terça-feira, 12 de setembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #41 (Ano 2017).


Uma Obra Perto de Acabar?

escrito por Diego Felipe

Recentemente surgiram notícias de que uma das obras da Weekly Shonen Sunday seria finalizada em não muito tempo. Aliás em duas edições uma das obras estáveis da revista da Shogakukan será encerrada. Mas aí vocês se perguntam: qual mangá seria? Bem, vocês poderão ver isso a seguir.


TOC Weekly Shonen Sunday #41 (2017):
Nagisa Sekimizu (Capa)
Hatsukoi Zombie (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 92)
01. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 303)
02. Detective Conan (capítulo 1003)
03. Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 59)
04. Maiko-san Chi no Makanai-san (capítulo 34)
05. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 21)
06. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulos 97 e 98)
07. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 364)
08. Tenshi to Akuto!! (capítulo 131)
09. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 66)
Kantsuu (One-shot)
10. Shinobino (capítulo 08)
11. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 69)
12. Inseki Shoujo -Meteorgirl- (capítulo 16)
13. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 89)
14. Dagashi Kashi (capítulo 157)
15. Zettai Karen Children (capítulo 479)
16. Daiku no Hatou (capítulo 19)
17. K.O.I - King of Idol (capítulo 16)
18. Tenshou no Quadrable (capítulo 21)
19. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 314)
20. Saike Mata Shite mo (capítulo 91)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 17)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 68)
Major 2nd (Ausente) (pausado no capítulo 108)
Kyoukai no Rinne (Ausente) (pausado no capítulo 384)
Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru. (Ausente) (pausado no capítulo 70)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)

TOC Weekly Shonen Sunday #42 (2017):
- Página Colorida de Abertura: K.O.I - King of Idol
- Página Colorida: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
- Páginas Extras: Daiku no Hatou
- Fim do Arco Narrativo: Saike Mata Shite mo

TOC Weekly Shonen Sunday #43 (2017):
Página Colorida de Abertura: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
Páginas Coloridas: Hatsukoi Zombie e Kyoukai no Rinne
Fim: Joujuu Senjin!! Mushibugyo

TOC Weekly Shonen Sunday #46 (2017):
Retorno: Saike Mata Shite mo

A capa da edição foi estampada pela jovem Nagisa Sekimizu, jovem modelo de 19 anos. Já as páginas coloridas de abertura foram para Hatsukoi Zombie, comédia romântica com ecchi que tem uma boa aceitação interna mas não tem um rendimento fantástico nas vendas de volume. Mais nenhuma obra além de Zombie recebeu páginas coloridas. Ultimamente Zombie tem sido alçado a posições relativamente melhores na ordem de leitura.

Também tivemos o lançamento de um one-shot na revista: Kantsuu. Esse one-shot, porém, não recebeu nenhuma página colorida ou destaque amplo. Quanto a obras não ranqueadas, vale lembrar que os mangás Youkai Giga e Sunday Hikagaku Kenkyujo, sempre que lançados, ocupam a penúltima e a última posições da ordem de leitura, respectivamente. Por sempre fecharem a revista, esses dois mangás não são ranqueados. Já o novato Shinobino, cujas posições variam, teve seu oitavo capítulo lançado nessa edição e portanto passa a ser ranqueado.

Três mangás publicados regularmente se ausentaram nessa edição: Major 2nd (continuação do clássico mangá de beisebol Major), Kyoukai no Rinne (mangá da consagrada Rumiko Takahashi que vem sendo publicado há oito anos) e Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru. (do autor de Tenshi na Konamaiki, mangá de sucesso no final dos anos 1990). As três obras retornarão à sua publicação normal já na próxima edição. Em contrapartida, a trindade formada pelos veteranos Arata Kangatari e Gin no Saji e pelo novato mal-sucedido Ryoko continua sem previsão alguma de retorno para saírem capítulos dessas obras. Desse trio, apenas Gin no Saji deve voltar em não muito tempo.

O primeiro mangá a ser ranqueado dessa vez foi Be Blues! ~ Ao ni Nare, mangá de futebol com mais de trezentos capítulos lançados, seis anos de publicação e - infelizmente - nenhuma adaptação em anime. O mangá deu um tremendo pulo do gato, levando em conta que na edição anterior a obra ficou ranqueada no décimo primeiro lugar. Be Blues! continua com um desempenho bom para os padrões da Shonen Sunday e não corre risco algum de cancelamento.

Dessa vez Detective Conan não ficou em primeiro lugar. Mas para a surpresa de ninguém a obra ficou mais uma vez com uma posição elevadíssima na ordem de leitura e foi ranqueada na segunda posição. A obra, que passou a marca de mil capítulos lançados recentemente, segue com um rendimento muito bom (senão excelente) para os padrões da revista, com média de vendas de 600 mil cópias por volume, ótimas bilheterias nos filmes (ainda mais nos recentes) e boa audiência do anime (que já tem 20 anos de exibição). A terceira posição ficou para Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari, obra que já tem um ano e meio de publicação e continua em situação estável na revista, com um nível satisfatório de vendas de volumes.

Se na edição passada Maiko-san Chi no Makanai-san ficou com uma posição medíocre (pra não dizer baixa) - foi o décimo quarto lugar entre os ranqueados - nessa TOC Maiko-san, assim como Be Blues!, deu um tremendo pulo do gato e ficou com a quarta colocação, subindo dez posições entre os ranqueados. Embora por ora Maiko-san não tenha obtido um resultado fantástico mas sim razoável nas vendas de volumes, isso não impediu que o mangá se estabilizasse na revista (ao menos por ora).


Página Colorida de Abertura: Hatsukoi Zombie


A quarta colocação foi ocupada pelo novato gag mangá de faroeste Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~. O mangá parece estar empolgando os editores para as vendas do primeiro volume que se aproximam. Inclusive, o mangá receberá páginas coloridas nas duas próximas edições. É um destaque muito grande para uma obra que está em busca de estabilização. Pode-se dizer que, da leva de seis novatos que tivemos há alguns meses, o novato considerado mais promissor foi Hoankan Evans. Resta esperar para ver se ele confirmará esse favoritismo e alcançará um bom rendimento.

Em sexto ficou um dos novatos mais promissores lançados recentemente na line-up: Komi-san wa、Komyushou Desu。, que teve dois capítulos lançados nessa edição. Komi-san tem visto seu nível de vendas aumentar a cada volume. Se no primeiro volume levou um bom tempo para chegar a 30 mil cópias vendidas, em menos de uma semana o mangá já consegue alcançar 70 mil cópias e em seis semanas tal volume já chegaria a pelo menos 150 mil cópias vendidas. Com bastante destaque dos editores e ótima aceitação do público, são boas as chances de Komi-san ganhar anime mais pra frente.

Em sétimo lugar está Magi ~ The Labyrinth of Magic, ainda um dos pilares da revista. Magi está perto de seu fim. Não levará muito tempo para o mangá, que atualmente está em seu arco final, enfim ser finalizado. Já na oitava posição está Tenshi to Akuto!!, que após ter ganho páginas coloridas em duas edições seguidas da Weekly Shonen Sunday, volta a ser ranqueado, pegando uma satisfatória oitava colocação. Tenshi to Akuto!! não chega a ter um nível de vendas de volumes muito significativo, mas tem um rendimento e uma recepção satisfatórios o bastante para se manter por um bom tempo.

Ausente na edição anterior, eis que Maou-jou de Oyasumi volta a ser lançado regularmente e pega uma posição no Top 10 (ficou com a nona posição). Maou-jou consegue vender até 60 mil cópias por volume em pouco mais de um mês. O mangá da princesa dorminhoca continua com uma boa recepção e seu desempenho tem agradado os editores, que eventualmente dão páginas coloridas para a obra e um pouco mais de destaque na época de lançamento de novos volumes.

A partir dessa edição, o novato Shinobino passa a ser ranqueado, uma vez que teve seu oitavo capítulo lançado. Shinbino pegou a décima colocação, fechando o Top 10. Ainda é muito cedo para dizer se a obra vai se firmar ou não. Aguardemos pelas próximas edições para chegar a uma conclusão. Na décima primeira posição quem deu as caras foi Souboutei Kowasu Beshi. Souboutei tem um bom rendimento (vende pelo menos 100 mil cópias em média por volume), mas ultimamente não vem ganhando tanto destaque e suas posições na ordem de leitura começaram a ficar mais medíocres. Ainda assim o mangá continua sendo um sucesso da remessa de 2016.

Na análise da TOC #39, quando Inseki Shoujo -Meteorgirl- tinha conseguido sair do bottom, previ que o mangá daria uma de golfinho: sobe, faz uma gracinha e depois cai pra onde saiu. Mas parece que me equivoquei (ou não). Inseki Shoujo ficou com a décima segunda colocação, acima de mangás estáveis como Amano Megumi e Dagashi Kashi. O mangá também já tinha ganho página colorida na edição anterior, regalia que novatos como Tenshou no Quadrable e Daiku no Hatou não vêm obtendo. Ainda assim, não estou otimista com relação à permanência de Inseki Shoujo na revista e acredito que cedo ou tarde a obra voltará ao bottom e seu risco de cancelamento tornará a ficar evidente.

Página Colorida de Abertura: Hatsukoi Zombie

Depois de terem obtido posições muito altas na edição anterior, Amano Megumi wa Suki Darake! (segundo lugar na TOC #40) e Dagashi Kashi (quinto lugar na TOC #40) acabaram dando um "pulo do gato reverso" e ficaram com os décimo terceiro e décimo quarto lugares, respectivamente. Ambos estão em situação confortável. Apesar de ter pego sua pior posição em uma ordem de leitura da Weekly Shonen Sunday, Amano Megumi ainda apresenta uma boa recepção e vendas satisfatórias, demonstrando um bom potencial comercial a ser explorado. Já Dagashi Kashi já tem esse potencial comercial sendo explorado. E bem explorado, pelo visto, já que seu anime terá uma segunda temporada e as vendas do mangá ainda estão na média de 200 mil cópias por cada volume, em até um mês de disponibilidade.

Na porta do bottom quem aparece é o veterano Zettai Karen Children, que depois de ter pego o quarto lugar entre os ranqueados na edição anterior, decidiu acompanhar Amano Megumi e Dagashi Kashi, dando o "pulo do gato reverso". Zettai ficou com a décima quinta posição, algo não muito incomum para sua estadia recente no plantel. Na verdade, é bem comum ver esse mangá aparecer em posições medíocres ou baixas. Mas o importante é que Zettai, que já está em seu arco final, não corre riscos de um cancelamento abrupto.

Nessa edição do bottom uma trindade de novatos deu as caras: Daiku no Hatou (décima quinta colocação), K.O.I - King of Idol (décima sétima colocação) e Tenshou no Quadrable (décima oitava colocação). Dessas três obras, apenas King of Idol apresenta boas chances de se estabilizar na revista, ao passo que Daiku e Quadrable tem grandes chances de serem cancelados em não muito tempo. Vale lembrar que na próxima edição K.O.I ganhará a página colorida de abertura (uma só mesmo), enquanto Daiku receberá páginas extras.

O décimo nono lugar ficou para Joujuu Senjin!! Mushibugyo. Recentemente a prévia constou que Mushibugyo será finalizado na edição #43, ou seja, daqui a apenas duas edições. A possibilidade de um fim nessa edição é "repentina", porém não é surpreendente. Já estava sendo difícil imaginar Mushibugyo passar de 2017 no começo do ano, porém parecia que o mangá ao menos passaria por 2018. Para todos os efeitos Mushibugyo deve terminar de forma natural. Com seis anos de publicação, um anime (com OVAs) e um jogo, pode-se dizer que Mushibugyo teve um bom rendimento até o começo da queda nas vendas de volumes. Ainda assim os editores apoiaram a obra e provavelmente permitiram que o autor desenvolvesse o fim da melhor forma que ele considerasse possível.

A vigésima posição foi para Saike Mata Shite mo, que está no penúltimo capítulo de seu arco atual. O capítulo que fecha esse arco será lançado na próxima edição. E depois o mangá terá uma pausa. Mas dessa vez tal pausa não será muito longa: na edição #46 Saike já estará de volta. Saike pode não apresentar um nível elevado de vendas de volumes, muito pelo contrário. Mas conta com uma boa recepção do público leitor, além da boa relação do autor com os editores.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Magi ~ The Labyrinth of Magic, Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Kyoukai no Rinne, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (retornou do hiato)
Aparentemente Seguros: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜,  K・O・I - King of Idol, Shinobino
Em Risco de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, Tenshou no Quadrable
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
- Acaba em Duas Edições: Joujuu Senjin!! Mushibugyo


Bem, galera, assim termina a análise da edição #41 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'