terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #09 (Ano 2018).


Alguns novatos devem rodar...


escrito por Diego Felipe

Pelo menos dois novatos atualmente tem chances significativas de serem cancelados em não muito tempo. Um deles chegou a ganhar páginas coloridas na edição anterior, o que, porém, não torna a sua situação mais tranquila no plantel. Enquanto isso vemos alguns novatos de 2017 conseguindo se firmar, ainda que com níveis de vendas mais satisfatórios. Sem mais delongas, vamos ao índice.

TOC Weekly Shonen Magazine #09 (2018):
En En no Shouboutai (Capa Digital, Página Colorida de Abertura, 23 p.) (capítulo 113)
Sensei、Suki desu。 (Pré-Rank, 26 p.) (capítulo 05)
01. Senryuu Shoujo (capítulo 69)
02. DAYS (capítulo 233)
03. Nanatsu no Taizai (capítulo 251)
04. Seitokai Yakuindomo (capítulo 457)
05. Tokyo Revengers (capítulo 47)
06. Runway de Waratte (capítulo 33)
07. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 42)
Bokura no Ousama (Página Colorida, Capítulo Especial)
08. Fumetsu no Anata e (capítulo 54)
09. Domestic na Kanojo (capítulo 173)
10. Daiya no Ace - Act II (capítulo 110)
11. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 28)
12. Real Account (capítulo 148)
13. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 84) 
14. Gotoubun no Hanayome (capítulo 23)
15. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 20)
16. 8-jou Carnival (capítulo 10)
17. Seishun Soukanzu (capítulo 20)
18. Ahiru no Sora (capítulo 569)
Tsurezure Children (Ausente) (pausado no capítulo 171)
Fuuka (Ausente) (pausado no capítulo 186)

TOC Weekly Shonen Magazine #10 (2018):
- Capa Digital, Página Colorida de Abertura: Runway de Waratte (23 p.)
- Página Colorida: Tokyo Revengers
- Capítulo Especial: Bokura no Ousama

A capa digital e a página colorida de abertura foram para En En no Shouboutai, que continua se destacando na revista. O capítulo da obra nessa edição teve 23 páginas no total. A outra página colorida foi para um capítulo especial do mangá Bokura no Ousama... curiosamente não encontrei informações da obra (é possível que seja uma minissérie). De quebra, o novato Sensei、Suki desu。ainda está em seu quinto capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo ou, caso esse ganhe página colorida, a partir do nono capítulo. Dois mangás veteranos estiveram ausentes nessa edição: Tsurezure Children e Fuuka. Ambos vendem relativamente bem, mas não se destacam mais na revista como outrora devido aos fracassos de seus respectivos animes. Não duvido que os dois sejam finalizados em não muito tempo. Ambos devem retornar na próxima edição.

O gag mangá Senryuu Shoujo, cujo nível de vendas de volumes é entre 50-60 mil cópias vendidas em até um mês, pegou o primeiro lugar entre os ranqueados da edição. A obra segue em alta e com boa recepção. Já o veterano mangá de futebol DAYS pegou a segunda colocação e também segue em situação muito confortável, com média de vendas de 150 mil cópias por volume e destaque eventual dos editores.

Obra mais rentável da Weekly Shonen Magazine no momento atual, Nanatsu no Taizai pegou a terceira posição. Nanatsu ainda vende muito bem, sendo o grande pilar da revista no momento. A obra já está no arco final, então é bom os editores encontrarem o quão antes mais obras com potencial comercial que possam suprimir o eventual fim de Nanatsu. Em quarto está o veterano gag mangá Seitokai Yakuindomo, que ainda vende bem (100 mil cópias em média por volume em pouco mais de um mês) apesar de ser publicado há uma década (superando o risco de desgaste de recepção) e de nem sempre receber muito destaque por parte dos editores.

Página Colorida de Abertura: En En no Shouboutai


Em alta na revista, dois novatos lançados no ano passado ficaram na quinta e na sexta colocações: Tokyo Ravengers e Runway de Waratte, respectivamente. Ambos apresentam um nível de vendas satisfatório, mantém uma boa recepção e ainda contam com o apoio do grupo editorial para se manterem na revista por mais tempo. Runway até já apareceu no Ranking Oricon uma vez, privilégio esse que Tokyo Revengers, se não me engano, ainda não alcançou. Em suma: esses definitivamente não são os novatos que vão rodar em breve.

Enquanto isso, no sétimo lugar, quem aparece é Kishuku Gakkou no Juliet. Com a transferência de uma revista mensal para uma revista semanal Juliet passará a ter mais volumes sendo lançados, expandindo assim seu rendimento comercial. Atualmente o mangá vende 100 mil cópias em média por volume em pouco mais de um mês. A oitava colocação foi para Fumetsu no Anata e, obra que ainda está em alta na revista, agradando os leitores e sendo bem-avaliado pelos editores. Fumetsu deve se manter por um bom tempo na revista se assim for a vontade da autora. O nono lugar ficou para Domestic na Kanojo, que tinha ganho capa digital e página colorida de abertura na edição anterior. DomeKano segue em situação estável, sem riscos de cancelamento.

Um dos mangás mais rentáveis da revista atualmente, Daiya no Ace - Act II pegou a décima posição. O mangá de beisebol segue em situação estável, com média de vendas de 350 mil cópias por volume vendidas em até 60 dias. E quem fica na décima primeira colocação é Kanojo, Okarishimasu, que atualmente está com 200 mil cópias em circulação dos primeiros dois volumes (informação trazida pelo leitor Son Claudio). A obra não chega a ter um nível de vendas fenomenal, mas seu desempenho comercial tem deixado os editores satisfeitos. Kanojo está se firmando na revista. A décima segunda posição foi para Real Account, que vai ganhar um filme live-action em breve... apesar do anúncio do filme a situação de Real Account não deve melhorar muito, já que o mangá deve seguir recebendo pouco destaque por parte do grupo editorial.

Página Colorida: Bokura no Ousama

Na porta do bottom, em décimo terceiro lugar, quem dá as caras é Hoshino、Me o Tsubutte。, que está se aproximando cada vez mais da marca de cem capítulos publicados. A obra vende em média 60 mil cópias por volume em pouco mais de um mês e continua com uma boa recepção. Quem abre o bottom nessa edição, aparecendo na décima quarta colocação, é o novato Gotoubun no Hanayome, que vai se estabilizando na revista com um nível de vendas satisfatório (50 mil cópias por volume em até um mês).

Se Gotoubun é um novato se estabilizando, o trio a seguir é de novatos ameaçados: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (na décima quinta posição), 8-jou Carnival (na décima sexta posição) e Seishun Soukanzu (na décima sétima posição). Os três tem grande risco de serem cancelados futuramente. É bem verdade que Mako-san ganhou páginas coloridas na edição anterior mas, quando se é um novato, às vezes esse tipo de regalia serve mais para divulgar a obra do que atestar sua estabilidade. A situação da obra não ficou mais segura. E, fechando a revista, está o veterano mangá de basquete Ahiru no Sora, que segue confortável no plantel, sem risco de cancelamento e com um bom nível de vendas de volumes.



SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros a Longo Prazo: Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Revengers
Relativamente Seguros, Com Boas Chances de Acabar Em 2018: Tsurezure Children
Novato: Sensei、Suki desu。
Em Risco de Cancelamento: 8jou Carnival, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Seishun Soukanzu

LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Nessa edição, Hajime foi o único mangá a receber páginas coloridas. Como o mangá não sai digitalmente, não foi possível ter acesso às páginas coloridas.

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #09 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'