domingo, 31 de dezembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #06 (Ano 2018).


Sumô na TV!


A última TOC de 2017 foi lançada e tivemos um grande presente de ano novo: o anúncio do anime de Hinomaru Zumou. Por isso reservei alguns paragráfos da análise para comentar sobre essa fantástica notícia. Além desse anúncio, tivemos também uma TOC interessante, com um cancelamento de Shoodan! e outros acontecimentos e posições importantes. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #06 (04/01/2018)
One Piece c890 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Dr. Stone c41
02 - Yakusoku no Neverland c69
03 - Black Clover c139
04 - Boku no Hero Academia c165
Kimetsu no Yaiba c92 (Página Colorida)
05 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c45
06 - Shokugeki no Soma c245
E no Genten (One-Shot de Naoshi Komi, Página Colorida)
07 - Saiki Kusuo no Sainan c272
08 - Gintama c665
09 - Haikyuu!! c284
10 - Yuragi-sou no Yuuna-san c92
Hinomaru Zumou c175 (ANÚNCIO DO ANIME, Página Colorida)
11 - Robot×Laserbeam c39
12 - Spring Weapon Number One c59
13 - Shoodan! c28 (FIM)
14 - Cross Account c27
15 - Golem Hearts c09 (23 págs)
16 - Full Drive c10
Tomatoypoo no Lycopene c12
Ausentes: Boruto c20 (Mensal), World Trigger c165 (Hiato), Hunter x Hunter c371 (Hiato)

TOC Weekly Shonen Jump #07 (15/01/2018)
Capa e Página Colorida: Bozebeats (NOVA SÉRIE)
Página Colorida: Saiki Kusuo no Sainan, Hinomaru Zumou

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos capa e página colorida de abertura para ONE PIECE, que continua soberano na revista (frase mais dita no Analyse It em 2017). Também tivemos página colorida para Kimetsu no Yaiba e para Hinomaru Zumou, que anunciou o seu anime (e irei comentar no paragráfo logo abaixo sobre o seu anime). Também tivemos o One Shot de Naoshi Komi, autor de Nisekoi, chamado: E no Genten. É o primeiro mangá sobre e-sport (no caso de jogo de luta) na WSJ. É uma ideia interessante, que pode juntar esporte com B-Shounen.

Sobre o anime de Hinomaru Zumou, podemos considerar isso uma ótima notícia, mesmo que seja uma situação muito arriscada para a série. Primeiro, vamos comentar o anúncio: os editores não parecem estar acreditando muito no sucesso desse anime, pois, primeiramente os editores poderiam anunciar esse anime na Jump Fiesta, contudo preferiram anuncia-lo na zona intermediária da revista. Nem se deram ao trabalho de dar uma capa a série, ou pelo menos uma posição alta na TOC. As posições de Kimetsu no Yaiba e Hinomaru Zumou, poderiam ser facilmente invertidas, mas os editores preferiram deixar a série em uma colocação muito baixa.

Mesmo os editores não acreditam muito nesse sucesso, acredito que um pouco de publicidade a série irá receber: constantes páginas coloridas, uma capa de aniversário que explicará melhor sobre o anime e obviamente uma capa no mês que o anime estrear (que deve ser em Junho ou Outubro de 2018). Algumas edições também devem vir com páginas coloridas destinadas ao design do anime (fizeram isso com PSI Kusuo Saiki, devem fazer também com Hinomaru Zumou). Obviamente nada disso será na intensidade de Black Clover ou Boku no Hero Academia, mas os editores de nenhum modo irão ignorar por completo a série.

Um dos motivos pelo qual os editores não podem ignorar por incompleto a série, é que talvez essa seja a ÚLTIMA chance que Hinomaru Zumou tem para se tornar uma série de sucesso. É bem provável, caso o anime fracasse, os editores decidam cancelar a série ou decidam em dar um final precoce. Hinomaru Zumou recebeu um presente dos deus, mas terá que aproveita-lo para conseguir sobreviver na revista pelos próximos três anos. Pelo menos esse anime (sendo um sucesso ou não) vai garantir a presença da série no ano 2018. Ainda não sabemos o estúdio (a informação sobre ser a IG Production é falsa, mas pode ser o estúdio). Esperamos que seja um ótimo estúdio, mesmo que com essa publicidade baixíssima dos editores, tem o risco de ser um mediocre.

Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone que conquistou o topo do classificação pela primeira vez em 2018 (ONE PIECE já conquistou duas vezes e Yakusoku no Neverlando uma). É cada vez mais comum vermos Dr.Stone em primeiro lugar, mesmo sendo dos três novatos, aquele que menos vende. É bem provável que isso aconteça, pois a popularidade interna da série é altíssima. È bem provável que Dr.Stone se torna a segunda série com mais primeiras colocações em 2018. Outra série que pode conseguir esse títolo, é Yakusoku no Neverland, que pode também receber um anime muito em breve. A WSJ colocou no site de Yakusoku no Neverland uma estranha contagem regressiva, por isso é quase certo que algo importante relacionado a série será revelada. O que pode ser? Bem, teremos a resposta daqui a 4 dias.

Em terceiro lugar tivemos Black Clover que não parece ter tido um grande aumento em suas vendas. Pelo que tudo indica, a vendas dos novos volumes aumentaram de somente 20-30 mil unidades. Isso poderia ser previsto pelas vendas baixas dos volumes antigos (tiveram um aumento, mas bem baixo comparado a algumas outras séries, como Boku no Hero Academia. Além diso, os volumes que aumentaram de vendas foram o primeiro ao terceiro, os leitores novos, por algum motivo pararam de comprar a série após o terceiro volume). Black Clover mesmo assim não corre risco de cancelamento, pois suas vendas continuam boas. Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia que voltou a ter uma posição relativamente boa, mas ainda é cedo para dizer se os editores estão voltando a classificar a série entre os primeiros colocados ou só foi uma posição temporária.

Em quinto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que como está aumentando gradualmente suas vendas (a previsão é que supere Robot x Laserbeam em dois volumes. Dr.Stone já foi superado), os editores vem classificando a série em posições mais altas. É bem provável que Boku-tachi se torne, após o anime, o novo Nisekoi da revista. Em sexto lugar tivemos Shokugeki no Souma, que como Boku no Hero Academia, nessa semana teve uma colocação mais alta que suas precedentes, contudo, não foi o suficiente para alcançar o TOP 5. Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que na próxima semana receberá uma página colorida. Os editores podem aproveitar esse momento para trazer novas informações sobre a segunda temporada do anime ou mesmo comemorar a bilheteria do filme, que por mais que não seja alta, é um bom resultado para uma série que vende menos de 150 mil cópias por volume.

Em oitavo lugar tivemos Gintama que não deve terminar nessa leva (mesmo que ainda exista uma pequena possibilidade). Prever o encerramento de uma série é sempre uma tarefa muito complicada, pois os autores só dão sinais que a série está terminando nos últimos cinco capítulos (algumas somente no penúltimo capítulo). Em nono lugar tivemos Haikyuu!! que essa semana ficou em colocação mais medíocre, mas como já expliquei muitas vezes, é normal séries de esporte serem uma montanha russa. A série continua sendo um dos pilares da revista (juntamente com ONE PIECE e Boku no Hero Academia). Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que diferente de Hinomaru Zumou, recebeu um anúncio digno de uma série da Shonen Jump. O motivo de Yuragi-Sou no Yuuna-San receber tal previlégio e Hinomaru Zumou não é bem simples: A série ecchi vende 5 vezes mais.

Em décimo primeiro lugar tivemos Robot x Laserbeam que está na sua zona perto dos últimos colocados, mas os editores querem mesmo classificar a série nessa colocação, por dois possíveis motivos; O primeiro é o mais provável, a até vende bem, mas sua popularidade interna não é assim tão alta. O outro motivo, menos provável, mas possível, é que os editores querem deixar a revista mais equilibrada, assim colocam uma série popular entre os últimos. Em décimo segundo lugar tivemos Spring Weapon Number One que parece que vai continuar sobrevivendo na revista, para a alegria geral da nação. Rumo aos dois anos de vida. Em décimo terceiro lugar tivemos Shoodan! que foi cancelado nessa edição. A série acabou não dando certo e teve vendas ruins (pior que Cross Account). Porém, acredito que o autor pode acabar tendo uma outra possibilidade na revista. Quem sabe dessa vez se mantém no seguro e não lança uma série de romance.

Em décimo quarto lugar tivemos Cross Account que deve será cancelado nas próximas duas edições. Existe uma pequena possibilidade da série conseguir salvar, mas é realmente pequena e irreal. O mesmo vale para os últimos dois colocados, que podem não ser cancelados nessa nova leva (mesmo existindo também essa possibilidade), mas não sobreviverão mais de 6 meses na revista. Os editores estão colocando Full Drive e Golem Hearts abaixo de Cross Account e Shoodan! justamente para deixar claro que as duas séries estão canceladas e que eles estão já planejando as duas séries que irão substituir esses dois mangás. Espero que vejamos o autor de SKET Dance retornando a revista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'