domingo, 3 de setembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #39 (Ano 2017).


Uma Edição com Poucos Ranqueados


escrito por Diego Felipe

A edição teve um mangá ganhando capas e páginas coloridas de abertura, três novatos não ranqueados, um novato ganhando página colorida, um veterano em hiato, uma obra recente ausente... seria 16 mangás ranqueados, não fosse o fato de que as posições de Hajime não estão mais constando nas edições digitais. Apesar de ser uma obra bem antiga, eu costumo/costumava ranquear Hajime. Mas para todos os efeitos tivemos quinze obras ranqueadas dessa vez, sem a zona intermediária entre o Top 10 e o bottom. Sem mais delongas, eis o índice.


TOC Weekly Shonen Magazine #39 (2017):
Nanatsu no Taizai (Capa Física, Capa Digital, Página Colorida de Abertura, Capítulo Duplo) (capítulos 231 e 232)
01. Daiya no Ace - Act II (capítulo 91)
Gotobun no Hanayome (Pré-Rank) (capítulo 03)
Runway de Waratte (Página Colorida, 22 pg.) (capítulo 13)
02. Real Account (capítulo 129)
03. DAYS (capítulo 213)
Kessen no Kuon (Pré-Rank) (capítulo 04)
04. Senryuu Shoujo (capítulo 47)
Kanojo, Okarishimasu (Pré-Rank) (capítulo 07)
05. Tokyo Manji Revengers (capítulo 27)
06. En En no Shouboutai (capítulo 93)
07. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 16)
SSG Code: 0 (Página Colorida, One-shot)
08. Tsurezure Children (capítulo 155)
09. Domestic na Kanojo (capítulo 154)
10. Baby Steps (capítulo 438)
11. Fuuka (capítulo 168)
12. Seitokai Yakuindomo (capítulo 437)
13. World End Crusaders (capítulo 11)
14. Kindaichi Shonen no Jikenbo R (?)
15. Fumetsu no Anata e (capítulo 37)
Hajime no Ippo (Fora da Raw Digital) (?)
Hoshino、Me o Tsubutte。(Ausente) (pausado no capítulo 66)
Ahiru no Sora (Em hiato) (pausado no capítulo 561)

TOC Weekly Shonen Magazine #40 (2017):
- Capa Física, Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura: Seishun Soukanzu (Novo Mangá, 63 páginas)
- Página Colorida: Fumetsu no Anata e
- Capítulo Especial: 100-man no Inochi no Ue ni Ore wa Tatte Iru
Ausentes: Baby Steps, Hoshino、Me o Tsubutte。
Em hiato: Ahiru no Sora


Página Colorida de Abertura: Nanatsu no Taizai

As capas física e digital, além da página colorida de abertura (foi uma só, apenas constando) foram para os capítulos (nesse caso foram dois mesmo) de Nanatsu no Taizai, atualmente o mangá mais rentável da Weekly Shonen Magazine. As demais páginas coloridas foram para o novato Runway de Waratte (cujo décimo terceiro capítulo, lançado nessa edição, contou com 22 páginas no total) e o one-shot SSG Code: 0. É interessante ver um one-shot ganhando página colorida na Shonen Magazine. Isso não ocorre com frequência.

Os novatos Gotobun no Hanayome (em seu terceiro capítulo), Kessen no Kuon (em seu quarto capítulo) e Kanojo, Okarishimasu (em seu sétimo capítulo) ainda não estão sendo ranqueados. Cada um deles será ranqueado a partir de seu oitavo capítulo. Se não tivermos nenhuma surpresa, Kanojo, Okarishimasu será ranqueado já a partir da próxima edição.

Como eu já havia explicado na análise da edição #38, Hoshino me o Tsubutte está ausente nessa edição #39. E também estará ausente na edição #40. Os motivos da pausa ainda não foram esclarecidos (ao menos por minha parte). Pelo que vi nas prévias, nada indica que Hoshino estará ausente na edição #41. Mas se estará voltando à publicação normal são outros quinhentos. Quem deve demorar a voltar em o veterano Ahiru no Sora, que está em hiato devido a problemas de saúde do autor. Não há previsão de retorno para Ahiru.

Na edição anterior, Daiya no Ace - Act II recebeu capa física e digital e uma página colorida de abertura, tendo sido o primeiro mangá na ordem de leitura. Esses privilégios, como vocês viram, ficaram para Nanatsu no Taizai nessa edição. Mas Daiya ficou com o primeiro lugar dos ranqueados e abaixo apenas de Nanatsu na ordem de leitura. Daiya atualmente segue como um dos pilares da revista, com média de vendas de pelo menos 350 mil cópias por volume.

Página Colorida: Runway de Waratte

A segunda colocação foi para Real Account, que continua apresentando um bom desempenho na revista, embora raramente receba destaque. Por exemplo, o mangá já chegou a ficar há mais de 20 edições sem ganhar páginas coloridas, o que parece que vai se repetir novamente, pois já faz um tempo que Real Account não ganha páginas coloridas. O décimo sexto volume da obra, em menos de duas semanas, vendeu 45.660 cópias. A previsão é de que venda até 70 mil cópias em pouco mais de um mês.

O terceiro lugar, por sua vez foi para o mangá de futebol DAYS, cujo vigésimo terceiro volume vendeu 113.695 cópias em menos de duas semanas. A previsão é de que esse volume tenha pelo menos 150 mil cópias vendidas em até um mês. A situação de DAYS é muito tranquila e o mangá conseguiu aumentar seu rendimento após o anime que recebeu no ano passado, conseguindo superar a marca de 100 mil cópias vendidas por cada volume novo de forma mais rápida.

Na quarta e na quinta posições, ficaram os novatos Senryuu Shoujo e Tokyo Manji Revengers. Aparentemente esses dois mangás vão se mantendo na revista e não parecem estar correndo riscos tão graves de cancelamento quanto World End Crusaders (que aliás, é mais recente que esses dois). Ainda assim, não descarto a possibilidade de Senryuu e Tokyo Manji Revengers não conseguirem permanecer na revista a longo prazo, pelo menos considerando que as vendas do primeiro volume dessas obras não se mostraram tão expressivas.

A sexta posição foi para En En no Shouboutai, cujo décimo volume vendeu 69.415 cópias em menos de duas semanas. En En segue em alta na revista, sendo considerada uma das obras mais promissoras da revista atualmente. E outra vez o novato Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (baita nome grande, diga-se de passagem) conseguiu ficar ranqueado no Top 10, pegando a sétima colocação. Tsue Petit ainda está na fase de atrair leitores para conseguir se firmar e para conseguir um nível de vendas no mínimo aceitável logo no primeiro volume. Curiosamente, na edição anterior, En En ficou em cima justamente de Tsue Petit (mas no caso, ficaram na oitava e nona posições, respectivamente).

Página Colorida: Runway de Waratte

O oitavo lugar foi para Tsurezure Children, que por enquanto não sofreu nenhum aumento notório de rendimento com a adaptação em anime, mas pelo menos continua estável, com vendas boas para os padrões da Shonen Magazine e sem riscos de cancelamento. E, sem surpresa nenhuma, mais uma vez vemos Domestic na Kanojo aparecendo na décima posição. Não é sempre que a obra parece no bottom, mas também não é raro ver a obra pintar no Top 10. Com um desempenho satisfatório nas vendas de volumes (média de 60 mil por volume), DomeKano segue em um momento tranquilo.

Em uma edição em que, atipicamente, não tivemos uma zona intermediária entre o Top 10 e o bottom na classificação dos mangás ranqueados, o mangá de tênis Baby Steps, primeiro lugar entre os ranqueados da TOC #38, ficou com a décima colocação, fechando o Top 10 e ao mesmo dando as caras na porta do bottom. Obra que completará 10 anos de publicação no mês que vem, Baby Steps pode não estar mais no seu auge de rendimento, mas seu desempenho ainda é mais que satisfatório para os padrões da Weekly Shonen Magazine. Lembrete: Baby Steps estará ausente na próxima edição.

Página Colorida: SSG Code: 0

Em outras palavras, Fuuka não é uma obra cujo desempenho empolga os editores comercialmente falando, mas tem um rendimento bom o bastante para se manter. Já Seitokai Yakuindomo, com 10 anos de publicação, ainda consegue vender acima de 100 mil cópias por volume, ganhou filme animado ainda esse ano e tem vários OVAs sendo lançados nas edições limitadas de seus volumes. Seitokai pode estar longe de ser um pilar, mas mostra que tem força na revista, mesmo muitas vezes não recebendo destaque.

Nas décima terceira, décima quarta e décima quinta colocações temos World End Crusaders, Kindaichi Shonen no Jikenbo R e Fumetsu no Anata e. Está ficando cada vez mais comum ver esse trio "parada dura" aparecer no bottom. Embora apareçam no bottom constantemente, as três obras vivem situações distintas. World End Crusaders é um novato que mal passou do décimo capítulo e já está correndo sérios riscos de cancelamento. Aliás, eu diria que a obra nem tem chances de salvação, já que já está largada pelos editores praticamente.

Kindaichi, por sua vez, é uma das continuações da franquia de sucesso Kindaichi Shonen no Jikenbo e o nível de vendas de seus volumes ainda chega a superar a média de 100 mil cópias por volume. E por fim, na última posição, temos Fumetsu no Anata e, obra que ainda completará um ano de publicação. As vendas de Fumetsu não são espetaculares, mas são satisfatórias o bastante para que o mangá conseguisse se firmar no plantel da Shonen Magazine.

Página Colorida: SSG Code: 0


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora (Em hiato), Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children
Aparentemente Seguros: Senryuu Shoujo, Tokyo Manji Revengers
Em Busca de Estabilização: Gotobun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Kessen no Kuon, Runway de Waratte, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho
Em Risco de Cancelamento: World End Crusaders


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como nem sempre as raws acessíveis ao público ocidental são as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Foi o que ocorreu dessa vez e por isso não deu pra colocar o mangá de George Morikawa na análise.

Bem, galera, assim termina a análise da edição #39 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'