segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #10 (Ano 2018).


Só uma ausência e nenhum hiato


escrito por Diego Felipe

O plantel da Weekly Shonen Magazine esteve quase todo presente nessa edição, só faltando um mangá (pelo menos dos mangás que saem na raw digital - não sei se Hajime no Ippo esteve ausente na edição física). E o mangá que se ausentou deve retornar na próxima edição. É, galera, está tranquilo controlar a entrada e a saída de mangás na Weekly Shonen Magazine, afinal os tempos de agitação só voltarão quando os novatos mal-sucedidos forem cancelados. Sem mais delongas, vamos à análise.

TOC Weekly Shonen Magazine #10 (2018):
Runway de Waratte (Capa Digital, Página Colorida de Abertura, 23 p.) (capítulo 34)
01. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 21)
02. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 29)
03. DAYS (capítulo 234)
04. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 85)
05. Tsurezure Children (capítulo 172)
06. Nanatsu no Taizai (capítulo 252)
07. Domestic na Kanojo (capítulo 174)
08. Ahiru no Sora (capítulo 570)
Tokyo Revengers (Página Colorida) (capítulo 48)
09. Senryuu Shoujo (capítulo 70)
10. Gotoubun no Hanayome (capítulo 24)
11. Real Account (capítulo 149)
12. Seitokai Yakuindomo (capítulo 458)
Sensei、Suki desu。 (Pré-Rank) (capítulo 06)
13. Daiya no Ace - Act II (capítulo 111)
14. Fuuka (capítulo 187)
15. En En no Shouboutai (capítulo 114)
16. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 43)
Bokura no Ousama (Capítulo Especial)
17. 8-jou Carnival (capítulo 11)
18. Seishun Soukanzu (capítulo 21)
Fumetsu no Anata e (Ausente) (pausado no capítulo 55)

TOC Weekly Shonen Magazine #11 (2018):
- Capa Digital, Página Colorida de Abertura: Senryuu Shoujo
- Capítulo Especial: Boku no Kanojo Saikou Desu!
- Minissérie: Kindaichi Shounen no Jikenbo Gaiden: Hannintachi no Jikenbo

A capa digital e a página colorida de abertura foram para o novato Runway de Waratte, que daqui há alguns meses completará um ano de publicação. Runway tem um nível satisfatório e uma aceitação interna, o que garante sua permanência por um bom tempo. O mesmo vale para Tokyo Revengers, obra que completou um ano de publicação, segue firme na Shonen Magazine e de quebra ganhou a outra página colorida dessa edição. E em referência ao destaque principal dado a Runway de Waratte, a modelo Aoshina Hina deu uma entrevista à revista.

O novato Sensei、Suki desu。ainda está em seu sexto capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo ou - caso o oitavo ganhe página colorida - do nono. Tivemos ainda outro capítulo especial de Bokura no Ousama (e eu continuo sem encontrar informações desse mangá...). A única obra ausente nessa edição foi Fumetsu no Anata e, que deve retornar na próxima edição. Fumetsu, vale lembrar, continua em situação bem favorável na line-up.

E parece que o novato Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai tá numa tremenda gangorra, subindo e descendo na ordem de leitura de cada edição. Apesar dessa variação, não estou empolgado com as chances de estabilização dessa obra. Talvez eu seja surpreendido eventualmente, mas por enquanto acredito que Mako-san esteja em risco de cancelamento... diferentemente da obra que ficou na segunda colocação: Kanojo, Okarishimasu, outro novato, mas com melhor nível de recepção. Kanojo não apresenta um nível de vendas muito elevado, mas seu rendimento é bom o bastante para que consiga se manter na revista por um bom tempo.


Página Colorida de Abertura: Runway de Waratte

O mangá de futebol DAYS pegou a terceira posição e continua em alta na revista, com média de vendas de 150 mil cópias por volume e uma boa recepção. Já o quarto colocado, Hoshino、Me o Tsubutte。, tem um nível de vendas de 60 mil cópias por volume em pouco mais de um mês e segue mantendo uma boa recepção, continuando a se destacar e a ter o apoio dos editores. Quem pegou a quinta posição foi Tsurezure Children. Segundo informações no Twitter (trazidas pelo leitor Son Cláudio) o fim de Tsurezure pode levar apenas mais 20 capítulos para acontecer. Ou seja, o mangá não passará do ano editorial de 2018. O grande pilar Nanatsu no Taizai pegou a sexta colocação e segue firme e forte na revista, com o melhor nível de vendas da Weekly Shonen Magazine.

E Domestic na Kanojo, ou DomeKano, continua sem risco algum de cancelamento e pegou o sétimo lugar, mantendo sua estabilidade. Já veterano mangá de basquete Ahiru no Sora, pra variar, saiu do bottom e pegou uma posição melhor na ordem de leitura, sendo ranqueado na oitava posição. Ahiru pode não estar mais no auge de sua popularidade, mas ainda vende muito bem para os padrões da Weekly Shonen Magazine. 

A nona colocação foi para o gag mangá Senryuu Shoujo, que vai se mantendo tranquilamente na revista e receberá a capa digital e a página colorida de abertura da próxima edição. O novato Gotoubun no Hanayome pegou o décimo lugar, mantendo-se em situação confortável na revista com seu nível de vendas satisfatório... é mais um dos mangás que não vende muito mas rende bem... e os editores gostam disso.

Página Colorida: Tokyo Revengers

A décima primeira posição ficou para Real Account, que apesar do anúncio de uma live-action, não deve receber mais destaque ou ver sua situação melhorar de forma considerável na revista, haja visto que os próprios editores não devem estar muito empolgados com esse filme. Ao menos o mangá ainda está seguro na line-up. O décimo segundo lugar foi para o gag mangá veterano Seitokai Yakuindomo, que já não está mais em seu auge na revista, mas segue em situação bem tranquila, sem ser ameaçado. Um dos mangás mais rentáveis da revista, Daiya no Ace - Act II ficou na décima terceira colocação, na porta do bottom. Daiya segue em situação muito boa na revista, sendo o segundo mangá com melhor nível de vendas de volumes da Weekly Shonen Magazine.

Ausente na edição anterior, Fuuka retornou justamente para abrir o bottom no décimo quarto lugar. A obra de Kouji Seo continua com um rendimento satisfatório, porém já não tem a mesma força que tinha antes do anime ter sido lançado. Não a toa o mangá será finalizado em oito capítulos. E após a capa digital e a página colorida de abertura na edição anterior, En En no Shouboutai aparece na décima quinta posição, dentro do bottom. A situação de En En, felizmente, continua tranquila e favorável, com o mangá continuando com seu bom rendimento na revista.

A décima sexta colocação foi para Kishuku Gakkou no Juliet. Kishuku, que costuma pegar posições baixas na ordem de leitura com frequência, atualmente vende bem para os padrões da Weekly Shonen Magazine, mantém uma boa recepção e não corre riscos de cancelamento. Dois novatos mal-sucedidos pegaram as duas últimas posições: 8-jou Carnival (décimo sétimo lugar) e Seishun Soukanzu (décimo oitavo lugar). Infelizmente esses dois vão continuar sendo sacos de pancada até que sejam finalizados na revista, o que não vai demorar muito. 


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros a Longo Prazo: Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Revengers
Relativamente Seguros, Com Boas Chances de Acabar Em 2018: Tsurezure Children
Novato: Sensei、Suki desu。
Em Risco de Cancelamento: 8jou Carnival, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Seishun Soukanzu


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Nessa edição, Hajime foi o único mangá a receber páginas coloridas. Como o mangá não sai digitalmente, não foi possível ter acesso às páginas coloridas.

Bem, pessoal, assim termina a análise da TOC #10 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'