sábado, 20 de janeiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #08 (Ano 2018).


Movie Star.


Chegamos já na oitava edição desse ano e os editores lançaram uma outra série muito interessante, ao mesmo tempo que entregaram uma TOC que pode agradar muitos leitores. Essa TOC pode não ter tido grandes surpresas, mas serviu para confermamos algumas suspeitas que estavam crescendo nas últimas semanas. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:

Weekly Shonen Jump #08 (22/01/2018)
Act-Age (Capa e Página Colorida de Abertura, Nova Série de Tatsuya Matsuki e Shiro Usazaki)
01 - Dr. Stone c43
02 - Yakusoku no Neverland c71
Kimetsu no Yaiba c94 (Página Colorida)
03 - Black Clover c141
04 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c47
05 - Boku no Hero Academia c167
06 - Saiki Kusuo no Sainan c274
07 - Hinomaru Zumou c177
08 - Spring Weapon No 1 c61
Boruto: Naruto Next Generations c19 (Mensal)
09 - Shokugeki no Soma c247
Bozebeats c02 (Página Colorida, 25p)
10 - Haikyuu!! c286
11 - Yuragi-sou no Yuuna-san c95
12 - Robot x Laserbeam c41
13 - Gintama c667
14 - Full Drive c12
15 - Golem Hearts c11
Tomatoypoo no Lycopene c14
Ausentes: One Piece c892, Hunter x Hunter c371 e World Trigger c165 (Hiato)

Weekly Shonen Jump #09 (29/01/2018)
Capa e Página Colorida de Abertura: Yakusoku no Neverland
Página Colorida: Hunter x Hunter (Retorno) e Act-Age
Oneshot: Seishun!! Sanae no Daibouken de Yuki Naito
Poster: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a nova série: Act-Age que, como Bozebeats tem uma arte muito interessante e pode acabar agradando muitos leitores da revista. Lembrando que a partir da próxima semana, começarei a lançar as primeiras impressões dessas duas novas séries (que realmento espero que sejam muito boas). Também tivemos algumas páginas coloridas nessa edição: uma para a série novata Bozebeats e outra para o nosso querido Kimetsu no Yaiba. BORUTO não ganhou página colorida e decidi não classificar, pois não tenho nada para comentar sobre a série. 

Em primeiro lugar tivemos Dr. Stone que conquistou pela segunda vez no ano a primeira colocação, assim se igualando a ONE PIECE (que nessa semana, teve sua "habitual" pausa). A série continua sendo um dos principais novatos da revista, mas talvez um dessas duas novas estreias podem ameaçar o reinado de Dr.Stone - Os dois novatos parecem ter uma ótima qualidade -. Em segundo lugar tivemos Yakusoku no Neverland que irá receber capa e página colorida de abertura na próxima semana. O mangá é um grande sucesso em vendas, crítica e recepção interna, por isso merece todo o destaque que está recebendo.

Em terceiro lugar tivemos Black Clover, que mesmo não tenha dito o tão esperado 200 mil bônus em vendas, causado pelo boost do anime, continua sendo uma série que vende muito bem e os editores não devem estar planejando cancela-lo. Black Clover não irá se tornar um pilar da revista com essas vendas, mas já tivemos várias outras séries que conseguiram entrar na história, mesmo não sendo pilares: Gintama e Katekyou Hitman Reborn são dois exemplos. Em quarto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que na próxima semana entregará aos leitores um belíssimo poster. Os editores começaram a entender o apelo comercial que os posters trazem, por isso estão começando a coloca-los praticamente em todas as edições. Uma decisão acertada.

Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que nessa semana conseguiu alcançar os cinco primeiros colocados, mas continua não recebendo as colocações altíssimas que recebia antes da mudança editorial. É importante deixar claro que Boku no Hero Academia NÃO ESTÁ perdendo popularidade e essa nova estratégia da WSJ não está prejudicando o mangá. Outras vezes colocam mangás os seus pilares na zona intermediária, mas não deixa de ser chato não ver Hero disputando constantemente pela primeira colocação. Em sexto lugar tivemos Saiki Kusuo no PSI-nan, que vai receber sua segunda temporada muito em breve, para alegria dos fãs da séries e dos admiradores de um bom mangá de comédia.

Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que está preparando o terreno para o seu anime. Ainda não sabemos o estúdio, mas espero que seja a IG Production, já que produziu animes de esporte de sucesso. A Toei também seria uma ótima opção, já que o estúdio normalmente consegue entregar adaptações de sucesso. Muitos não gostam do estúdio por causa da qualidade da animação, contudo, todos conhecem a minha posição impessoal e "comercial" sobre essa questões: A qualidade da produção não importa, para mim o importante é que se torne um sucesso e acabe aumentando as vendas dos volumes, a popularidade interna da série e as vendas dos gadgets relacionados ao mangá, como aconteceu com World Trigger, Tokyo Ghoul e outras séries de animações de qualidade duvidosa, mas com grande sucesso comercial. A Toei pode entregar animações de qualidade duvidosa, mas conseguem atrair o público. A minha opinião pessoal sobre esse fator é outra, mas não importa nas análises da TOC. Quem sabe, em um texto opinativo.

Em oitavo lugar tivemos Spring Weapon Number One que essa semana deu um grande pulo do gato, que provavelmente serviu para os leitores deixaram claro aos leitores que nessa leva, a série não será cancelada. Pelo que tudo indica, Hunter x Hunter não vai ocupar a vaga de ninguém na revista - nos anos anteriores os editores cancelavam um mangá quando a série retornava e quando ela voltava em hiato, estreavam uma série no posto. Provavelmente, por causa da inconstância da série, os editores devem ter decidido simplesmente aumentar o número de séries na revista era a melhor escolha, já que em poucas semanas a série voltará a estar em hiato. Em nono lugar tivemos Shokugeki no Souma que continua em suas posições intermediárias. 

Em décimo lugar tivemos outra série que está sofrendo muito com a nova estratégia editorial: Haikyuu!!. O mangá antigamente sempre estava entre os primeiros colocados, mas com o novo editor, vem recebendo bem mais posições intermediárias que normal para uma série de esporte. Mesmo assim, como eu já deixei muito claro nas semanas anteriores, Haikyuu!! continua sendo um dos pilares da revista (discutível se é o segundo ou terceiro pilar). Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que continua entre os últimos colocados e essa semana abriu o "Bottom 5" da revista. E na décima segunda colocação tivemos Robot x Laserbeam, que é outro mangá que também é continuamente entre os últimos colocados. 

Gintama ficou na décima terceira colocação e acredito que será encerrado na próxima leva, que deve estrear entre o mês de Abril e Maio (com uma pequena possibilidade de estrear no mês de março). Contudo é muito complicado prever quando uma série irá acabar, por isso pode ser que o autor encontre algum modo de estender ainda mais a história. Em décimo quarto lugar tivemos Full Drive, que com 99.8% será cancelado na próxima leva. E depois na última colocação tivemos a decepção de muitos, Golem Hearts, que com 99.9% será cancelado na próxima leva. Já vimos séries de comédias se recuperarem (normalmente séries de comédias que tinham sido bem recebidas, mas os editores mesmo assim não confiavam no potencial, como era o caso de Samon-Kun wa Summoner). Séries de ação e ainda por cima, mal recepcionadas, nunca vi se recuperar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'