sábado, 9 de setembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #41 (Ano 2017).


Política Nova.

Ultimamente as TOCs estão um pouco desorganizadas, e o público está interpretando isso como uma notícia ruim para os veteranos, contudo não é. A verdade é que estamos vendo uma nova política por parte dos editores (talvez a mudança do editor chefe tenha uma grande influência). Por isso, nessa análise tentarei explicar a posição de cada mangá dentro dessa possível nova realidade. Sem mais delongas, meus amigos, vamos ver a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #41 (11/09/2017)
Robot x Laserbeam c24 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Yakusoku no Neverland c54
02 - Dr. Stone c26
03 - Saiki Kusuo no Sainan c269
Hinomaru Zumou c160 (Página Colorida, Início da Segunda Temporada)
04 - Kimetsu no Yaiba c77
05 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c30
06 - Black Clover c124
Joreishi Rentarou no Yakusoku (Página Colorida, GFC #02)
07 - Yuragi-sou no Yuuna-san c78
08 - Boku no Hero Academia c152
09 - Gintama c648
10 - Haikyu!! c269
11 - Shokugeki no Souma c230
12 - Spring Weapon No.01 c43
13 - Harapeko no Marie c27
14 - Cross Account c12
15 - Shudan! c13
Boruto: Naruto Next Generations c16 (Página Colorida, Mensal)
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c253
Ausentes: One Piece c878, Hunter x Hunter c371 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)


Prévia Weekly Shonen Jump #42 (16/09/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: One Piece
Página colorida: Boku no Hero Academia, Kochikame (Capítulo Especial), Raven Burai por Kobayashi Eiken (Golden Future Cup #3)



Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a primeira capa e página colorida de abertura para Robot x laserbeam (após o seu lançamento), e devo assumir que não foi uma das melhores, mesmo que essa capa represente muito bem certos momentos da arte do autor. Também tivemos o segundo concorrente da GFC, página colorida para Hinomaru Zumou (que começou a segunda temporada do seu mangá) e para BORUTO que tem boatos que está acabando (ou até mesmo que acabou nessa semana), contudo não posso responder essa questão ainda.

Em primeiro lugar na TOC tivemos Yakusoku no Neverland, que conquistou merecidamente a primeira colocação - podemos dizer que entre as séries que ainda não receberam anime, aquela que os editores estão colocando mais fé atualmente é justamente Yakusoku no Neverland. Além de receber constantes capas e páginas coloridas, também está tendo uma média de colocações muito alta. A situação não deve mudar nas próximas edições, somente se o editor chefe levar um puxão de orelha da Shueisha, que talvez reclame das séries veteranas não estarem recebendo boas posições (o que pode prejudicar a imagem delas), entretanto, mesmo que isso aconteça, é mais possível que os demais novatos acabem tendo uma queda de posição, do que realmente Yakusoku no Neverland, que como já comentei, é o novato mais promissor.

Em segundo lugar tivemos Dr.Stone, que na semana passada foi a capa da revista, e nas duas semanas anteriores conquistou a primeira colocação. A série pode ser a prova que os editores estão adotando um nova política, que é: dar o máximo do destaque a série que precisam aumentar suas vendas, enquanto diminuem o destaque nas séries que já vendem muito. Antigamente já entregavam posições altas para novatos promissores: Boku no Hero, Black Clover e Hinomaru Zumou que receberam esse tratamento, porém, os editores sempre tentavam dar um bom equilibrio entre novatos e veteranos, nas primeiras colocações - nessas últimas edições isso não está acontecendo -. Em terceiro lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que mesmo tendo já anime, deve estar tendo um grande destaque nas últimas edições por: precisar ainda aumentar suas vendas e também ser uma comédia que agrada o público. A revista está com poucas comédias nas primeiras colocações.

Em quarto lugar tivemos um outro novato promissor, Kimetsu no Yaiba que vem recebendo um bom destaque, mesmo não conseguindo superar aquele de Dr.Stone e Yakusoku no Neverland. A série antes do lançamento da leva dos seis, teria uma possibilidade ainda maior de estar na primeira colocação nesse período, mas com dois grandes novos sucessos que conseguem vender já a mesma quantidade que Kimetsu, infelizmente a série desceu alguns degraus na preferência editorial, mas, se os editores continuarem com essa política (que para mim não durará muito tempo e em breve voltaremos ao mistão), a série pode voltar a descolar algumas primeiras colocações. Em quinto tivemos Boku-tachi wa Benkyou que por ter sido, dos três novatos de sucesso, aquele que vendeu de menos, vem recebendo um destaque mediano, e essa colocação é o grande exemplo disso. De qualquer modo, acredito que o autor esteja satisfeito com o apoio editorial. 

Em sexto lugar tivemos Black Clover, que receberá sua primeira temporada do anime em menos de um mês, e por incrível que pareça, mesmo sendo do estúdio Pierrot, os trailers parecem mostrar uma série de boa qualidade (o que está fazendo até os mais incredulos criarem um pouco de "hype"). A séria também será lançada no Crunchyroll, se tornando assim um lançamento mundial. Black Clover talvez não supere Boku no Hero Academia, mas tem tudo para conseguir se estabilizar uma vez por todas na revista com esse anime. Em sétimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que por causa do seu gênero, não está recebendo o mesmo destaque que os demais novatos. Pode dizer que a série é a ovelha negra da família, que só não é expulsa de casa, pois mesmo assim traz muito dinheiro para casa. A verdade é bem simples, Yuragi-Sou no Yuuna-San tem tudo para se tornar o ecchi de maior sucesso da WSJ, superando inclusive a passagem de TO Love-Ru na revista. Dar muita ou pouca publicidade para a série em pouco mudará essa realidade. 

Em oitavo lugar tivemos o primeiro veterano mal classificado: Boku no Hero Academia pela segunda semana consecutiva esteve em uma posição baixa - para aqueles que acreditam na história das sete colocações, irão culpar a qualidade do capítulo, mas nós do Analyse It, como explicado pelo próprio Oda, o ranking da TOC é escolhido pelo editor-chefe. Para mim as posições de Hero tem um objetivo muito claro: dar um destaque gigantesco as séries novatas, já que em sí, as vendas de Boku no Hero não irão aumentar mais, e principalmente independente da sua colocação, os leitores irão ler os novos capítulos. O problema dessa estratégia é que colocar a série em posições baixas, pode danificar a imagem do mangá ou dificultar sua leitura para aqueles que lêem TODA a revista (são minórias, mas existem). Então, é uma estratégia arriscada, que para mim não durará muito tempo - para mim o editor está adotando uma nova política temporária -. Em breve a série retonará ao TOP 5. Em nono lugar tivemos Gintama que se encontra na reta final e simplesmente está aproveitando seus últimos meses na revista.

Em décimo lugar tivemos Haikyuu!! que também está pegando posições baixas nessas semanas, mas diferente de Boku no Hero Academia, não acredito que em algumas semanas retornará a ficar nas cinco primeiras colocações constantemente (somente nos momentos definitivos de jogos importantes). Digo isto, pois como comentei nas semanas passadas, os editores tendem a deixar os mangás de esporte como verdadeiras montanhas russas, conquistando posições extremamente variáveis, e Haikyuu!! deve receber esse tratamento, agora que finalmente os editores encontrarem várias séries novatas promissoras. No mistão que deve ser adotado daqui algumas semanas (no qual novatos e veteranos dividirão as primeiras colocações), é bem provável que Haikyuu!! se encontrará fora dele, aparecendo nele de vez em quando. Tratamento natural a mangás do gênero e os leitores não devem se preocupar. Em décimo primeiro lugar tivemos Shokugeki no Souma, que eu não diria que está sendo realmente em uma posição atípica, pois já vimos a série muitas vezes nessa colocação, mas talvez nas próximas semanas tenha uma pequena melhorada nas suas colocações. 

Em décimo segundo lugar tivemos Spring Weapon Number One que tem uma pequena possibilidade de acabar se salvando, mas essa possibilidade é existante, e aqueles que gostam da série devem, de todos os modos, podem se prender a ela. Tudo indica que os editores devem estrear uma leva de 4 mangás, e caso a vaga de Hunter x Hunter seja ocupada, os editores podem optar para salvar a série de comédia, que por mais que venda pouco, deve ter um bom apoio interno. Em décimo terceiro lugar tivemos Harapeko no Marie, que mesmo saindo da última colocação (por milagre) tem chances quase nulas de se salvar (1%), principalmente se levarmos em conta que o terceiro e quarto volume da série serão lançado simultaneamente, o que normalmente significa que os editores estão querendo se livrar de uma vez por todas de uma série. Harapeko no Marie só sobreviveu por todos esse tempo por causa do atraso da leva. Podemos dizer que o autor teve "sorte".

Os dois últimos colocados foram respectivamente Cross Account e Shudan! - Cross Account será cancelado com certeza absoluta, já Shudan! também parece que será cancelado, mas tem pequenas possibilidades de acabar se salvando. Os editores estarem colocando a série na última colocação em algumas semanas, representa uma mensagem muito óbvia: a série não será salva. Porém, se tivermos uma leva de quatro séries, os editores podem optar em substituir Hunter x Hunter temporariamente (como já fizeram várias vezes) e ao invés de salvar Spring Weapon Number One, salvar Shudan! - o motivo? Talvez Shudan! consiga vender mais de 5 mil cópias, e deste modo dê mais lucro que a série de comédia, que em termos de vendas de volumes, é um fracasso completo. A briga pelo cancelamento está muito interessante, e saberemos o resultado assim que terminar a GFC (na edição 44).

Enquente Quinzenal #02


A Enquete dessa semana é: "Qual das séries novatas fará mais sucesso após o seu anime?" - as opções na enquente são todas as séries com menos de três anos que ainda não receberam uma adaptação em anime. Black Clover está presente na revista por um motivo: o seu anime ainda não estreou (por isso ainda é um novato sem anime). Logicamente nessa enquete só pode selecionar uma opção.

ENQUETE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'