quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #13 (Ano 2018).


As estreias e as ausências constantes

escrito por Diego Felipe

Entre as edições #12 e #14 teremos três mangás estreando. Pouco antes disso tivemos outros três novatos estreando (e eles já estão sendo ranqueados). Porém, se mais mangás estão chegando, outros estão saindo e voltando e outros estão saindo e ainda não voltaram. Sim, estou falando dos mangás que ficam ausentes e voltam na próxima edição e também dos mangás que se ausentam por tempo indeterminado e ainda não voltaram. Enfim, fiquem com o índice da edição.

TOC Weekly Shonen Sunday #13 (2018):
Kimi wa 008 (Capa, Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá) (capítulo 01)
Tonikaku Kawaii (Pré-Rank) (capítulo 03)
01. Major 2nd (capítulo 128)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida) (capítulo 114)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 126 e 127)
03. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 321)
04. Dagashi Kashi (capítulo 179)
05. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 111)
06. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 11)
07. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 56)
08. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 90)
09. Marry Grave (capítulo 09)
10. Soukyuu no Ariadne (capítulo 10)
11. Daiku no Hatou (capítulo 40)
12. Shinobino (capítulo 29)
13. Tenshi to Akuto!! (capítulo 153)
14. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 89)
15. K・O・I - King of Idol (capítulo 35)
16. Saike Mata Shite Mo (capítulo 105)
17. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 43)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 67)
18. Zettai Karen Children (capítulo 496)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 31)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 11)
Aozakura - Daigakkou Monogatari (Ausente) (pausado no capítulo 78)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)


TOC Weekly Shonen Sunday #14 (2018):
- Página Colorida de Abertura, Novo Mangá: Memesis
- Página Colorida: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
- Mangá Mensal: Birdmen
- Ausente: Zettai Karen Children, Souboutei Kowasu Beshi
Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #15 (2018):
- Página Colorida de Abertura: Kimi wa 008
- Páginas Coloridas: Marry Grave, Memesis
- Ausente: Daiku no Hatou
Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko


A capa e as duas páginas coloridas de abertura foram para Kimi wa 008, novo mangá de Syun Matsuena, o veterano autor de Shijou Saikyou no Deshi Kenichi e Tokiwa Kitareri!!. É a segunda de três estreias que teremos entre as edições #12 e #14. Já a outra página colorida foi para Hatsukoi Zombie, que continua em situação bem confortável no plantel e deve levar um bom tempo para ser finalizado.

O novato Tonikaku Kawaii ainda está em seu terceiro capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo - ou do nono, caso o oitavo ganhe página colorida. Já Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen são dois mangás que sempre ocupam a penúltima e a última posição na ordem de leitura das edições da revista, respectivamente, e por isso não são ranqueados. Vale lembrar que nessa edição #13 tivemos a publicação do 67º capítulo de Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, que continua sendo publicado na revista sem previsão para encerramento.

Tivemos ainda a ausência de Aozakura - Daigakkou Monogatari, que segue firme no plantel e retornará na próxima edição. Detective Conan, o grande pilar da revista, segue em hiato, sem previsão oficial de retorno, apesar do meu palpite de que o mangá pode voltar na época da estreia do próximo filme da franquia. Gin no Saji continua em hiato e é possível que não saia dele brevemente tão cedo. Já Arata Kangatari e Ryoko... esses praticamente não voltam mais, verdade seja dita.

Página Colorida de Abertura: Kimi wa 008


O primeiro lugar entre os ranqueados ficou com Major 2nd, que continua em alta na revista e pode melhorar muito a sua situação com a estreia de seu anime em abril. Trata-se de um dos mangás com maior potencial de expansão comercial da Shonen Sunday atualmente. Já Komi-san wa、Komyushou Desu。ficou com o segundo lugar. Tirando o fato de não ganhar páginas coloridas desde a edição #31 do ano passado, a situação de Komi-san está muito bem, obrigado. A obra tem popularidade e chama a atenção do público recebendo ou não grande destaque por parte dos editores (e, apesar da falta de páginas coloridas recentemente, geralmente a obra ganha destaque).

O mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que voltou de um breve hiato recentemente, pegou o terceiro lugar. A obra ainda vende bem para os padrões da Weekly Shonen Sunday e mesmo com seu longo tempo de publicação continua sendo um dos destaques da revista. Dagashi Kashi, por sua vez, ficou com a quarta colocação. Esse gag mangá é uma das obras mais rentáveis da Weekly Shonen Sunday, tendo uma média de vendas de 200 mil cópias por volume e uma segunda temporada do anime em exibição.

A quinta posição foi para Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua em alta na revista, com média de vendas de 60 mil cópias por volume, uma boa recepção e muito ecchi, principalmente nas cenas com a protagonista. Já o novato Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu fica na sexta colocação, pegando o seu melhor ranqueamento na revista até agora. Tantei Zeno ainda briga pelo seu lugar ao sol, o que não será fácil mas também não é impossível.

Página Colorida de Abertura: Kimi wa 008

A sétima colocação foi para Maiko-san chi no Makanai-san, que foi o primeiro mangá a estrear no ano editorial de 2017. Maiko-san conseguiu se firmar na revista, mantendo a aprovação do público e um rendimento comercial satisfatório. Souboutei Kowasu Beshi pegou a oitava posição e segue em boa fase na revista, com nível de vendas de 100 mil cópias por volume em até um mês. De quebra, Souboutei está perto da marca do centésimo capítulo publicado.

Os novatos Marry Grave e Soukyuu no Ariadne pegaram o nono e o décimo lugares, respectivamente. Ambos brigam pela estabilização na revista, mas só o tempo dirá se vão mesmo conseguir se firmar. Outros dois novatos, Daiku no Hatou e Shinobino ficaram na décima primeira e na décima segunda colocações, respectivamente. Daiku está perto de completar um ano de publicação na revista, mas não está seguro a longo prazo na line-up. O mesmo vale para Shinobino, que também não está garantido pra permanecer na revista por um prazo longo.

Na porta do bottm quem dá as caras é Tenshi to Akuto!!, que pegou a décima terceira posição. Tenshi vinha pegando posições elevadas na ordem de leitura, mas dessa vez ficou em baixa. O importante é que o mangá continua seguro. Quem abre o bottom nessa edição é Maou-jou de Oyasumi, na décima quarta colocação. O mangá dormiu no ponto e acabou dormindo nessa cama de pedra que é o bottom. Mas os fãs não precisam se preocupar: o mangá ainda pode repousar e sonhar tranquilamente na Shonen Sunday.

Página Colorida: Hatsukoi Zombie

O novato K・O・I - King of Idol mais uma vez apareceu no bottom, abrindo a zona dos cinco últimos na décima quinta colocação. King of Idol até recebe destaque eventualmente (em páginas coloridas, pra ser mais exato) mas não está descartado o risco da obra ser finalizada a médio prazo. Após retornar de seu hiato, Saike Mata Shite Mo vêm aparecendo frequentemente no bottom, dessa vez pegando a décima sexta posição. Saike está longe de ter um nível elevado de vendas, mas a boa recepção e a boa relação do autor com os editores são fatores importantes para que a obra seja mantida.

O novato Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ segue sem conseguir sair do bottom quando é ranqueado, o que não é algo legal para a obra, que tem um rendimento razoável. Nessa edição pegou a décima sétima colocação. Mas há uma boa notícia, apesar disso: na próxima edição, ao menos Hoankan Evans ganhará página colorida. Quem pega o décimo oitavo e último lugar entre os ranqueados é o veterano Zettai Karen Children, que está bem perto da marca de quinhentos capítulos publicados. São altíssimas (senão iminentes) as chances de Zettai ser encerrado naturalmente entre 2018 e 2019.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Daiku no Hatou, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, K・O・I - King of Idol,Shinobino, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen
Em Busca de Estabilização: Sokyuu no Ariadne, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave
- Estreou: Tonikaku Kawaii
A Estrear: Kimi wa 008 e Memesis
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)

Bem, galera, assim termina a análise da edição #13 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'