quinta-feira, 29 de março de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #17 (Ano 2018).


Três pra ranquear, um para finalizar e outro pra voltar

escrito por Diego Felipe

Por um lado três novatos serão ranqueados nas próximas semanas. Por outro lado, um veterano bem-sucedido está perto do fim... e a coisa só não ficará mais tensa porque o grande pilar da revista - que está em hiato - voltará na mesma época. Bem, sem mais delongas, eis o índice.


TOC Weekly Shonen Sunday #17 (2018): 
Amano Megumi Suki Darake! (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 115)
Kimi wa 008 (Pré-Rank) (capítulo 05)
01. Dagashi Kashi (capítulo 183)
Shinigami Bocchan to Kuroi Maid (Capítulo Especial da Sunday Webry)
02. Major 2nd (capítulo 132)
03. Tenshi to Akuto!! (capítulo 157)
Komi-san wa、Komyushou Desu。 (Capa, Página Colorida) (capítulo 132)
Shinobi no (Página Colorida) (capítulo 33)
Tonikaku Kawaii (Pré-Rank) (capítulo 07)
Memesis (Pré-Rank) (capítulo 04)
04. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 93)
05. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 82)
06. Hatsukoi Zombie (capítulo 118)
07. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 325)
08. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 15)
09. Marry Grave (capítulo 13)
10. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 60)
11. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 94)
12. Daiku no Hatou (capítulo 42)
13. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 47)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 67)
14. Zettai Karen Children (capítulo 499)
15. Soukyuu no Ariadne (capítulo 14)
16. K・O・I - King of Idol (capítulo 39)
17. Saike Mata Shite mo (capítulo 109)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 35)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 15)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)


TOC Weekly Shonen Sunday #18 (2018):
Página Colorida de Abertura: Kimi wa 008
Página Colorida: Marry Grave
Mangá Mensal, Página Colorida: Yuugami-kun ni wa Tomodachi ga inai
Mangá Mensal: Birdmen
Ausente: Zettai Karen Children

TOC Weekly Shonen Sunday #19 (2018):
- Capa, Páginas Coloridas de Abertura: Major 2nd
- Página Colorida: Zettai Karen Children
- Páginas Extras: Saike Mata Shite Mo (22 p.)
- Capítulo Especial: Hana ni Arashi (mangá da Sunday Webry)

TOC Weekly Shonen Sunday #20 (2018):
- Capa e Retorno do Hiato: Detective Conan

- Páginas Coloridas: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, Maou-jou de Oyasumi, Marry Grave e Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu
Fim: Dagashi Kashi

Embora não tenha ganhado a capa, as páginas coloridas de abertura foram para Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua fazendo sucesso e agradando muita gente. É um mangá que, a meu ver, merece uma adaptação em anime mais pra frente. Quem recebeu a capa e outra página colorida foi Komi-san wa、Komyushou Desu。... ALELUIA! Depois de umas 30 edições, enfim Komi-san volta a ganhar uma página colorida. E depois de umas 20, enfim volta a ganhar uma capa. Apesar dessa demora pra ganhar as regalias, Komi-san ainda é um dos mangás mais promissores da revista. O mesmo não dá pra dizer de Shinobi no, cujas vendas do terceiro volume foram menores que as dos dois primeiros. Os editores estão tentando manter a obra, mas a coisa está ficando cada vez mais feia...

Os novatos Memesis, Kimi wa 008 e Tonikaku Kawaii - que não ganharam páginas coloridas - estão em seus quarto, quinto e sétimo capítulo respectivamente. Cada um só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo - ou seja, Tonikaku já passa a ser ranqueado na próxima edição. Tivemos ainda o lançamento de mais um capítulo especial (de uma só página) de Shinigami Bocchan to Kuroi Maid (da Sunday Webry) e também o 67º capítulo do mangá mensal Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, valendo lembrar que Yugami-kun recentemente conseguiu a marca de um milhão de cópias em circulação, somando todos os volumes (treze). Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen sempre pegam a penúltima e a última posições, respectivamente, da ordem de leitura de cada edição, por isso nunca são ranqueados. Porém, considerando as baixas vendas dos volumes, não seria surpresa se alguns deles ou ambos fossem finalizados mais pra frente.

E não é que, ao contrário do que eu pensava, Daiku no Hatou não ficou em hiato de verdade? (Só esteve ausente por duas edições). O mangá está de volta e vocês podem ver mais sobre a posição em que ele foi ranqueado abaixo. Já o grande pilar da revista - Detective Conan - retornará na edição #20, justamente quando acaba Dagashi Kashi. Conan ainda terá uma novidade importante em seu retorno. Espero que volte ao menos na época do lançamento do próximo filme da franquia. Quanto a Gin no Saji, esse deve demorar muito a voltar e, se voltar, só terá três capítulos lançados e voltará pro hiato. Arata Kangatari e Ryoko nem devem voltar à line-up.

Página Colorida de Abertura: Amano Megumi Suki Darake!

O primeiro lugar entre os ranqueados foi justamente para Dagashi Kashi, um dos mangás mais rentáveis da revista atualmente mas a apenas três edições de acabar (contando as próximas edições). Dagashi tem uma média de vendas de 200 mil cópias por volume em um mês, marca que superava a maioria dos mangás da line-up. A obra ainda estava em boa fase com o público pelo que constava, o que leva a crer que o fim de Dagashi é por vontade do autor. A Shonen Sunday deve sentir por um bom tempo o fim do mangá, pois não tem sido fácil a busca por novatos que consigam render a nível similar ou ao menos próximo. Para o autor de Dagashi, fica o meu desejo de boa sorte em sua próxima empreitada.

A segunda posição foi para Major 2nd, cuja adaptação em anime só vai receber mais marketing na edição #19. Acho que não custava nada destacar um pouco mais a estreia do anime de um lado, mas olhando pelo lado meio cheio, Major já tinha feito muito sucesso, tanto pelo mangá quanto pelo anime. A continuação naturalmente já chama uma boa quantidade de atenção. Bem, fica a torcida para que o anime faça sucesso e contribua bastante para expandir o rendimento do mangá.

A terceira colocação ficou para Tenshi to Akuto!!, que está entrando em reta final e deve ser finalizado entre 2018 e 2019, como eu já tinha dito na análise da edição anterior. Não há muito o que falar de novidades sobre Tenshi por ora, mas não deixa de ser legal observar que o mangá pegou uma posição bem alta na ordem de leitura. Em quarto, quem deu as caras foi Maou-jou de Oyasumi, gag mangá que até pega posições altas mas nessa edição ficou bem acima do que costuma ficar. Maou-jou continua em situação confortável. O quinto lugar foi para Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que foi ranqueado em uma posição acima na ordem de leitura.

Página Colorida de Abertura: Amano Megumi Suki Darake!

Em sexto lugar está Hatsukoi Zombie, que continua firme e sem riscos de cancelamento...  o que permite que o autor continue a protelar e a protelar o desenvolvimento do mangá. Mas bem, se os leitores estão satisfeitos com isso e o mangá rende bem na visão dos editores... qual o problema? E também é interessante notar como cada vez menos vemos Zombie aparecer fora do Top 10. Agora vamos ao próximo mangá: depois de dar uma baita subida na ordem de leitura na edição anterior, Be Blues! ~ Ao ni Nare pega uma posição mais baixa (sétima posição), porém ainda no Top 10 entre os ranqueados. O mangá de futebol, que já é um veterano, continua firme na revista e só deve ser finalizado se essa for a vontade do autor.

Após amargar o bottom na edição anterior, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu dá uma bela respirada e um pulo do gato, pegando a oitava colocação. Apesar de algumas posições medíocres/baixas, Tantei Zeno ainda tem chances de se firmar, dependendo das vendas do primeiro volume, considerando que sua recepção é moderadamente positiva. Outro que saiu do bottom e deu uma respirada foi Marry Grave , pegando o nono lugar da vez. O mangá também tem chances reais de se firmar, mas vale lembrar que as vendas do primeiro volume serão cruciais para que o mangá consiga ou não se manter na line-up. E em comparação com a edição anterior, Maiko-san chi no Makanai-san se manteve quase na mesma, sendo ranqueado apenas uma posição abaixo. Sem precisar enrolar muito pra explicar, digamos que esse mangá segue em situação confortável na revista por enquanto.

Após ter ganho a capa e as páginas coloridas de abertura da edição passada, Souboutei Kowasu Beshi volta a ser ranqueado em posição medíocre, no caso a décima primeira posição. Souboutei continua em situação tranquila na revista, mas por ora não há novidades sobre a obra. Em compensação há uma importante novidade sobre o anime anunciado para Karakuri Circus, outra obra do mesmo autor: o anime terá 36 episódios no total, pelo que consta. Provavelmente será um anime bem corrido para adaptar tantos acontecimentos em uma quantidade relativamente baixa de episódios.

Página Colorida: Komi-san wa、Komyushou Desu。

Como eu expliquei acima, errei feio em acreditar que Daiku no Hatou estava entrando num hiato... O mangá já está de volta, ficando na porta do bottom, na décima segunda colocação. É, voltar até voltou mas não voltou em situação tão boa. A obra até tem uma recepção satisfatória mas as vendas dos volumes são pequenas, o que complica as suas possibilidades de permanência. Acredito que, no máximo, a médio prazo, Daiku acabará cancelado, se nada de surpreendente acontecer nesse meio tempo.

Quem abre o bottom dessa vez, no décimo terceiro lugar, é... Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~. Sim, ele está de novo no bottom, galera. O mangá que se passa numa época de faroeste pelo visto não voltará a desfrutar de posições mais altas na ordem de leitura tão facilmente. O mangá não é uma das prioridades dos editores para ser cancelado, mas se o rendimento não melhorar, Hoankan Evans pode estar ameaçado na line-up. É melhor o autor ser rápido no gatilho se quiser sair dessa.

O grande veterano Zettai Karen Children pegou a décima quarta colocação. O mangá está em seu 499º capítulo, porém não será na próxima edição  (TOC #18) que Zettai terá seu 500º capítulo lançado, pois estará ausente. Porém, o mangá voltará na TOC #19, com direito as páginas coloridas e páginas de informações extras pelo lançamento e alcance da marca do 500º capítulo. Vale lembrar que Zettai, que apresenta desgaste após treze anos de publicação, já está em sua reta final e pode ser encerrado entre 2018 e 2019.

Página Colorida: Shinobi no

Além de Hoankan Evans, outros dois novatos se deram mal e apareceram no bottom nessa edição: Soukyuu no Ariadne (décima quinta posição) e K・O・I - King of Idol (décima sexta posição). E esses dois são justamente alguns dos favoritos para serem cancelados em breve. Ariadne, na verdade, ainda terá que torcer por um bom resultado nas vendas do primeiro volume, que será lançado em breve. Já King of Idol já está se desgastando antes mesmo de completar um ano de publicação e os editores já começaram a não lhe dar tanto destaque. É melhor os dois se cuidarem, porque a foice do cancelamento tá passando pertinho...

O décimo sétimo e último lugar entre os ranqueados foi para Saike Mata Shite Mo, que na edição #19 receberá páginas extras por causa de uma luta importante que está ocorrendo no desenvolvimento do mangá. A situação de Saike no mangá não é mais tão favorável: o mangá ainda vai permanecer por um tempo, mas dificilmente ele passará de 2019. Na verdade, existe até a chance dele ser encerrado ainda em 2018. Embora um mangá que a princípio ganhou a atenção dos leitores, com o tempo e com as muitas pausas, a obra passou a perder força e relevância.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Daiku no Hatou (em hiato)Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite mo
- Não-Ranqueados: Tonikaku Kawaii, Kimi wa 008 e Memesis
A Ser Finalizado Naturalmente: Dagashi Kashi (a dois capítulos do fim)
Em Risco Leve-Médio: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave
Em Risco Médio-Alto: K・O・I - King of Idol, Shinobi no, Sokyuu no Ariadne
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)


Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #17 da Weekly Shonen Sunday (2018).
Peço desculpas pela demora pra fazer o post...
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'