segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #45 (Ano 2017).


Idas e Vindas

escrito por Diego Felipe

Nessa edição nos despedimos de Sunday Hikagaku Kenkyujo, que, sendo franco, não deve deixar tanta saudade. O mesmo não pode ser dito de Magi ~ Labyrinth of Magic, que será finalizado na próxima edição, enquanto Saike Mata Shite Mo deve retornar de sua pausa (que dessa vez durou pouquíssimas edições). E dois novatos foram anunciados e devem estrear em não muito tempo. Bem, sem maiores delongas, vamos ao índice e, em seguida, à análise.


TOC Weekly Shonen Sunday #45 (2017):
Maria Makino (Capa)
Amano Megumi wa Suki Darake (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 93)
01. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 306)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 103)
03. Detective Conan (capítulo 1006)
04. Dagashi Kashi (capítulo 161)
05. Tenshi to Akuto!! (capítulo 135)
06. Hatsukoi Zombie (capítulo 96)
07. Shinobino (capítulo 12)
08. Kyoukai no Rinne (capítulo 389)
09. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 71)
10. Major 2nd (capítulo 112)
11. K・O・I - King of Idol (capítulo 20)
12. Zettai Karen Children (capítulo 482)
13. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 38)
14. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 73)
15. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 25)
Ace to 4th (One-shot)
16. Magi ~ Labyrinth of Magic (capítulo 368)
17. Inseki Shoujo -Meteorgirl- (capítulo 20)
18. Tenshou no Quadrable (capítulo 25)
19. Daiku no Hatou (capítulo 23)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 20)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (Fim, Último Capítulo) (capítulo 71)
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Ausente) (pausado no capítulo 62)
Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru (Ausente) (pausado no capítulo 73)
Saike Mata Shite Mo (Ausente, Retorna na edição #46) (pausado no capítulo 92)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)


TOC Weekly Shonen Sunday #46 (2017):
Capa, Página Colorida de Abertura, Último Capítulo: Magi ~ Labyrinth of Magic
Página Colorida, Retorno: Saike Mata Shite morno: Saike Mata Shite Mo
Páginas Extras: Shinobino
Ausente: Detective Conan

TOC Weekly Shonen Sunday #47 (2017):
Capa, Página Colorida de Abertura: Major 2nd

- Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi
Ausente: Detective Conan

TOC Weekly Shonen Sunday #48 (2017):
Ausente: Detective Conan


A capa da edição ficou para a jovem cantora Maria Makino, jovem cantora pop de apenas 16 anos e membro do grupo musical Hello! Project. Já as três páginas coloridas de abertura (e únicas páginas coloridas da edição) foram para Amano Megumi Suki Darake, que volta a receber destaque após um tempinho. Amano Megumi apresenta vendas de volume pouco mais que satisfatórias e é uma das obras que podem ganhar uma adaptação em anime eventualmente (se a Shonen Sunday tiver boa vontade para tal, pelo menos). Também tivemos o lançamentos de um one-shot, de nome Ace to 4th.

Vale lembrar que o novato Youkai Giga sempre fica na penúltima posição na ordem de leitura das edições e, portanto, não está sendo ranqueado (o que não garante a permanência da obra a longo prazo, porém). Sunday Hikagaku Kenkyujo, que sempre pegava a última posição da ordem de leitura, chegou ao seu último capítulo. Lançada em 2016 e com 71 capítulos, o mangá, que mostrava um pouco dos bastidores da revista de forma bem-humorada e continha entrevistas com autores dos mangás do plantel atual, até conseguiu durar mais de um ano. Mas dificilmente ia resistir por mais tempo. Não descarto que a Shonen Sunday lance outro gag mangá curto pra ficar em seu lugar.

Estiveram ausentes nessa edição dois mangás que estrearam no ano passado: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari e Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru. Ambas as obras se encontram em situação estável na revista e devem voltar a ser publicadas normalmente na próxima edição, assim como Saike Mata Shite Mo, que voltará de sua breve pausa na próxima edição. Três mangás seguem em hiato sem nenhuma previsão de retorno: Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko. Desses três, apenas Gin no Saji deve retornar a ter capítulos lançados.

Página Colorida de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake

A primeira colocação ficou para o mangá de futebol Be Blues! - Ao ni Nare. Be Blues!, que tem mais de trezentos capítulos publicados, continua apresentando um rendimento satisfatório para os padrões dos mangás que a revista publica atualmente. Fica a torcida para que ganhe uma adaptação em anime futuramente. O mesmo vale para Komi-san wa、Komyushou Desu。, segundo colocado da edição e que também apresenta um rendimento promissor, de pelo menos 100 mil cópias em média vendidas por volume. E esse nível de vendas aos poucos parece aumentar. Acredito que poderemos ver um anúncio de adaptação animada de Komi-san entre 2018 e 2019.

O terceiro lugar ficou para o grande pilar Detective Conan, que deve ficar ausente nas próximas edições. Desde 2015 o mangá não entrava em hiato... mas acredito que a obra não ficará ausente por muito tempo. Até dezembro, no máximo, acredito que Conan esteja de volta às suas publicações habituais. Em quarto lugar ficou Dagashi Kashi, que segue como um dos mangás mais rentáveis da revista, com volumes vendendo em média 200 mil cópias por volume e com a segunda temporada do anime confirmada. Dagashi Kashi é uma obra que segue chamando a atenção na revista e deve permanecer assim por um bom tempo.

A quinta posição vai para Tenshi to Akuto!!, obra que mantém uma boa recepção e o respaldo dos editores, embora suas vendas de volumes sejam razoáveis a um nível que não chega a ser fantástico. Mas pra Sunday, tá de bom tamanho, não é mesmo? A sexta colocação, por sua vez, ficou para Hatsukoi Zombie, que segue pegando posições mais altas na ordem de leitura do que pegava entre o fim de 2015 e o fim do primeiro semestre de 2017. Os editores parecem estar empolgados com a recepção do mangá para dar um pouco mais de destaque e não variar suas posições com tanta frequência. As vendas de volumes de Zombie, assim como as de Tenshi to Akuto!!, são satisfatórias.

O novato Shinobino ficou com o sétimo lugar. É uma posição boa, mas a situação de Shinobino ainda está se desenhando. É preciso esperar ainda para saber se a obra vai se estabilizar ou vai seguir o triste rumo do cancelamento. Na oitava posição está Kyoukai no Rinne, que se aproxima cada vez mais da marca de quatrocentos capítulos lançados. Rinne não chega a ser uma obra com vendas de volume impressionantes, mas seu anime é um sucesso de audiência e o mangá tem bastante apoio de editores e leitores.

Página Colorida de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake

Na nona colocação quem repousa é Maou-jou de Oyasumi, o gag mangá da princesa dorminhoca. Apesar de seu destaque ter sido relativamente reduzido recentemente, a obra segue em situação tranquila na line-up e, inclusive, deve ganhar página colorida na edição 47. A princesa continuará aprontando bastante e um bom tempo no Castelo do Rei Demônio para obter uma boa noite de sono, para desespero dos habitantes do local. Quem fecha o Top 10 da vez é o mangá de beisebol Major 2nd, que na próxima edição receberá a capa e as páginas coloridas de abertura. Major 2nd atualmente é um dos mangás com melhores níveis de venda de volumes de todo o plantel, rendendo pelo menos 250 mil cópias vendidas por cada volume.

O décimo primeiro lugar ficou com K・O・I - King of Idol, novato cujo primeiro volume apresentou um nível satisfatório de vendas, o que deve garantir sua permanência caso não tenhamos nenhuma surpresa negativa. Já a décima segunda posição ficou para o veterano Zettai Karen Children, que está perto da incrível marca de quinhentos capítulos publicados. Zettai está em seu arco final e suas chances de ser finalizado em 2018 (por vontade do autor) são grandes. As vendas de Zettai não são impressionantes mas são boas para os padrões da revista, ainda mais considerando o desgaste do tempo consideravelmente longo de publicação.

A décima terceira colocação foi para Maiko-san chi no Makanai-san, após ter ficado ranqueado em segundo lugar na edição anterior. Maiko-san tem vendas satisfatórias e uma boa satisfação. Acredito que a obra será mantida por um bom tempo na revista, sem riscos grandes de cancelamento. E após ter ganho as páginas coloridas de abertura da edição 44, Souboutei Kowasu Beshi despenca de posições na ordem de leitura (assim como Maiko-san) e fica ranqueado no décimo quarto lugar, na porta do bottom. Mas a situação de Souboutei é bastante confortável, com a ótima média de pelo menos 100 mil cópias por volume.

Página Colorida de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake

As surpresas negativas da edição ficam para Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que abre o bottom na décima quinta colocação, e para Magi ~ Labyrinth of Magic, que pegou a décima sexta posição e terá seu último capítulo lançado na próxima edição. No caso de Hoankan Evans, uns do novatos de 2017, a situação não chega a ser preocupante. As vendas do primeiro volume se mostraram razoáveis e satisfatórias o bastante para a obra ser mantida. Não duvido que na próxima edição Hoankan Evans pegue uma posição alta na ordem de leitura. No caso de Magi, no entanto, chega a ser peculiar ver a obra recebendo ranqueamentos baixos na ordem de leitura bem na reta final. Mas é compreensível, afinal a obra vai se despedir e sua rentabilidade, que já estava diminuindo bastante, não será mais tão impressionante. Bem, na próxima edição vamos nos despedir melhor de Magi, afinal é melhor se despedir vendo a obra ganhar a capa e as páginas coloridas de abertura, não é mesmo?

Nas últimas três posições entre os mangás ranqueados estão Inseki Shoujo -Meteorgirl- (décimo sétimo lugar), Tenshou no Quadrable (décimo oitavo lugar) e Daiku no Hatou (décimo nono lugar). Esses três novatos definitivamente estão em uma situação muito delicada e o risco de cancelamento é iminente. O fim das obras é apenas questão de tempo, ainda mais porque pelo menos duas estreias devem acontecer em breve.


ANÚNCIOS DE ESTREIA

As informações que trago a seguir foram trazidas pelo leitor Lyn nos comentários da análise da TOC #44 da Weekly Shonen Sunday (2017). Muito obrigado, Lyn.

A Weekly Shonen Sunday anunciou recentemente que um mangá (de nome ainda não revelado) de autoria de Norihiro Yagi (também responsável por Angel Densetsu e Claymore) estreará em breve. Maiores detalhes como a data de estreia ou o design de alguns personagens ainda não foram especificados ou revelados.

O segundo estreante (que também não tem edição de estreia confirmada) é Tantei Nemo to Nanatsu no Satsujin Misshits, que terá a autoria de Kyouchi Nanatsuki (ARMS, Area D: Inou Ryouiki) e Teppei Sugiyama. O título, em inglês, significa "Nemo the Detective and the Secret Room of Seven Murders" (em tradução livre, "O Detetive Nemo e a Sala Secreta dos Sete Assassinos"). Diferente do novo mangá do autor de Claymore, Tantei Nemo recebeu uma página com um design prévio do personaegm principal.



SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto do fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Kyoukai no Rinne, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, K・O・I - King of Idol, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização:  Shinobino
Em Risco de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, Tenshou no Quadrable
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Finalizado Nessa Edição: Sunday Hikagaku Kenkujou
Finaliza Na Próxima Edição: Magi ~ The Labyrinth of Magic


Bem, pessoal, assim se encerra a análise da edição #45 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'