segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #40 (Ano 2017).


É um Ataque de Palhaços?


escrito por Diego Felipe

Nessa semana, tivemos a estreia de Seishun Souzanku, cuja raw aparentemente mostra (ainda que brevemente) um misterioso grupo de palhaços nada amistosos. Ainda é preciso esperar para alguma scan pegar para compreender melhor do que se trata a obra, que é mais um estreante numa época de poucos novatos emplacando, o que não seria tão problemático se ao menos um desses fosse de 2017.


TOC Weekly Shonen Magazine #40 (2017):
Seishun Soukanzu (Capa Física, Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá, 63 p.) (capítulo 01)
01. Domestic na Kanojo (capítulo 155)
02. En En no Shouboutai (capítulo 94)
03. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 08)
04. Tsurezure Children (capítulo 156)
Fumetsu no Anata e (Página Colorida) (capítulo 38)
05. Nanatsu no Taizai (capítulo 233)
06. Senryuu Shoujo (capítulo 48)
07. Runway de Waratte (capítulo 14)
Gotobun no Hanayome (Pré-Rank) (capítulo 04)
08. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 17)
09. Real Account (capítulo 130)
10. Tokyo Manji Revengers (capítulo 28)
11. Daiya no Ace - Act II (capítulo 92)
12. Fuuka (capítulo 169)
Kessen no Kuon (Pré-Rank) (capítulo 05)
13. Seitokai Yakuindomo (capítulo 438)
100-man no Inochi no Ue ni Ore wa Tatte Iru (Capítulo Especial)
14. Kindaichi Shonen no Jikenbo R (?)
15. DAYS (capítulo 214)
16. World End Crusaders (capítulo 12)
Baby Steps (Ausente) (pausado no capítulo 438)
Hoshino、Me o Tsubutte。(Ausente) (pausado no capítulo 66)
Ahiru no Sora (Em hiato) (pausado no capítulo 561)
Hajime no Ippo (Fora da Raw Digital) (?)


TOC Weekly Shonen Magazine #41 (2017):
- Capa Física, Capa Digital: Fuuka
- Página Colorida de Abertura: Domestic na Kanojo (22 p.)
- Novo Mangá: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai


As capas, as páginas coloridas de abertura e a primeira posição na ordem de leitura foram para o estreante Seishun Soukanzu. O primeiro capítulo da obra contou com 63 páginas. Já a outra página colorida ficou para Fumetsu no Anata e, novato que está firme na revista, apesar de rendimento não ser dos mais elevados do plantel. Em não muito tempo Fumetsu completará um ano de publicação.

Os novatos Gotoubun no Hanayome (em seu quarto capítulo) e Kessen no Kuon (em seu quinto capítulo) só passarão a ser ranqueamentos a partir do lançamento do oitavo capítulo de cada obra. Já Kanojo, Okarishimasu chegou ao seu oitavo capítulo nessa edição e, portanto, passa a ser ranqueado caso não ganhe páginas coloridas. Além disso, tivemos ainda um capítulo especial de 100-man no Inochi no Ue ni Ore wa Tatte Iru, obra lançada na Bessatsu Shonen Magazine e que já tem quatro capítulos lançados em português (infelizmente, não tem quantidade maior de capítulos lançados em inglês ou espanhol).

O veterano Baby Steps e o recente Hoshino、Me o Tsubutte。ficaram ausentes nessa edição, mas devem voltar na TOC #41. Já Ahiru no Sora segue em hiato devido a problemas de saúde do autor, sem previsão de retorno. Vale lembrar que, em menos de três semanas, o 48º volume de Ahiru no Sora vendeu 162.450 cópias. Acredito que em mais três semanas o volume alcançará pelo menos a marca 200 mil cópias vendidas por volume. As três obras se encontram em situação segura na line-up.

Página Colorida de Abertura: Seishun Soukanzu


Na primeira posição está Domestic na Kanojo, que segue em situação confortável na revista, embora não aparente ser uma obra vista com potencial comercial pelos editores. Já na segunda posição quem apareceu foi En En no Shouboutai, que está perto de alcançar a marca de cem capítulos lançados. A obra tem uma média de vendas de 100 mil cópias por volume e tem boas chances de ganhar uma adaptação em anime mais pra frente.

Em terceiro está o novato Kanojo, Okarishimasu, que passa a ser ranqueado a partir dessa edição. A obra terá trabalho em alcançar espaço em um plantel fechado, mas mesmo assim desejo boa sorte a Kanojo. A quarta colocação foi para Tsurezure Children, que continua em situação confortável na revista por ora, embora seja bem provável que a adaptação em anime que ganhou e passou a ser televisionada há poucas semanas não deva gerar um aumento notório nas vendas de volumes.

Depois de ter ganho capas, capítulo duplo e uma página colorida de abertura na edição #39, Nanatsu no Taizai volta a ser ranqueado nessa edição #40, ficando em quinto lugar entre os ranqueados (e em sétimo na ordem de leitura como um todo). Nanatsu atualmente é o mangá com melhor nível de vendas da revista, superando a marca de 500 mil cópias em média vendidas por volume em até quatro semanas.

Página Colorida de Abertura: Seishun Soukanzu


Já na sexta, sétima e oitava colocações ficaram os novatos Senryuu ShoujoRunway de Waratte e Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho , respectivamente. Ambos ainda estão na luta pela firmação nesse concorrido plantel da Weekly Shonen Magazine. As vendas dos primeiros volumes serão cruciais para que os editores decidam pela permanência o cancelamento dos novatos. Não será um percurso fácil, mas a permanência de pelo menos um novato estreante em 2017 também não é impossível. Mas, no caso de Senryuu, a permanência será relativamente mais complicada se as vendas de volumes não melhorarem. Já Tsue Petit e Runway de Waratte ainda terão seu primeiro volume lançado.

A nona colocação foi para Real Account, que até consegue aparecer em posições boas na revista de vez em quando, mas há tempos não ganha páginas coloridas, mesmo com suas vendas de volumes sendo estáveis para os padrões da Shonen Magazine. Fechando o Top 10 aparece Tokyo Manji Revengers, com seu vigésimo oitavo capítulo sendo lançado. Por enquanto Revengers vai se mantendo, mas é torcer para que consiga se manter por um prazo mais longo.

Entre o Top 10 e o bottom quem aparece é Daiya no Ace - Act II, na décima primeira posição. Daiya, cuja média de vendas é de 350 mil cópias por volume em seis semanas, continua sendo um dos destaques do plantel atual. Quem abre o bottom no décimo segundo lugar é Fuuka, que está em situação estável, mas não está, digamos, se destacando muito. A obra tem vendas satisfatórias dos volumes, é verdade, e Kouji Seo é um autor com moral na revista. Mas Fuuka não tem mais o apelo comercial de outrora. E assim deve estar até o fim da obra, que pode até mesmo ocorrer em 2018.

Página Colorida: Fumetsu no Anata e


Mais uma vez Seitokai Yakuindomo aparece no bottom, desta vez na décima terceira colocação. O mangá não costumava aparecer no bottom com tanta frequência nos anos anteriores. Mas não há motivos para preocupação, o mangá não corre risco de cancelamento, de forma alguma. Comercialmente falando Seitokai ainda rende muito bem para um gag mangá com uma década de publicação. E, para a surpresa de ninguém, Kindaichi Shonen no Jikenbo R, embora esteja em situação bastante confortável no plantel, mais uma vez aparece no bottom, na décima quarta posição . A atual continuação da franquia Kindaichi continua com média de vendas maior que 100 mil cópias por volume.

Terceiro lugar entre os ranqueados da edição passada, o mangá de futebol DAYS, como diria o Renato Gaúcho, "despencou", ficando com o décimo quinto lugar. Mas essa variação de posições é algo muito comum na Shonen Magazine e por isso vemos vários mangás em situação muito confortável aparecerem no bottom sem que estejam em risco de cancelamento ou mesmo no limbo do esquecimento. Esse é o caso de DAYS. Em menos de três semanas, o 23º volume de DAYS vendeu 128.848 cópias.

Em mais ou menos duas semanas deve passar da marca de 150 mil cópias vendidas. E, fechando a revista na décima sexta colocação, está World End Crusaders, um novato que estão numa situação tão ruim que já passou do fundo do poço e atingiu a área do pré-sal. Não vejo esperanças de salvação para esse mangá. O fim de World End Crusaders é questão de tempo... e de um tempo bem curto, por sinal.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora (Em hiato), Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children
Aparentemente Seguros: Senryuu Shoujo, Tokyo Manji Revengers
Em Busca de Estabilização: Gotobun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Kessen no Kuon, Runway de Waratte, Seishun Soukanzu, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho
Em Risco de Cancelamento: World End Crusaders


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como nem sempre as raws acessíveis ao público ocidental são as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Foi o que ocorreu dessa vez e por isso não deu pra colocar o mangá de George Morikawa na análise.


Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #40 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'