quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #10 (Ano 2018).

Os treze ranqueados da vez

escrito por Diego Felipe


Sim, caros leitores. Só treze obras foram ranqueadas nessa edição... Algo surpreendente, mas não muito difícil de explicar: vinte e uma obras foram lançadas nessa edição. Dentre elas, duas obras veteranas que ganharam páginas coloridas, dois novatos ainda em fase de pré-ranqueamento, um one-shot, dois mangás que sempre fecham a revista e nunca são ranqueados, um mangá mensal... somando a ausência de um grande veterano e o hiato de seis mangás (dois deles publicados regularmente - Be Blues! ~ Ao ni Nare e o grande pilar Detective Conan). Bem, sem mais delongas, vamos ao índice da vez.


TOC Weekly Shonen Sunday #10 (2018):
Yui Okada (Capa e Fotos Especiais)
Tenshi to Akuto!! (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 150)
Marry Grave (Pré-Rank) (capítulo 06)
01. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 108)
Sokyuu no Ariadne (Pré-Rank) (capítulo 07)
02. Major 2nd (capítulo 126)
03. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 53)
Dagashi Kashi (Página Colorida) (capítulo 176)
04. Shinobino (capítulo 27)
05. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 122 e 123)
06. Daiku no Hatou (capítulo 37)
07. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 86)
08. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 88)
09. Hatsukoi Zombie (capítulo 111)
10. Aozakura - Daigakkou Monogatari (capítulo 76)
11. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 40)
12. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 08)
The Showman (One-shot)
13. K・O・I - King of Idol (capítulo 32)
Birdmen (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 56)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 28)
Tokachi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 08)
Zettai Karen Children (Ausente) (pausado no capítulo 493)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Em hiato) (pausado no capítulo 319)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Saike Mata Shite Mo (em hiato) (pausado no capítulo 102)


TOC Weekly Shonen Sunday #11 (2018):
- Página Colorida de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake!
- Página Colorida: Saike Mata Shite Mo (retorna do hiato)
- Em hiato: Detective Conan, Be Blues! ~ Ao ni Nare, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #12 (2018):
- Página Colorida de Abertura, Novo Mangá: Tonikaku Kawaii
- Páginas Coloridas: Be Blues! ~ Ao ni Nare (retorna do hiato), K・O・I - King of Idol
Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #13 (2018):
Página Colorida de Abertura, Novo Mangá: Kimi wa 008
- Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #14 (2018):
Página Colorida de Abertura, Novo Mangá: Memesis
Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko


A capa e as fotos especiais da edição trouxeram a jovem Yui Okada. Não é a primeira vez que ela posa para a revista: ela já fora capa e já tinha posado para fotos especiais da edição #39 da Weekly Shonen Sunday, no ano passado. Inclusive, na análise dessa edição, falei brevemente sobre algumas novidades relacionadas a ela. As duas páginas coloridas de abertura dessa edição foram para Tenshi to Akuto!!, que voltou a ganhar mais páginas coloridas nos últimos tempos, embora continue com o mesmo nível de rendimento comercial. A outra página colorida foi para Dagashi Kashi, mangá que segue em ótima fase, com média de vendas de 200 mil cópias por volume, com uma boa recepção e com a segunda temporada de seu anime exibição. 

O novato Marry Grave só passará a ser ranqueado daqui a duas edições. Já Sokyuu no Ariadne passará a ser ranqueado já na próxima edição, quando sai seu oitavo capítulo. Já Youkai Giga e Tokachi Hitoribocchi Nouen sempre pegam as últimas posições na ordem de leitura e por isso nunca são ranqueados. Vale lembrar que Tokachi ainda está apenas em seu oitavo capítulo. Tivemos ainda o lançamento do 56º capítulo de Birdmen, mangá publicado em periodicidade mensal (por ser um mangá mensal lançado numa revista semanal, ele não é ranqueado), além de um one-shot tampa-buraco (ou seja, que está substituindo algum mangá ausente): The Showman

O veterano Zettai Karen Children esteve ausente nessa edição, mas já retornará na edição #11, assim como Saike Mata Shite Mo, que sairá de seu curto hiato. Na edição #12 será a vez do mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare sair de seu hiato curtinho. O grande pilar da revista, Detective Conan, ainda não tem previsão de retorno mas deve voltar a ter capítulos lançados em breve. Gin no Saji, que quando é lançado é de três em três capítulos antes de voltar ao hiato, também não tem previsão de retorno e até deve voltar a ter capítulos lançados, mas não tão cedo. Arata Kangatari e Ryoko provavelmente nunca mais terão capítulos lançados.

Página Colorida de Abertura: Tenshi to Akuto!!

O primeiro lugar entre os ranqueados foi para Amano Megumi wa Suki Darake!. Não é a primeira vez que o mangá fica ranqueado na primeira posição, mas ainda assim ainda não é muito comum vermos isso acontecer. A situação de Amano Megumi é bem confortável, uma vez que trata-se de uma das obras mais promissoras da revista atualmente. Major 2nd pegou a segunda colocação. O anime do mangá de beisebol vai chegar às telinhas japonesas em abril e é bem provável que o mangá passe a ganhe muito mais destaque nessa época, ainda mais considerando que é a chance maior dos editores em aumentar as vendas dos volumes, que já são acima da média pros padrões da revista.

A terceira colocação foi para Maiko-san chi no Makanai-san, que continua em situação estável na revista, sem correr riscos de cancelamento. E, apesar de não estar seguro a longo prazo, parece que Shinobino (quarta posição da vez) aos poucos vai começando a respirar melhor na line-up, pegando posições mais elevadas. Ao menos os editores ainda não descartaram a obra e pretendem apoiá-la até onde for possível.


Página Colorida de Abertura: Tenshi to Akuto!!

Um dos mangás mais promissores da revista Komi-san wa、Komyushou Desu。 ficou no quinto lugar. Komi-san ficou no meio da ordem de leitura dessa edição, pegando portanto uma de suas piores posições (apesar de ter sido bem ranqueado). Mas isso não chega a significar risco algum para o mangá, que segue em alta na line-up e tem muita chance de se expandir comercialmente no futuro. E, assim como Shinobino, Daiku no Hatou também parece que está começando a pegar posições mais altas na ordem de leitura. Isso não assegura a estabilização da obra no plantel, mas dá sinais de que tal estabilização ainda é possível.

Em sétimo ficou Maou-jou de Oyasumi. O mangá da princesa dorminhoca continua em situação favorável na revista, ainda mais com a média de vendas de pelo menos 60 mil cópias em até um mês. Souboutei Kowasu Beshi ficou no oitavo lugar, na porta do bottom. A situação de Souboutei na revista é muito confortável, com uma média de vendas de 100 mil cópias por volume em até um mês e com uma boa recepção por parte dos leitores. A obra também está ficando cada vez mais próxima de ter seu centésimo capítulo lançado.

Página Colorida: Dagashi Kashi

Quem abre o bottom nessa edição é Hatsukoi Zombie, que pegou a nona colocação. Zombie continua em situação tranquila na revista, sem riscos de cancelamento e com a obra ainda em desenvolvimento. Nessa mesma situação estão os mangás que sucedem Zombie no bottom: Aozakura - Daigakkou Monogatari (décima posição) e Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (décima primeira posição). Ambos apresentam um nível satisfatório de vendas de volumes e mantém uma boa recepção por parte dos leitores.

Sendo ranqueado pela primeira vez, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu acabou ficando com a pífica décima segunda colocação. Não foi uma boa posição para a obra, com toda a certeza. Porém, considerando que a edição está mais vazia e que a obra ainda está em seu início, ainda é cedo para dizer que o mangá já está em risco de cancelamento. É preciso aguardar mais um pouco para tirarmos melhores conclusões. E o décimo terceiro e último lugar para mangás ranqueados foi para o ainda novato K・O・I - King of Idol, que segue numa espécie de calvário onde raramente é alçado a uma posição elevada na ordem de leitura. E é bem provável que volte a pegar uma posição baixa na próxima edição também. O alento de King of Idol é que ao menos a obra receberá página colorida na edição #12.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare (em hiato), Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (retornará do hiato em breve), Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Daiku no Hatou, K・O・I - King of Idol,Shinobino, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização: Sokyuu no Ariadne, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave, Tokachi Hitoribocchi Nouen
Cancelado Nessa Edição: Inseki Shoujo - Meteor Girl,
Não São Mais Lançados: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)


Bem, pessoal, assim termina a análise da TOC #10 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'