, pegando a décima oitava posição. A situação de Quadrable é bastante delicada e a obra pode ser cancelada em não muito tempo. Pra piorar os editores não estão dando destaque a esse mangá, como vejo que estão fazendo (ainda que moderadamente) com Hoankan Evans no Uso e King of Idol. 

Para a surpresa de ninguém, os mangás que ficaram no décimo nono e no vigésimo lugares foram Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru e Joujuu Senjin!! Mushibugyo, respectivamente. Ambos os mangás não estão empolgando os seus editores comercialmente e estão praticamente deixados pra escanteio. No caso de Hiiragi-sama, que tem um ano de publicação, as vendas de volumes apresentam resultados razoáveis mas nada fantásticos ou empolgantes. Não é um mangá em que os editores confiaram uma adaptação em anime esperando um grande retorno. Já Mushibugyo já teve seu potencial comercial explorado: ganhou anime, OVAs e um jogo. O caso é que Mushibugyo está em uma situação de desgaste, embora ainda mantenha o apoio dos editores, que permitirão que o autor finalize a obra como bem entender.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Magi ~ The Labyrinth of Magic, Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Joujuu Senjin!! Mushibugyo, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (retornou do hiato)
Aparentemente Seguros: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Maiko-san chi no Makanai-san, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜,  K・O・I - King of Idol, Shinobino
- Em Provável Risco de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo -Meteorgirl-
- Em Risco Claro de Cancelamento: Tenshou no Quadrable
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)

Bem, caros leitores, assim termina a análise da edição #39 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'