sábado, 16 de setembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #42 (Ano 2017).


Benefíciados.

E mais uma senana chegou e mais uma TOC com essa nova estratégia foi divulgada: serei sincero, não que essa TOC trouxe surpresas, somente confirmou o que eu tinha teorizado na semana passada. Essa nova política que deve ser temporária (esqueci de deixar isso claro na semana passada e como um colega comentou nos comentários). Por isso essa análise será menos focada em mostrar qual foi a mudança dos editores e mais focada em dizer como essas mudanças podem beneficiar cada série da revista. Então, sem mais delongas, vamos ver a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #42 (16/09/2017)
ONE PIECE c878 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Yakusoku no Neverland c55
02 - Dr. Stone c27
03 - Robot x Laserbeam c25
04 - Black Clover c125
Kochikame (Capítulo especial, Página Colorida)
05 - Kimetsu no Yaiba c78
06 - Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c31
Raven Burai (Página Colorida, Golden Future Cup 2017 #03)
07 - PSI Kusuo Saiki c270
Boku no Hero Academia c153 (Página Colorida)
08 - Hinomaru Zumou c161
09 - Yuragi-sou no Yuuna-san c79
10 - Shokugeki no Souma c231
11 - Spring Weapon No.1 c44
12 - Haikyuu!! c270
13 - Gintama c649
14 - Shoodan! c14
15 - Harapeko no Marie c28
16 - Cross Account c13
Isobe Isobee Monogatari c254
Ausentes: Hunter x Hunter c371 (Hiato), World Trigger c165 (Hiato)

TOC Weekly Shonen Jump #43 (25/09/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Shokugeki no Soma
Página Colorida: Saiki Kusuo no Sainan, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, GFC #04: Chou Kasoku Ningen Leo (por Matsubara Masaru)

Como é de tradição, começamos pelos mangás não ranqueados: nessa edição tivemos capa e página colorida de abertura para ONE PIECE. Além disso também tivemos página colorida para Boku no Hero Academia, para o terceiro participante da Golden Future Cup, lembrando que teremos no total cinco participantes, e por fim, também tivemos uma página colorida para um capítulo especial para KochiKame, que após um ano do seu encerramento, decidiu dar uma pequena visita na sua antiga casa (é incrível como já passou um ano do seu fim).

Em primeiro lugar tivemos por mais uma semana Yakusoku no Neverland, a série já está se acostumando com tal colocação, e com a nova política editorial, podemos dizer que por mais algum tempo continuará a pegar a medalha de ouro. Yakusoku só tem o que ganhar com essa destaque: a série continua aumentando suas vendas e sua popularidade, estando sempre entre os mangás mais comentados da 2ch. Continuando assim, o público realmente achará que é um novo pilar da revista (mesmo ainda estando longe de ser), deste modo aumentando o interesse do público comum e aumentando ainda mais sua popularidade. Yakusoku pode sim acaba se tornando um pilar se continuar aumentando em vendas. Em segundo lugar tivemos Dr.Stone que é outra série que vem recebendo um grande destaque, e por ter DOIS autores veteranos bem respeitados e seu roteiro está só melhorando, também só vai acabar ganhando com essa publicidade.

Em terceiro lugar tivemos Robot x Laserbeam - obviamente todas as séries se beneficiam com publicidade (menos Hinomaru Zumou né), contudo, algumas podem sofrer de alguns efeitos negativos da publicidade, principalmente quando é uma obra como Robot x Laserbeam, que agrada um público muito específico. As pessoas que não fazem desse grupo, por isso não gostam de Robot (muitos odeiam), se irritam com o destaque e passam a adotar uma postura totalmente contrária a série: criticando constantemente, distribuindo ódio e dizendo aos seus amigos só coisas negativas sobre o mangá. Robot x Laserbeam provavelmente deve sofrer disso. Em quarto lugar tivemos um mangá que sofreu justamente do mesmo problema de Robot, por ter muitos "haters", sempre quando Black Clover ficava entre os primeiros, aparecia alguém irritadíssimo para criticar a série, criticar os editores, criticar até mesmo as estrelas no céu. É o problema das séries "ame ou odeie". 

Em quinto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que como comentei na semana passada não vem tendo o mesmo destaque que obras como: Robot, Dr.Stone ou Yakusoku no Neverland, mas mesmo assim se encontra sempre entre os primeiros colocados e vem usufruindo desse pequeno destaque editorial, inclusive suas vendas ainda estão aumentando. O maior benefício que Kimetsu no Yaiba pode levar desse destaque é ter uma melhor exposição aos estúdios, que se interessar em produzir o anime do mangá (para isso vão precisar mesmo assim apresentar um bom projeto para os editores, que não devem aceitar qualquer estúdio produzir um anime que tem um bom potencial, mesmo não sendo o maior entre os novatos) Em sexto lugar tivemos Boku-tachi que próxima semana receberá página colorida (merecidamente). A série deve só receber uma capa no seu aniversário, mas isso não significa que os editores não a apoiam, muito pelo contrário, a série vem recebendo posições regulares (sempre variando entre o oitavo e sexto), o que comprova que os editores não planejam cancelar a série. 

Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que após três semanas consecutivas entre os cinco primeiros colocados, voltou a zona intermediária, que é a zona no qual o mangá pertence. Os editores deram um grande destaque para os últimos capítulo da série, e acho que os japoneses não se incomodaram, justamente por PSI ser muito amado pelo público interno da revista (mesmo não vendendo tanto assim, mas sabemos que isso é muito comum com os mangás de comédia). Espero que esse novo editor-chefe continue dando esses picos a PSI, como o antigo editor fazia em 2012 a 2016. Em oitavo lugar tivemos Hinomaru Zumou que começou a sua fase "Shippuden" ou "Hinomaru Z", e como já comentei nas semanas anteriores, isso significa um grande apoio editorial para a série - e por isso podemos considerar Zumou salvo por ao menos mais um ano - Depois desse período devemos reavaliar a situação da série.

Em nono lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que é o único novato que não recebeu o "super destaque" da nova política do novo editor-chefe. Como isso pode influenciar a série? Muito pouco sinceramente. Os editores manter a estratégia com Yuragi-Sou por um motivo óbvio: séries do gênero são polêmicas e tendem a não agradar MUITOS leitores - principalmente aqueles muito jovens (abaixo de 13 anos) ou aquele acima de 20 anos idade (que devem somar mais de 50% da revista). Coloca-las em destaque, pode acabar irritando muitas pessoas, por isso é melhor dar um destaque ocasional e deixa-la em posições intermediaras. Em décimo lugar tivemos Shokugeki no Souma que continua recebendo posições baixas, contudo como podemos ver receberá capa já na próxima semana. Isso simplesmente comprova o que eu tinha comentado na semana passada: os editores não estão rebaixando as séries veteranas, simplesmente temporariamente colocando-as em posições medianas ou ruins (mesmo que Souma já estava à um bom tempo ficando em posições intermediárias, então não é exatamente uma novidade). Se fosse o antigo editor-chefe, provavelmente (digo isso, pois algumas vezes não fez isso) ele além de dar as capas, também estaria dando boas posições na TOC.

Em décimo primeiro lugar tivemos Spring Weapon Number One: sobre a posição da série é importante levar uma coisa em questão: as edições devem ser montada de 20 a 30 dias antes do seu lançamento, já um autor sabe sua série será cancelada com 45 a 60 dias de antecedência. Se realmente a nova leva estrear na edição #45 ou #46, é MUITO provável que os editores já decidiram as séries que serão canceladas. Essa posição de Spring Weapon Number nessa edição é um sinal positivo. Por qual motivo os editores colocariam uma série cancelada acima de Haikyuu!! e Gintama? O único motivo racional seria dar um final digno para a série (o que é bem possível). Se os editores decidirem ocupar a vaga de Hunter x Hunter, é bem possível que cancelem somente três séries, que seriam as três últimas colocadas dessa TOC, Spring Weapon assim se salvando. Em décimi segundo lugar tivemos Haikyuu!! - QUE VIRARÁ O NOVO BLEACH! - Brincadeiras à parte, mesmo sendo feio ver a série tão no fundão, já vimos com várias séries (da Jump e de outras revistas) que posições baixas não afetam tanto assim as vendas. Acontece mais das vendas começarem a cair, e deste modo os editores irem diminuindo progressivamente a publicidade em cima da série (vide Bleach (que depois se estabilizou em uma boa quantidade), Toriko, Katekyou Hitman Reborn e talvez Shokugeki no Souma). Haikyuu!! não corre riscos.

Em décimo terceiro lugar tivemos Gintama que não estou acompanhando os novos capítulos, e por isso gostaria que alguém nos comentários me dissesse quanto realmente falta para a série ser encerrada (estou atrasado de 20 capítulos, mais ou menos, e devo fazer uma maratona no início de Outubro, após a maratona de Tokyo Ghoul:re). Com a resposta dos leitores, poderei deste modo calcular qual é a possibilidade da série acabar nessa leva que está para estrear (na edição #45 ou #46). Lembrando a série de certo durará menos de dez meses, por isso se não acabar se encerrando na próxima leva, acaba de certo nas próximas duas levas. Em décimo quarto lugar tivemos Shoodan! que tem umas chances médias de ser cancelado nessa leva: as posições são CLARAMENTE de cancelamento, contudo, o adiamento do seu primeiro volume, pode significar a salvação da série, por isso, ainda não dá para dizermos se será salvo ou cancelado. Para mim, a série acabará sendo cancelada, mas será a última série da leva, por isso terá um bom número de capítulos quando dirá adeus a revista.

Nas últimas duas colocações tivemos Harapeko no Marie e Cross Account respectivamente. Essas duas séries serão canceladas com certeza absoluta. Como não temos muito para comentar sobre essa série, comentarei sobre as possíveis séries que podem estrear na próxima leva: se realmente estrear quatro séries, acredito que teremos quatro veterano, podendo ser um deles a criadora de Katekyou Hitman Reborn (Akira Amano) (que lança elDLIVE na Jump Plus, mas deve ter tempo o suficiente para lançar também uma série na WSJ), outro autor que pode retornar é criador de Nisekoi (Naoshi Komi) ou o autor de Ansatsu Kyoushitsu (Yuusei Matsui) - os dois saíram da revista em 2016, por isso devem estar a mais de um ano trabalhando em uma nova série. O autor de Magico, que está a anos tentando achar o One Shot correto para voltar a revista. Também temos o autores que tiveram um fracasso após um "sucesso", no caso autor de Psyren (Toshiaki Iwashiro), o autor de Nurarihyon no Mago (Hiroshi Shiibashi), e por fim, quem sabe uma dupla também não volte? Podemos ter o retorno da dupla de Medaka Box ou a dupla de To LOVE-Ru (bem difícil). Além de um ou dois veteranos voltando, também podemos ter um novato que já lançou um fracasso ou um novato completo (incluindo o vencedor da GFC do ano passado). E por fim podemos ter a volta de World Trigger.


Esse é o resultado da enquete quinzenal (a próxima será na edição #43) - tivemos um domínio total de Yakusoku no Neverland, mostrando que o público realmente acredita que será Yakusoku a fazer mais sucesso após o seu anime. A minha surpresa foi pelo resultado baixo de Robot x Laserbeam, mesmo o autor mostrando que tem potencial para lançar um grande sucesso (vide Kuroko no Basket), a maioria dos leitores não acredita no efeito fujoshi que Robot x Laserbeam pode ter. As demais séries: Spring Weapon Number One, Shoodan!, Cross Account e Harapeko no Marie não receberam nenhum voto.

Yakusoku no Neverland: 88 Votos
Black Clover: 27 Votos
Dr.Stone: 17 Votos
Kimetsu no Yaiba: 10 Votos
Yuragi-Sou no Yuuna-San: 6 Votos
Robot x Laserbeam: 5 Votos
Boku-tachi wa Benkyou: 3 Votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'