domingo, 19 de novembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #51 (Ano 2017).


Andar sobre as águas.

Você acredita que pode andar sobre as águas? Bem, em uma TOC doida Boku-tachi wa Benkyou acreditou e conseguiu conquistar o seu milagre personal. Porém, a série de comédia não foi a única a conseguir resultados surpreendentes (positivamente e negativa) nessa semana. Por isso, não é o momento de perder mais nenhum segundo com uma introdução, e vamos analisar uma das TOCs mais diversificadas desse ano.

TOC Weekly Shounen Jump #51 (20/11/2017)
Kimetsu no Yaiba c87 (Página Colorida de Abertura)
01 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c40
02 - Haikyuu!! c279
03 - Dr. Stone c36
04 - Saiki Kusuo no Sainan c268
05 - Black Clover c134
06 - Hinomaru Zumou c170
07 - Yuragi-sou no Yuuna-san c88
Yakusoku no Neverland c64 (Página Colorida)
08 - Boku no Hero Academia c160
Golem Hearts c04
Tomatoypoo no Lycopene c07-1 (Pré-Rank)
Boruto: Naruto Next Generations c18 (Capa e Página Colorida)
Full Drive c05
Shudan! c23 (Página Colorida, Fim do Arco)
09 - Robot×Laserbeam c34
10 - Gintama c660
11 - Cross Account c22
12 - Spring Weapon No.1 c54
13 - Shokugeki no Souma c240
Tomatoypoo no Lycopene c07-2
Ausentes: One Piece c886, Hunter x Hunter c371 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato).

Prévia da Weekly Shōnen Jump #52 (27/11/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE (101 Luffy's)
Página Colorida: Robot×Laserbeam e Hinomaru Zumou.

Começando pelos mangás não ranqueados, essa edição tivemos capa para BORUTO, mas página colorida de abertura para Kimetsu no Yaiba. Já aconteceu algumas vezes isto, e parece que vão fazer essa estratégia de capa e página colorida para mangás diversos, toda vez que BORUTO ser a capa da revista. Também tivemos nessa mesma edição página colorida para Yakusoku no Neverland e para o nosso querido Shudan! que terminou o seu arco e próxima semana iremos confirmar se acontecerá um time-skip ou não. De qualquer modo não pensem que essa página colorida seja uma boa notícia, a série será cancelada na próxima leva (90% de certeza).

Em primeiro lugar na TOC tivemos uma grandíssima e simpática surpresa, Boku-tachi wa Benkyou conquistou pela primeira vez em sua estadia na revista, a primeira colocação na TOC. Um milagre para uma série que não vem de um gênero (comédia romantica) muito popular, e que, mesmo sendo um sucesso, não podemos dizer que tem números de vendas realmente impressivos. Isso demonstra um ponto, muito importante para o futuro da série: os editores acreditam no potencial de Boku-tachi (sejamos sinceros, isso era já óbvio, mas essa é a confirmação). E mesmo que a série dificilmente consiga superar o sucesso de seu companheiro de leva, Dr.Stone, após um anime de sucesso, pode acabar se tornando uma obra muito lucrativa a revista, e que principalmente, agrada um público masculino que gosta desse tipo de comédia mais "harem". Boku-tachi wa Benkyou ajuda a revista a ficar mais equilibrada, o que é muito importante. 

Em segundo lugar tivemos Haikyuu!! que voltou a ficar em uma colocação alta. A série de esporte continua sendo a montanha-russa que é normal que seja (já que é uma obra de esporte) e acredito que muito em breve deve ganhar uma capa, já que fazem MUITAS edições que isso não acontece. A última vez que a série recebeu o destaque máximo foi na edição #35, e foi uma capa dividida com outros mangás, que normalmente é pior que receber uma capa solo, mas por serem mangás antigos (Ex: Dr.Slump de Akira estava "atrás" de Haikyuu!!), acabou sendo uma ótima publicidade a série, uma capa que demonstrou que Haikyuu!! é o segundo pilar da revista - para mim foi uma capa compartilhada que acabou tendo um valor comercial e simbolo maior que uma capa solo. De qualquer modo já faz mais de 15 edições, e está na hora da série receber uma nova capa. Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone, que semana após semana continua nas primeiras cinco posições. 

Em quarto lugar tivemos o pulo do gato da estrela de cinema, PSI Kusuo Saiki, a série essa voltou a ficar entre os primeiros colocados, e talvez reste também na próxima semana, contudo, entre duas semanas já deve voltar para a a zona intermediária. Em quinto lugar tivemos Black Clover que continua sua saga de tentar convencer os "haters" que é uma boa série. Black Clover sempre foi uma a série polêmica e que dividiu opiniões. o problema é que quando a série estreou, poucas pessoas a acompanhavam, por isso essa briga era bem contida. Quando o anime estreou muitas pessoas já a conheciam e isso trouxe um "hype" enorme em cima da série. A reação do público novo, foi de certo modo, igual aquele no início do mangá (a chuva de hate), mas por agora a série está muito mais nos holofotes, essa propaganda negativa está surgindo ainda mais efeito.

PS: A série ser imediatamente lançada pela ScansProject e traduzida de maneira fantástica pela BladeScans ajudou a popularizar no Brasil já no começo, mas não chega nem perto do destaque que tem agora.

Em sexto lugar tivemos Hinomaru Zumou que na próxima semana receberá uma página colorida. A série continua bem estável na revista, e como comentei semana passada: concordo nos editores deixarem a série na zona intermediária (já que não prentende cancela-la) e dar esporadicamente algumas páginas coloridas para o mangá, como fará próxima semana. Hinomaru Zumou nunca será um sucesso, e mesmo eu sendo a favor do seu cancelamento (por esse motivo, e não por sua qualidade, que não posso julgar, já que nem leio mais a série - e quando eu lia, eu sinceramente gostava do que era apresentado -), a sua sobrevivência ainda não é revoltante. Se cancelarem uma série como Shokugeki no Souma, ao invés de Hinomaru Zumou, aí sim seria realmente chocante. Em sétimo lugar tivemos nosso querido Yuragi-Sou no Yuuna-San que está esperando sua capa de aniversário para provavelmente revelar todas as informações possíveis sobre o seu anime (data de estréia e estúdio responsável).

Em oitavo lugar tivemos Boku no Hero Academia que voltou para a zona intermediária. Tudo bem, tudo bem, começa a ser um pouco irritante essa "decisão" do novo editor chefe de ignorar a existência da série. O editor obviamente continua utilizando a estratégia de realçar os novatos, que para mim é acertada, mas para mim deveriam dar um pouco mais destaque para Boku no Hero, que ultimamente está sendo "esquecido". Eu não digo da série estar sempre nas primeiras colocações, como acontecia a um ano atrás, mas pelo menos, estar entre os primeiros lugares mais frequentemente que atualmente. Mesmo nós (e boa parte dos japoneses) sabendo que o ranking não significa o resultado da votação, ver uma série entre os primeiros ainda dá um grande impacto, pois demonstra que ela é um mangá importante para os editores e para as vendas da WSJ. Em nono lugar tivemos Robot x Laserbeam que na próxima semana, finalmente irá receber uma nova página colorida.

Em décimo lugar tivemos Gintama, que eu aposto 10 reais que irá terminar em fevereiro - ainda penso que a revista precise encontrar uma comédia que tenha o apelo que Gintama tem. Ansatsu Kyoushitsu conseguia ocupar essa vaga, mas acabou muito mais cedo que o imaginável - quem sabe uma possível nova série do autor não estreie em Fevereiro e venha ocupar essa vaga de "comédia B-Shounen" de Gintama.. Logo após na décima primeira colocação tivemos Cross Account que esse sim, com certeza será encerrado na próxima leva (que provavelmente estreia em Fevereiro). E em décimo segundo lugar tivemos Spring Weapon Number One que essa semana pegou uma posição péssima, mas isso não significa que os editores decidiram de uma vez por todas cancelar a série, provavelmente ainda estão em dúvida, e se decidirão somente no mês próximo (e saberemos só em fevereiro quando a nova leva estrear).

Em último lugar tivemos Shokugeki no Souma que pegou uma colocação realmente ruim. Não é a primeira vez que o mangá fica na última colocação, e já vimos anteriormente a série voltar a se recuperar desses períodos ruins - como expliquei na semana passada, Shokugeki no Souma passa por fases, a fase atual é estar na parte inferior da TOC, mas espero que muito em breve volte a ficar na parte superior - Shokugeki no Souma pode não ter mais o impacto de antigamente, mas continua sendo uma das principais séries da revista, e deve ainda atrair muitos leitores. Eu não consigo ver motivos para os editores decidirem cancelar a série, enquanto mangás como Hinomaru Zumou e Spring Weapon Number One ainda sobrevivem na revista.

Regras da Sessão dos Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'