sábado, 9 de dezembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #02-03 (Ano 2018).


Natal ruim para Full Drive.

Em clima de natal vamos analisar mais uma TOC da revista. Nessa semana tivemos uma edição muito interessante, dominada pelos novatos (como vem acontecendo em quase todas as edições da revista), notícias externas que mudam a situação de séries como: Boku no Hero Academia, Haikyuu!! e Black Clover. O primeiro ranking de Full Drive, e muitas outras coisas, por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #02-03 (11/12/2017)
Capa: WSJ Heroes
Boku no Hero Academia 163 (Página Colorida de Abertura, Resultado do Terceiro Concurso de Popularidade)
01 - One Piece c888
02 - Kimetsu no Yaiba c90
03 - Dr. Stone c39
Yakusoku no Neverland c67 (Página Colorida)
04 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c43
05 - Gintama c663
06 - Black Clover c137
07 - Saiki Kusuo no Sainan c270
Part Threes (Página Colorida, One Shot)
08 - Hinomaru Zumou c173
Robot×Laserbeam c37 (Página Colorida)

09 - Haikyuu!! c282
10 - Yuragi-sou no Yuuna-san c91
Golem Hearts (Pré-Rank, Capítulo 07)
11 - Spring Weapon Number One c57
12 - Shokugeki no Souma c243
13 - Full Drive c08 (Primeiro Rank)
14 - Shoodan! c26
15 - Cross Account c25
Tomatoypoo no Lycopene c10

Prévia da Weekly Shonen Jump #04-05 (25/12/2015)
Capa: Jump Heroes
Página Colorida de Abertura: Dr. Stone
Página Colorida: Black Clover, Boruto


Começando pelos mangás não ranqueados tivemos como capa, o nosso querido Boku no Hero Academia, que também divulgou o terceiro concurso de popularidade. O vencedor, pelo segundo ano consecutivo, foi Bakugou que é realmente muito amado pelos japoneses. É interessante ver como certos perfis de personagens fazem mais sucesso entre os japoneses que os ocidentais. Contudo, como aqui no ocidente, no Japão tem muitas pessoas que odeiam o personagem, por isso essa primeira colocação sempre será um pouco polêmica (como Sasuke em primeiro ou segundo nos de Naruto sempre foi polêmico). Também tivemos página colorida para Yakusoku no Neverland e Robot x Laserbeam.

Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que continua variando entre a primeira colocação e a segunda colocação, mas sabemos que sua verdadeira colocação é a primeira colocação eterna. A série é o grande pilar da revista, inclusive vemos isso em todas as capas das edições "grupais" - Luffy (ONE PIECE em geral) é sempre o principal destaque. Em segundo lugar tivemos Kimestsu no Yaiba que continua sua sequência de boas colocações, o que comprova que os editores estão colocando a série entre os primeiros, pois acreditam que essa sequência de capítulos pode atrair novos leitores ao mangá. Quando essa sequência tiver terminado, a série não irá ir para os últimos colocados, como acontece com Souma, a série deve ficar na zona intermediária, dando seus pulos no TOP 5. 

Em terceiro lugar tivemos que na próxima semana receberá uma página colorida de abertura, Dr.Stone. Normalmente os editores dão aos pilares da revista tal "presente", porém como Haikyuu!! e ONE PIECE receberam a muito pouco tempo a capa, os editores decidiram dar à um outro mangá tal regalia. O escolhido mais óbvio deveria ser Shokugeki no Souma (que poderia também comemorar seu aniversário), contudo acredito que os editores querem dar uma capa para a série para comemorar os seus cinco anos (que deve acontecer na edição #06 e #07). Black Clover recebeu a pouco tempo, assim sobrou somente para Yakusoku no Neverland e Dr.Stone, por algum motivo, escolheram Dr.Stone (talvez os editores estão apostando mais na série atualmente). Em quarto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou que no primeiro dia de vendas, superou Dr.Stone e Robot x Laserbeam, o que pode significar uma coisa espetacular, mas irei esperar o resultado da primeira semana para opinar. 

Em quinto lugar tivemos Gintama que ultimamente vem recebendo boas colocações, o que reforça a teoria que a série está preste a ser encerrada: acontece de séries veteranas voltar a pegar boas colocações nos seus últimos capítulos (não em todos os últimos capítulos, mas nos mais importantes). Vimos até Bleach conseguindo boas colocações nesses momentos finais, e agora estamos vendo o mesmo acontecer com Gintama. Existe chances reais de Gintama terminar naturalmente e Hunter x Hunter entrar no lugar. Teremos a resposta muito em breve.

Em sexto lugar tivemos Black Clover que próxima semana receberá uma bela página colorida e para alegria geral da nação receberá um jogo para PC e PS4, que levando em conta que as batalhas do mangá já são muito boas, tem um potencial de ser um grande jogo. Foi postado um dado com sobre o aumento das vendas do primeiro volume, um ótimo dado que dá esperanças para os leitores da série, e me deixou muito animado sobre um possível sucesso da série: mas analisando o dado, ela mostra só os 20 PRIMEIROS DIAS DE VENDAS PÓS-ANIME, por isso temos dados da reação do público aos quatro primeiros episódios, e não sucessivo. As vendas dos meses de novembro e dezembro não foram mostradas. Além disso é necessário sempre ver se o boost continua ao longo dos volumes, para ver o público continua a comprar o mangá após o primeiro volume. De qualquer modo a resposta se as vendas aumentaram ou não, com as vendas do novo volume, por isso muito em breve.

Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que continua variando entre a zona intermediária e as cinco primeiras colocações. Com o encerramento de Gintama, a série se torna a comédia mais forte na revista (que ultimamente vem pecando muito nesse quesito) e deve receber ainda mais atenção dos editores. Em oitavo lugar tivemos Hinomaru Zumou que continua estável na revista. Em nono lugar tivemos Haikyuu!!, que talvez tenha perdido o lugar de segundo pilar da revista para Boku no Hero Academia. Como vendas de volumes, Haikyuu!! ainda vende mais que Boku no Hero Academia, mesmo que a série B-Shounen teve um ano de 2017 melhor (já que vendeu mais volumes antigos). A questão é: com Hero ganhando tanto destaque comercial, jogos bem produzidos, colaborações, provavelmente um filme, podemos mesmo considerar Haikyuu!! como uma série mais comercialmente vantajosa? Acredito que não. Boku no Hero Academia, atualmente, é o segundo pilar da revista, com Haikyuu!! em terceiro. 

Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que está em sua posição "normal", e acredito que mesmo se o anime for um sucesso gigantesco e a série virar patromonio cultural do japão, continuará sendo classificado em posições medianas por causa do seu estilo. Eu sei, assim que lançar o anime a série pegará ótimas posições, é normal, contudo assim que os seis primeiros episódios forem televisionados, a série voltará a zona intermediária. Logo após tivemos Spring Weapon Number One que pode realmente sobreviver por mais uma leva. Estou começando a torcer para a série completar dois anos sambando na cara das inimigas. E logo paós, na décima segunda colocação tivemos Shokugeki no Souma que continua nessa fase de posições ruins e teve que se amargurar com mais um Bottom 5.

Em décimo terceiro lugar tivemos Full Drive que conquistou seu primeiro ranking e foi simplesmente terrível. A série provavelmente será cancelada, para a tristeza de alguns, mas as esperanças ainda não morreram, Full Drive pode ter uma melhora milagrosa e acabar sendo salvo, se por algum motivos, os próximos capítulos conseguiram convencer os leitores da revista. Como comentei nas primeiras impressões sobre a série, lançar um novo mangá na WSJ atual é muito complicado, já que temos muitas séries de sucesso, assim uma série novata deve ser MUITO boa para roubar os votos de Kimetsu no Yaiba, Dr.Stone, Robot x Laserbeam ou Yakusoku no Neverland. Full Drive parece que não conseguiu. Nas duas últimas colocações tivemos respectivamente Shoodan! (ou Shuudan!) e Cross Account, os dois mangás devem ser cancelados entre a edição #07 e #10 do ano de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'