terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #02 (Ano 2018).


Por Um Ano Melhor

escrito por Diego Felipe

É, galera, de certa forma o ano editorial de 2018 já começou pegando mais fogo que o de 2017, quando tivemos apenas uma estreia durante muito tempo antes da leva de seis mangás. Dessa vez temos 4 estreias nas primeiras três edições do ano editorial, além de duas obras já encaminhadas de autores veteranos.

Sobre a demora para postar a análise... bem, venho enfrentando contratempos recentemente devido ao fim do ano, mas espero que as coisas melhorem em breve. Enfim, sem mais delongas, boa leitura. O índice da edição está abaixo.

TOC Weekly Shonen Sunday #02 (2018):
Soukyuu no Ariadne (Capa, Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá por Norihiro Yagi) (capítulo 01)
01. Hatsukoi Zombie (capítulo 105)
02. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 34)
03. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 80)
Amano Megumi wa Suki Darake! (Página Colorida) (capítulo 102)
Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (Pré-Rank) (capítulo 02)
04. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 115)
05. Major 2nd (capítulo 120)
Dagashi Kashi (Página Colorida) (capítulo 170)
06. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 70)
07. Tenshi to Akuto!! (capítulo 144)
08. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 82)
09. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 47)
10. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 315)
11. K・O・I - King of Idol (capítulo 27)
12. Kyoukai no Rinne (capítulo 397)
13. Shinobino (capítulo 21)
14. Zettai Karen Children (capítulo 489)
15. Daiku no Hatou (capítulo 31)
16. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 (capítulo 82)
17. Saike Mata Shite Mo (capítulo 101)
18. Tenshou no Quadrable (capítulo 34)
19. Inseki Shoujo -Meteor Girl- (capítulo 29)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 22)
Tokachi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 02)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1007)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)


TOC Weekly Shonen Sunday #03-04 (2018):
Página Colorida de AberturaNovo Mangá: Mari Grave (por Hidenori Yamaji, autor de Atlantid)
- Páginas Coloridas: Soukyuu no Ariadne, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Kyoukai no Rinne (último capítulo)
- Mangá Mensal: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #07 (2018):
Fim: Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOCs indefinidas (2018):
Novos Mangás: obras intituladas de Kenjirou Hata (autor de Hayate no Gotoku! e Ad Astra Per Aspera) e Shun Matsuena (autor de Shijou Saikyou no Deshi Kenichi e Tokiwa Kitareri!!)


A estreia da vez foi Soukyuu no Ariadne, de Norihiro Yagi, mesmo autor de Claymore. Soukyuu é uma das grandes apostas da Shonen Sunday para 2018 e fica a torcida para que a obra vingue e alcance um rendimento pelo menos satisfatório. Se sua média for de 100 mil cópias por volume, já superaria o rendimento de muitos novatos estáveis de 2017. As outras páginas coloridas foram para Amano Megumi wa Suki Darake! (que ganhou página colorida na edição retrasada e volta a ganhar destaque em pouco tempo) e Dagashi Kashi (que está firme e forte na revista e no aguardo da segunda temporada de seu anime).

Os mangás Youkai Giga e Tokachi Hitoribocchi Nouen (este ainda em seu 2º capítulo) pegam a penúltima e a última posição da ordem de leitura, respectivamente. Youkai fica em penúltimo na ordem de leitura frequentemente e Tokachi também deve ficar constantemente em último na ordem de leitura. Por isso ambos não são ranqueados. Já o novato Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu passará a ser ranqueado no lançamento de seu oitavo capítulo (atualmente está no segundo capítulo).

O grande pilar Detective Conan teve uma pausa em seu hiato na primeira edição do ano editorial de 2018 (ou seja, a edição passada), mas voltou a ficar de fora da Weekly Shonen Sunday nessa edição #02. E pelo visto o hiato de Conan deve persistir nas próximas edições. Outros três mangás seguem em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko. Dos três, só Gin no Saji deve voltar eventualmente, enquanto os demais talvez nunca mais tenham capítulos lançados. Ryoko é praticamente um novato mal-sucedido e cancelado.

Página Colorida de Abertura: Soukyuu no Ariadne

E em primeiro lugar temos uma bela surpresa positiva, com a presença de nada mais nada menos que... Hatsukoi Zombie. Após dois anos e dois meses de publicação, enfim Zombie ocupa o primeiro lugar dos ranqueados de uma TOC pela primeira vez. A trajetória do mangá inicialmente não foi das mais fáceis, mas aos poucos Zombie foi conseguindo se firmar, ganhar os leitores e até o apoio dos editores. Atualmente Zombie segue firme com seu desenvolvimento, sem riscos de cancelamento.

A segunda posição foi para Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que pelo visto passará a ter alguns arcos. Trata-se de uma obra que vai conseguindo se assegurar na revista não só a curto mas também a médio prazo, com alguns enredos mais emocionantes podendo aparecer. Mas enquanto Hoankan Evans apela para algo mais emocionante, Maou-jou de Oyasumi continua colhendo os frutos da estabilidade com sua princesa dorminhoca e não muito bondosa. Na terceira posição da vez, Maou-jou continua em situação tranquila.

A quarta colocação foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。 , que continua em situação segura na revista. Komi-san segue em alta na line-up, mesmo tendo seu destaque reduzido ultimamente. Essa redução de destaque não é mal sinal, é apenas um foco maior em obras que precisam de mais destaque para melhorar o rendimento. Não é o que vemos com mangás como Komi-san, Major 2nd, Souboutei e (principalmente) Detective Conan.

Página Colorida de Abertura: Soukyuu no Ariadne

Em quinto ficou Major 2nd, que tem a chance de ouro de expandir seu rendimento comercial com o anime a ser lançado em 2018. Fica a torcida de que esse novo ano editorial seja bom não só para expandir o rendimento das obras que já estão firmes, como também para encontrar outras obras que podem render futuramente. Isso é o que se espera de todo ano, na verdade, mas espero que 2018 seja melhor que 2017. Depois de ter ficado ausente na edição anterior, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari pega a sexta posição. Aozakura continua com um rendimento satisfatório e sendo bem-recebido internamente, estando em situação segura mesmo a médio prazo (e a longo prazo a obra tem boas chances de se garantir).

O sétimo lugar foi para Tenshi to Akuto!!, que segue numa situação bem tranquila, com um rendimento satisfatório e com uma boa recepção interna. Tenshi não corre riscos de cancelamento e deve durar por um bom tempo se essa for a vontade do autor. Já a oitava colocação foi para Souboutei Kowasu Beshi. Se Komi-san teve seu destaque reduzido, Souboutei sofreu uma redução ainda maior. Porém as vendas de volumes de Souboutei ainda ultrapassam a média de 100 mil cópias por volume. Como disse acima, é provável que os editores prefiram destacar obras com potencial e que precisam de um empurrãozinho para melhorar o rendimento.

Em nono, quem aparece é Maiko-san chi no Makanai-san. O primeiro novato lançado no ano de 2017 continua apresentando um desempenho suficiente para garantir a obra por um bom tempo de publicação. Não corre risco de cancelamento a médio prazo e talvez não fique em situação tão crítica a longo prazo. Quem fecha o Top 10 é o veterano mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que continua em situação tranquila na Weekly Shonen Sunday, sem risco algum de cancelamento e com um nível de vendas de volumes mais que satisfatório.

Página Colorida: Amano Megumi wa Suki Darake!

Como já é de praxe, K・O・I - King of Idol pegou uma posição satisfatória no índice da vez, ficando novamente no décimo primeiro lugar. K・O・I continua em situação tranquila a médio prazo, mas já se mostra um mangá que não deve gerar grandes rendimentos à editora Shogakukan. Na décima primeira colocação está Kyoukai no Rinne, praticamente em seu fim. Essa é a última vez que Rinne está sendo ranqueado na revista, se as prévias não estiverem erradas. Embora não tenha sido um grande sucesso em vendas de volumes, Rinne rendeu um anime de três temporadas com boa audiência.

O novato Shinobino ficou na medíocre décima terceira posição. A situação de Shinobino vai ficando cada vez mais delicada e não é pequena a chance entrar na lista de "obras a serem canceladas". O veterano Zettai Karen Children aparece na porta do bottom, na décima quarta colocação. Zettai, que tem boas chances de acabar em 2018, continua com um desempenho satisfatório na revista e ganhando destaque dos editores eventualmente, embora seja inegável que esse mangá veterano de um autor mais veterano ainda (o cinquentão Takashi Shiina) está em estado de desgaste. O importante é que a obra está estável na revista e será finalizada naturalmente.

Página Colorida: Dagashi Kashi

Quem abre o bottom da vez, no décimo quinto lugar, é Daiku no Hatou, novato mal-sucedido que até gerou expectativa mas não vingou. Daiku é um dos principais candidatos ao cancelamento nas próximas edições. Na décima sexta posição está Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。, que será finalizado em três edições. Hiiragi-sama até começou com um bom nível de vendas de volumes e com uma boa recepção, mas a obra não conseguiu se destacar e acabou indo parar no limbo do esquecimento dos editores. Ao menos o autor, quase sexagenário, continua com moral na line-up.

A décima sétima colocação foi para Saike Mata Shite Mo, que volta a ser ranqueado no bottom após a comemoração pelo centésimo capítulo lançado na edição anterior. Saike não tem um desempenho fantástico, mas conseguirá se manter na revista por mais um bom tempinho. Os novatos mal-sucedidos Tenshou no Quadrable e Inseki Shoujo -Meteor Girl- ficaram no décimo oitavo e no décimo nono lugares, respectivamente. Com estreias anunciadas para as próximas edições, é questão de tempo para que Quadrable e Inseki Shoujo sejam cancelados e deixem de ser publicados.

SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, K・O・I - King of Idol, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Youkai Giga
- Em Busca de Estabilização: Sokyuu no Ariadone, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu
Em Risco Grande de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo - Meteor Girl, Shinobino, Tenshou no Quadrable
Será Finalizado Naturalmente na Próxima Edição: Kyoukai no RINNE
Será Finalizado em Três Edições: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Futuros Mangás Estreantes (*): Mari Grave, Tokachi Hitoribocchi Nouen, 2 OBRAS INTITULADAS

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #02 da Weekly Shonen Sunday de 2018.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'