quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #11 (Ano 2018).


Faltando mangás pra ranquear


escrito por Diego Felipe

E assim como na edição anterior, foram ranqueados menos mangás do que o habitual. Geralmente são 15 mas na edição anterior foram 13 e nessa edição foram 14. As coisas devem ser normalizadas em breve, com o retorno de dois mangás do hiato e com o fato de que um novato passará a ser ranqueado na próxima edição. A propósito, não dá pra esquecer que a partir da próxima edição teremos a estreia de uma nova leva, dessa vez com 3 novatos. Sem mais delongas, eis o índice da edição.

TOC Weekly Shonen Sunday #11 (2018):
Yuka Ogura (Capa)
Amano Megumi wa Suki Darake! (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 109)
01. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 89)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 124)
03. Soukyuu no Ariadne (capítulo 08)
04. Dagashi Kashi (capítulo 177)
05. Daiku no Hatou (capítulo 38)
06. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 87)
07. Hatsukoi Zombie (capítulo 112)
08. Aozakura - Daigakkou Monogatari (capítulo 77)
09. Tenshi to Akuto!! (capítulo 151)
Merry Grave (Pré-Rank) (capítulo 07)
10. K・O・I - King of Idol (capítulo 33)
Saike Mata Shite Mo (Retorno do Hiato, Páginas Coloridas) (capítulo 103)
11. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 09)
12. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 54)
13. Hoankan Evans No Uso ~Dead or Love~ (capítulo 41)
14. Zettai Karen Children (capítulo 494)
Trick Shot (One-shot)
Osanajimi no Karen Naru Henshin (One-shot)
Cherry Game (One-shot)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 29)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 09)
Major 2nd (Ausente) (pausado no capítulo 126)
Shinobino (Ausente) (pausado no capítulo 27)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Em hiato) (pausado no capítulo 319)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)


TOC Weekly Shonen Sunday #12 (2018):
- Página Colorida de Abertura, Novo Mangá: Tonikaku Kawaii
- Páginas Coloridas: Be Blues! ~ Ao ni Nare (retorna do hiato), K・O・I - King of Idol
- One-shot: Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashiteru
- Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #13 (2018):
- Página Colorida de Abertura, Novo Mangá: Kimi wa 008
- Página Colorida: Hatsukoi Zombie
- Mangá Mensal: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai
- Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #14 (2018):
- Página Colorida de Abertura, Novo Mangá: Memesis
- Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko


A capa da edição foi estampada pela jovem atriz e modelo Yuka Ogura. As duas páginas coloridas de abertura foram para Amano Megumi wa Suki Darake!. Esse mangá continua fazendo sucesso e sendo considerado como promissor para os padrões da revista, com um nível de vendas de volumes pouco mais que satisfatório. As outras duas páginas coloridas foram para Saike Mata Shite Mo, que acaba de voltar de (mais) uma longa pausa para ter alguns capítulos publicados. Saike, embora não seja uma das obras mais rentáveis da revista, é bem-avaliado pela crítica e tem o respaldo dos editores para continuar sendo publicado.

O novato Merry Grave está em seu sétimo capítulo e só passará a ser ranqueado na próxima edição, quando será lançado seu oitavo capítulo. Já Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen sempre pegam a penúltima e a última posições da ordem de leitura de cada nova edição, respectivamente, e por isso nunca são ranqueados. Tivemos ainda a publicação de três one-shots que ficaram acima de Youkai Giga e Tokaichi: Trick Shot, Osanajimi no Karen Naru Henshin e Cherry Game

Página Colorida de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake!

Os mangás Major 2nd e Shinobino estiveram ausentes nessa TOC #11, mas retornarão na próxima edição. Cinco mangás que eram lançados semanalmente estão em hiato na revista atualmente. Um deles, o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, retornará na próxima edição, com direito a página colorida. O grande pilar Detective Conan segue sem previsão de retorno, mas é possível que a obra retorne na época da estreia do próximo filme animado da franquia. Gin no Saji não deve voltar tão cedo, mas é possível que tenha pelo menos três capítulos lançados esse ano. Já Arata Kangatari e Ryoko provavelmente nunca mais terão capítulos lançados na Weekly Shonen Sunday.

As duas primeiras posições entre mangás ranqueados foram justamente para as duas obras com melhores níveis de vendas lançadas em 2016: Souboutei Kowasu Beshi (primeiro lugar) e Komi-san wa、Komyushou Desu。 (segundo lugar). Souboutei apresenta uma média de vendas de 100 mil cópias por volume e, apesar da intensa variação de posições na ordem de leitura, mantém uma recepção muito boa e segue firme na revista. Já Komi-san, com média de vendas de 150 mil cópias por volume, está quase sempre entre as primeiras posições da ordem de leitura, está com uma recepção bem positiva e ganhando mais conhecimento até mesmo de leitores ocidentais.

Página Colorida de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake!

O novato Soukyuu no Ariadne está sendo ranqueado pela primeira vez, começando em alta, na terceira colocação. Apesar dessa excelente colocação na ordem de leitura, o mangá ainda tem um longo caminho pela frente se quiser conquistar a estabilização. A quarta posição foi para Dagashi Kashi, que atualmente está com a segunda temporada de seu anime em exibição. Dagashi ainda é um dos mangás com melhor nível de vendas da revista, após três anos e meio de publicação.

Em quinto está Daiku no Hatou, que se por um lado ainda está tentando se manter pelo máximo de tempo possível, ao menos passou a pegar posições mais elevadas na ordem de leitura. Mas isso não confirma sua permanência. A sexta posição foi para Maou-jou de Oyasumi, que continua repousando tranquilamente na Shonen Sunday, sem riscos de cancelamento devido ao nível de vendas pouco mais que satisfatório (60 mil cópias por volume em um mês) e devido à boa recepção interna.

Página Colorida: Saike Mata Shite Mo

Após ter aparecido no bottom na edição anterior sem ter saído do Top 10, Hatsukoi Zombie deu uma subida pequena nessa edição e ficou em sétimo lugar. O mangá de comédia romântica ecchi continua em situação estável e com a história em desenvolvimento. Quem também segue em desenvolvimento e em situação confortável na revista é Aozakura - Daigakkou Monogatari, obra que apresenta um nível de vendas de volumes satisfatório e uma boa recepção do público.

Na porta do bottom, na nona colocação, quem dá as caras é Tenshi to Akuto!!, que ganhou as páginas coloridas de abertura da edição anterior. Tenshi continua em situação confortável na revista, sem riscos de cancelamento. Quem abre o bottom nessa edição é K・O・I - King of Idol, que até conseguiu subir na ordem de leitura em comparação com a edição anterior e pegou a décima posição... mas continua no bottom. King of Idol não chega a se destacar tanto na revista, ao menos por enquanto, mas os editores ainda tentam apoiar a obra, que ganhará página colorida na próxima edição.

Página Colorida: Saike Mata Shite Mo

O décimo primeiro lugar foi para Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, novato que está sendo ranqueado pela segunda vez... e continua no bottom. Tantei Zeno ainda briga por sua estabilização, mas precisa desde já melhorar seu rendimento se quiser se estabilizar na line-up. A décima segunda colocação foi para Maiko-san chi no Makanai-san, obra que já conseguiu sua estabilização e segue garantido na revista.

O mangá de faroeste Hoankan Evans No Uso ~Dead or Love~ ficou na décima terceira posição. Aos poucos Hoankan Evans vai frequentando cada vez mais o bottom, o que não é um bom prognóstico para a obra em sua luta pela permanência. Quem pegou o décimo quarto e último lugar entre os ranqueados (mas não o último lugar na ordem de leitura) foi o veterano Zettai Karen Children, que volta à revista após sua ausência na edição anterior. Zettai segue em situação de desgaste, mas continua se mantendo estável o bastante para só ser encerrado por vontade do autor... mas vale lembrar que atualmente a obra está em seu arco final.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare (em hiato), Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (retornará do hiato em breve), Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Daiku no Hatou, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, K・O・I - King of Idol,Shinobino, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen
Em Busca de Estabilização: Sokyuu no Ariadne, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave
A Estrear: Tonikaku Kawaii, Kimi wa 008 e Memesis
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)


Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #11 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, galera!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'