sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #12 (Ano 2018).


Duas Cajadadas.

Escrito por Leonardo Nicolin.


Após uma semana de férias nos Bahamas, eu voltei para analisar mais uma TOC da revista (brincadeiras á parte, eu estava doente e não tinha condições de escrever a matéria, assim pedi para o Siul comentar a TOC - sejamos sinceros, ele escreveu uma ótima análise -). E não é que os editores me deram uma TOC interessante de se analisar? Tudo bem, sem grandes novidades, mas tem alguns pontos a serem discutidos. Então, sem mais delongas, vamos à TOC:


Weekly Shonen Jump #12 (19/02/2018)
Haikyuu!! c290 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece c895
02 - Dr. Stone c46
03 - Kimetsu no Yaiba c98
04 - Saiki Kusuo no Sainan c278
Yakusoku no Neverland c75 (Página Colorida)
05 - Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c51
06 - Black Clover c145
Hakaku no Yachin (One-Shot)
07 - Boku no Hero Academia c171
08 - Shokugeki no Soma c251
Bozebeats c06
Hinomaru Zumou c181 (Página Colorida)
Act-age c05
09 - Hunter x Hunter c374
10 - Gintama c671
11 - Spring Weapon Number One c65
12 - Yuragi-sou no Yuuna-san c99
13 - Robot x Laserbeam c45
14 - Golem Hearts c15 (FIM)
15 - Full Drive c16 (FIM)
Tomatoypoo no Lycopene c18
Ausentes: Boruto c21, World Trigger c165 (Hiato)

Prévia Weekly Shonen Jump #13 (26/02/2017)

Capa e Páginna Colorida de Abertura: Black Clover (Aniversário de 3 Anos)
Página Colorida: Saiki Kusuo no Sainan, Kishibe Rohan wa Ugokanai Episode 10 The Run (One-Shot de Hirohiko Araki, autor de JoJo)
Ausente: One Piece


Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos capa e página colorida de abertura para Haikyuu!!, que não anunciou sua quarta temporada. Para mim, essa quarta temporada só será anunciada no fim desse ano (2018) ou no começo do próximo ano. Também tivemos página colorida para o sucesso Yakusoku no Neverland, que já ganhou quatro prêmios consecutivos de melhor série do ano de 2017 e Hinomaru Zumou que está esperando o seu anime estrear. 

Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE que conquistou mais uma outra primeira colocação. A série vai caminhando para mais um ano como o mangá que tem mais primeiro lugares na revista. Em segundo lugar tivemos Dr.Stone que continua aumentando de vendas, mas ao mesmo tempo, não está conseguindo superar as vendas do seu companheiro de leva, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai e provavelmente nem as vendas de Robot x Laserbeam. Contudo, a popularidade interna do mangá, juntamente com seu potencial pós-anime, deve estar dando confiança nos editores. Por isso, a série continua em colocações altas.

Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, a série não está mais aumentando sua popularidade como antes, podemos dizer que encontrou uma boa estabilidade, mas não se preocupem, não é uma notícia ruim. O mangá já está completando dois anos de vida, é normal que as vendas não ganhem um "boost" sem que haja um elemento externo (como um anime ou publicidade em programas de TV ou revista). A situação de Kimetsu no Yaiba é muito confortável e a revista deve estar preparando o terreno para sua primeira temporada. Em quarto lugar tivemos Saiki Kusuo no Sainan, a comédia está bem segura na revista e continuará sendo a montanha russa que hoje é.

Em quinto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que semana passada vendeu 41 mil cópias em apenas três dias, um ótimo resultado, principalmente se analisarmos o fato que a série conseguiu ficar na frente do seu companheiro de leva, Dr.Stone. A comédia romântica começou bem tímida, e conseguiu em menos de um ano, conquistar o coração dos leitores da revista. Hoje é um dos mangás da revista com maior potencial. Em sexto lugar tivemos Black Clover que na próxima semana irá receber uma capa e página colorida de abertura, comemorando o seu aniversário de três anos. Pelo jeito o mangá se tornará uma série de meio de tabela, que conseguirá em algumas semanas estar no TOP 3. Não é um estado, abaixo do esperado, mas não é ruim. 

Em sétimo lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua vendendo menos que Haikyuu!!. A série, mesmo com o boost da segunda temporada, não conseguiu superar o mangá de vôlei. Existe uma possibilidade do boost da terceira temporada consiga mudar essa realidade, mas essa possibilidade é baixa, pois a terceira temporada não terá mais o fator surpresa da segunda (que foi a série sendo lançada em um horário vantajoso pela primeira vez. Atraindo todos os leitores que não conheciam a série por ser lançado em um horário desvantajoso). Em oitavo lugar tivemos Shokugeki no Souma que parece que está se estabilizando nas vendas e isto é realmente uma notícia maravilhosa, pois dará mais calma para os autores elaborarem a história do mangá (mais detalhes sobre sua estabilização na análise do Ranking Oricon lançada na semana passada.

Em nono lugar tivemos Hunter x Hunter que está na revista para sobreviver por mais algumas semanas, antes de voltar para o seu típico hiato. O último volume lançado continuou vendendo muito bem e tem tudo para alcançar a marca de 1 milhão de cópias físicas vendidas (marco que atualmente só Hunter e ONE PIECE conseguem alcançar na revista). Haikyuu!! deve conseguir alcançar essa marca somando as vendas digitais. Isso demonstra a força que o mangá ainda tem no mercado japonês. Em décimo lugar tivemos Gintama que está nos seus últimos capítulos. A prova é o seu time-skip que parece ter acontecido justamente para dar um bom encerramento para a série. Minha aposta é que na próxima leva veremos o mangá acabar. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Spring Weapon Number One que foi superado por Tomatoypoo no Lycopene em vendas. A nova série curta vendeu quase 15 mil unidades, que não é um grande resultado (o suficiente para uma comédia curta), mas já consegue triplicar o resultado de Spring Weapon Number One, que continua sobrevivendo na revista por causa de sua possível alta popularidade interna. Ainda acho que a série acabará sendo cancelada esse ano, mas sejamos sinceros, Spring é um guerreiro e está lutando com unha e dentes para sobreviver. Em décimo segundo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que está entre os últimos, mas se encontra seguro na revista. E logo após, na décima terceira colocação tivemos Robot x Laserbeam que também está seguro.

Em décimo quarto lugar tivemos Golem Hearts que acabou sendo cancelado. A série vendeu menos de 2000 mil cópias, o que é um resultado insignificante, e que justifica totalmente o seu cancelamento precoce. Os editores não podem dar mais "páginas" para uma série que vende tão pouco, deste modo para evitar que a série alcance o terceiro volume, tiveram que cancela-la imediatamente. Em último lugar tivemos Full Drive, que também fracassou, mas chegou a vender quase o triplo de Golem Hearts, por isso poderia ser mantido na revista. Porém o seu cancelamento também é aceitável, já que o mangá também não agradou o público e não tem nenhuma chance de recuperação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'