domingo, 11 de fevereiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #11 (Ano 2018).


O amor está no ar.

Escrito por Luís Garrido (Siul)

Com a capa de aniversário de Bokutachi começamos mais uma emocionante jornada pelo índice da maior revista de quadrinhos do mundo. Vamos analisar algumas séries que conseguiram atingir o coração do público e, obviamente, as pobres obras que não tiveram seu amor correspondido.

Weekly Shonen Jump #11 (12/02/2018)
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c50 (Capa, Página Colorida de Abertura e Aniversário de 1 Ano)
01 - Kimetsu no Yaiba c97
02 - One Piece c894
03 - Boku no Hero Academia c170
04 - Black Clover c144
Yuragi-sou no Yuuna-san c98 (Página Colorida)
05 - Yakusoku no Neverland c74
06 - Haikyuu!! c289
07 - Hinomaru Zumou c180
08 - Hunter×Hunter c373
Act-Age c04
***
Dr. Stone c45 (Página Colorida)
09 - Saiki Kusuo no Sainan c277
Bozebeats c05
***
10 - Spring Weapon Number One c64
11 - Gintama c670
12 - Shokugeki no Souma c250
13 - Robot×Laserbeam c44
14 - Golem Hearts c14
15 - Full Drive c15
Tomatoypoo no Lycopene c17
Ausentes: Boruto c21 (Mensal), World Trigger c165 (Hiato)

***Séries novas são classificadas somente após o sétimo capítulo.
c = capítulo

Prévia Weekly Shonen Jump #12 (19/02/2018)
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida Hinomaru Zumou, Yakusoku no Neverland.




Começando os trabalhos com as séries não ranqueadas nesta edição, temos o primeiro ano de Bokutachi sendo comemorado. É interessante que o aniversário dessa comédia romântica coincida com o dia dos namorados, seria esse um planejamento proposital? Ou apenas uma agradável coincidência? A série é com certeza um dos acertos do ano passado, as vendas de seus volumes já conseguiram superar o seu companheiro de leva Dr. Stone e está no caminho para superar Robot x Laserbeam. Sobre a obra em si, é curioso notar que na cronologia do mangá já estamos na metade do terceiro ano deles, então não sei se o autor está almejando uma serialização mais curta, ou talvez que a obra continue com os alunos na faculdade (o que acho um pouco difícil acontecer).
Agraciado com uma página colorida temo Yuuna-san, esse provavelmente será o ano da série brilhar, como preparação para o anime teremos várias páginas coloridas no decorrer do ano e quiçá mais de uma capa, ouso dizer que esse pode ser o ano que a obra será mais paparicada, afinal, é na primeira temporada do anime onde há mais esforço para criar um sucesso. E esse sucesso todo vai depender muito de como será a aceitação do seu anime, feito pelo estúdio Xebec (o mesmo de To Love Ru).
E Dr. Stone recebe a ultima página colorida da edição, podemos dizer que todos os mangás com colors dessa edição abordam um pouco de amor. Enquanto Bokutachi e Yuuna-san dispensam motivos em Stone presenciamos nos últimos capítulos uma bela amostra de amor fraternal. Voltando a analise, a série teve suas vendas ultrapassadas por seu companheiro de leva, isso pode se tornar algo preocupante no futuro mas ainda assim o mangá pós apocalíptico apresenta um leve crescimento a cada volume, além de que a popularidade interna da revista é enorme, como podemos comprovar pelo grande número de páginas coloridas recebidas. A série ainda terá várias oportunidades para brilhar, e tenho certeza que tanto escritor quando o desenhista tem o necessário para quando aparecer a chance de sucesso.
Os novatos Bozebeats e Act-Age ainda estão no momento onde tem de se provarem merecedores de ficarem na revista, não vi muitos comentários sobre Act-Age, já Boze teve uma boa recepção no primeiro capítulo e uma péssima no segundo. Creio que o autor estar enrolando muito anda cansando bastante os leitores do B-Shonen de monges. Também é interessante comentar o não ranqueado Tomatoypoo no Lycopene, o primeiro volume teve vendas baixas (mesmo sendo o mais vendido da leva que foi lançado) mas ainda assim pode ser o bastante para uma série de comédia curta. Como só podemos utilizar páginas coloridas para notarmos a recepção dessa série, fica difícil perceber a situação dela.
Em primeiríssimo lugar temos Kimetsu no Yaiba, quem diria que a série desacreditada no começo agora coleciona primeiras colocações e um aumento de popularidade constante não é mesmo? Kimetsu pode ser chamada de um sucesso tardio (ou lento) mas pelo andar da carruagem não demorará muito mais tempo para um anúncio de anime (eu chuto que na Jump festa já teremos uma data de lançamento).
A segunda colocação vai para o rei dos mangás, One Piece. Não é necessário se estender muito: a série sempre estará entre os três primeiros, é o maior sucesso da revista e quiçá da história dos mangás. O terceiro lugar de Boku no Hero já demonstra a preparação pra estréia de sua terceira temporada, essas posições baixas que a obra ocupa vez ou outra podem parecer preocupantes mas a longevidade da série está garantida por muito tempo na revista. Black Clover em 4º lugar fecha essa sequência de B-Shonens, mesmo com seu anime não recebendo muitas críticas positivas, em curto/médio prazo a série está segura.
Neverland recebe o quinto lugar, e já com uma página colorida engatilhada podemos considerar mais que segura essa estrela ascendente da Jump. Essa semana houve uma entrevista com o editor da série e interpretaram que ele disse que a história da obra já está na metade, mas pelo que parece, ele pode ter afirmado que a série está simplesmente chegando no segundo ato da história, talvez esse segundo ato seja maior que o primeiro ou até mesmo menor, apenas com o passar do tempo iremos ter mais certeza disso.
Haikyuu!! conquista o sexto lugar e para a alegria de vários (inclusive minha) receberá uma capa colorida na próxima edição para comemorar o fim de uma partida. Sobre suas posições ficando mais baixas, pode ter sido uma simples recepção fraca pra esse arco atual ou uma estratégia para fazer o miolo da revista ficar mais interessantes. Honestamente, acho que já está na hora de sua quarta temporada ser anunciada, os volumes da série estão tendo uma leve queda, algo normal acontecer com séries de 30 volumes, mas um anime pode ajudar a diminuir essa queda e até fazer a série ter um leve aumento. Mas em relação a sua segurança na revista eu acho que Haikyuu!! consegue ficar mais que 5 anos sem nenhum risco de ser cancelada, relaxem.
Fazendo a dobradinha dos esportes temos Hinomaru Zumou! Como uma pessoa que acompanha a série nas TOC's desde o primeiro capítulo fico muito contente desse inesperado anuncio de anime. Como já noticiado anteriormente, a animação irá cobrir a primeira parte inteira da obra, ou seja,17 de seus volumes lançados, com isso acredito que o anime passará em um horário que precise de audiência e que terá mais de 24 episódios. A segunda opção é que Zumou acabe tendo uma adaptação rushada e que tenha 24 ou até mesmo 12 episódios, mas não acredito que a jump vá fazer isso. A série ganhará uma página colorida na próxima semana, como não tem quase nada divulgado sobre a animação é bem provável que teremos nomes da staff aparecendo na próxima edição.
Página Colorida de Dr. Stone
Em oitavo temos ele, o melhor mangá de todos os tempos e uma peça muito importante para minha religião, o Togashismo. Brincadeiras a parte (mesmo sendo a mais pura verdade) Hunter x Hunter conquista o meio da tabela, a série deve ficar assim vez ou outra com leves subidas até o provável próximo hiato no capítulo 380. Talvez vejamos uma página colorida pra série em março pra comemorar seus vigésimo aniversário que ocorre no dia 3 de março (sim eu sei tudo isso de cabeça). Sobre a segurança da série...bem seria uma piada de muito mal gosto falar que o segundo mangá que mais vende da WSJ e o terceiro que mais vende atualmente tem alguma chance de cancelamento.
Saiki fica em nono e está seguro na revista a curto prazo, eu vi alguns boatos que a obra pode se encerrar em 10 capítulos, não li nada que comprove isso mas caso seja verdade o anime que está saindo poderá cobrir todo o mangá com facilidade.
Em décimo temos Spring Weapon Number One eu sinceramente não entendo essa série, ela deve ter uma boa popularidade interna, mas simplesmente não consigo aceitar um mangá com vendas tão ridículas ainda se mantém na Jump, de qualquer forma a série vive numa corda bamba, pode tanto durar mais dois anos quanto pode ser finalizada na próxima leva, vamos esperar pra quando SWN1 irá cair. Gintama fica com o décimo primeiro, a obra pode acabar a qualquer momento, não faz nenhum sentido os editores a ranquearem lá em cima.
Shokugeki no souma recebe a décima segunda posição, é um pouco preocupante a série sempre na parte de baixo da tabela, mas com uma quarta temporada já engatilhada e uma venda de volumes bem estável a obra de culinária se garante pelo menos até o fim de 2019.
Robot x Laserbeam fica em décimo terceiro. Os volumes da obra vendem bem, essas colocações baixas indicam que a popularidade fora da revista provavelmente é maior que dentro dela, é difícil dizer se a série teria esse mesmo sucesso se não fosse lançada por um autor veterano, mas é inegável que o nome de autor de Kuroko no Basket contribuiu para que mais pessoas dessem mais chance para um mangá sobre golfe.
E por fim temos Golem Hearts e Full Drive nas ultimas posições, nem vou me dar o trabalho de rolar pra cima e me lembrar quem está em qual posição, ambas as séries só estão esperando a próxima leva para serem cortadas, enquanto as vendas de Full Drive podem ser consideradas baixas, não existe uma palavra que descreva melhor as vendas de Golem Hearts que ridículas.
Aviso
Como você querido leitor deve ter percebido pela forma de escrita diferente ou pelo fato de eu ter colocado no início do post não é o Nicolin que escreveu essa análise mas sim o tapa buraco oficial do Analyse It. De qualquer forma, não se preocupe que semana que vem ele (provavelmente) está de volta!
Ah! E é sempre bom deixar o convite para comentar embaixo tanto dúvidas quanto suas próprias teorias sobre a revista, o pessoal na área de comentários é, geralmente, bem agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'