Como funciona o Table of Contents (ToC) das Magazines Japonesas.


Percebendo que muitas pessoas que estavam conhecendo este incrível universo de Magazines Japonesas haviam claras dificuldades em interpretar os TOCs de cada edição, decidi criar uma página onde eu pudesse explicar em detalhes o funcionamento da classificação das 4 revistas analisadas constantemente pelo Analyse It - A Weekly Shonen Jump, Weekly Young Jump, Monthly Jump Square e Monthly Ultra Jump. Existem várias outras revistas, mas irei explicar como funciona somente estas quatro:

Weekly Shonen Jump


Irei apresentar dois sistemas usados: O Sistema de classificação OCIDENTAL do TOC e o sistema usado na 2ch/Japonês - Não sabemos de fato qual sistema é verdadeiro, mesmo que provavelmente seja o japonês. Por isso utilizar qualquer um dos dois é válido. Nós do Analyse It utilizamos o sistema ocidental por ser o mais familiarizado pelo público brasileiro, mesmo que muitas vezes deixamos claros vários pontos de vista utilizando o sistema de análise do TOC japonês.

Antes de começar falar sobre o TOC, vamos explicar rapidamente "O que é um TOC", Table of Contents (ToC) é o sumário da revista, onde os editores mostram os mangás em sua ordem de leitura. O primeiro lugar no TOC, normalmente é o mangá que será o primeiro a ser lido, o último lugar no TOC é o mangá que fechará a revista. No próprio TOC existe outras pequenas informações.

SISTEMA 2CH - JAPONÊS (O Correto)

A classificação do TOC para os japonês é totalmente diferente do que nós consideramos, chamado por muitos como "classificação bruta", o TOC dos japoneses leva em consideração todas as posições, seja capa, página colorida e etc - Isso porque os japoneses vêem o TOC como uma classificação dos editores que levam em consideração vários aspectos ao decidir a posição de cada mangá, os aspectos são: Qualidade do capítulo, importância do capítulo, popularidade da série dentro e fora da revista, vendas dos seus volumes iniciais, quanto é rentável o mangá atualmente e quanto será rentável a série em um futuro próximo.

A classificação não é referente a nenhuma semana, já que os editores usam como referência vários aspectos para ranquear a série e não simplesmente a votação de somente um capítulo - Porém os japoneses acreditam que a partir do quinto capítulo os editores já começam a classificar os novatos de acordo com os aspectos da popularidade, já que nesse momento eles já tem em mãos dados o suficiente para começar a saber a recepção da série - Porém, mesmo que seja a partir do quinto capítulo que os editores começam a classificar os mangás por sua popularidade, somente no a partir do décimo primeiro os japoneses acreditam que os editores decidam de uma vez por toda o futuro de cada série novata. Kochikame para os japoneses é classificado, já que como foi dito a classificação é uma visão editorial sobre a força e popularidade da obra.

Classificação da Capa: Você deve pensar que não faz sentido classificar a capa, porém faz todo o sentido: No sistema usado pelos japoneses, cada posição tem um valor COMERCIAL, o mangá que ficou como capa tem como objetivo apresentar a Weekly Shonen Jump para os novos leitores e reconquistar os leitores que abandonaram a revista, significa, não tem posição mais importante do que ser de fato a capa de uma edição, já que será o mangá que irá guiar a revista por aquela edição. Desse modo o primeiro lugar do TOC na visão dos japoneses ficou justamente o mangá que teve o primeiro lugar.

Série Rentável no Futuro: Significa, uma série que já teve o seu anime encerrado e esteja em sua reta final, mesmo que ainda venda bem, tende a ser mal classificado, pois por mais que seja rentável atualmente para Jump, pensando em longo prazo, não será mais tão rentável... Assim é melhor dar publicidade para uma série que está preste a ganhar anime ou que tenha a sua animação em exibição na televisão. Um Bleach da vida não é ranqueado no fundo, por não ser mais popular, e sim por não ser mais rentável pensando no futuro, não vale a pena dar publicidade a uma obra que não trará mais dinheiro em longo prazo.

Porque classificar um mangá no fundo: Os leitores tentam o máximo possível maximizar o lucro da revista, para isso os leitores devem se sentir confortáveis em comprar a revista toda a semana, colocar um mangá que não é popular ou mesmo com um capítulo muito fraco nas primeiras páginas da revista pode fazer com que novos leitores fiquem desinteressados em ler os mangás seguintes da revista, assim não sendo vantajoso. É melhor colocar os mangás que tem grande rejeição do público entre os últimos colocados, assim ficarão de algum modo "escondidos". Alguns mangás que não tem mais tanto apelo comercial, mas continuam com uma boa popularidade da revista, tendem também a ser colocados no fundo, isso é o caso de Bleach e Isobe Isobee Monogatari.

Comentário de Oda (na SBS do Volume #47 de ONE PIECE) que confirma esse sistema com o verdadeiro:

SISTEMA OCIDENTAL (Incorreto, mas também válido)

Revista semanal, o seu TOC é decidido pelos leitores, que podem votar nos três mangás preferidos de cada edição. Esta votação é realizada via um cartãozinho que chega em cada edição da revista, que te dá 3 espaços para você complicar com o número da série (Cada série tem um número), além de poder votar nas 20 séries, normalmente você também pode votar na capa da revista e em um sumário de informações, onde revelam vários detalhes sobre os mangás (Como por exemplo, divulgam o elenco de dubladores do anime de um dos mangás da revista).  Após 7 edições, você poderá ver a classificação na edição que tu votou (Por isso, se tu votou na edição 41, somente na edição 48 poderá ver o resultado da votação). A classificação é colocada no fundo da revista, normalmente na última página. Os mangás com menos de 7 semanas de vida, os que tem página colorida, a obra Kochikame, a obra Hunter x Hunter são desconsiderados nessa classificação.

Normalmente a classificação do TOC também pode ser vista pela ordem dos mangás, a ordem de mangás da revista é determinada justamente pelo resultado da classificação que é colocado no final da revista, deste modo, o mangá mais bem votado da edição, terá seu capítulo lançado no início da revista (Logicamente se ele não é uma das exceções acima), o mangá menos bem votado da revista, será o penúltimo da edição, já que o último é sempre o segundo capítulo de Isobe Isobee Monogatari. Deste modo, a ordem de mangás na revista da edição 48, é decidida pela votação da edição 41. Normalmente os mangás que ficam por muito tempo pegando ruins posições na revista são cancelados e os novatos que conseguem um bom rendimento nas votações tendem a ganhar página colorida como "premiação".

Página Colorida: Você pode se perguntar, porque os mangás que receberam páginas coloridas não são ranqueados, isso acontece porque como eles receberam página colorida, os editores alteram sua posição real de classificação e o colocam em uma posição mais estratégica, que pode dar mais visibilidade aquela página colorida. Por exemplo, Ansatsu Kyoushitsu na edição 48 (Que é referente a votação da edição 41) ficou em segundo lugar, mas os editores decidiram dar página colorida ao mangá na edição 48, assim os editores alteram sua posição quando quiser, se acharam deixar entre os últimos, deixarão. No final, o mangá foi ranqueado na posição 02, os editores sabem sua real colocação, mas para os leitores será sempre um mistério sua real colocação.  

Kochikame e Hunter x Hunter: Você deve estar se perguntando porque estes dois mangás não são ranqueados, tanto Kochikame quanto Hunter x Hunter podem ser votados pelos cartãozinhos, teoricamente tem uma posição, mas por questões diferentes essas suas posições não são mostradas ao público, deste modo ficam com posições forjadas pelos editores na classificação. Em Kochikame o motivo é porque o mangá é a obra mais antiga da revista em atividade, sendo publicado desde 1976, tendo assim uma cadeira de ouro. Já Hunter x Hunter deve ser pelos eternos hiatos, mas o motivo não é claro e também não é certo que ele não seja ranqueado, é mais especulação, digo que ele não é ranqueado por causa que um editor da Panini que cuida a tradução de Hunter e conversa com os editores da Jump, disse que ele não é ranqueado.

Os novatos: É simples o motivo dos novatos com menos de 7 semanas de vida não serem ranqueados, como o resultado tem uma votação da edição 41 só sai na edição 48, as suas posições na revista entre a edição 41 e 47 são decididas pelos editores. Porém, é provável que os editores já saibam o resultado da classificação antes mesmo da edição 47, então as posições do mangá antes da edição 48 podem ser induzidas pelo seu desempenho na votação. Exemplo, o mangá Gakkyuu Houtei foi muito mal recepcionado pelo público, deste modo os editores antes mesmo da classificação sair na edição 48, já começa ranquea-lo em posições baixas, por não acreditar mais no potencial da obra.

Ausentes: Esta é uma questão polêmica, se o mangá ficou ausente na edição 41, como poderá ser ranqueado na edição 48? Ainda não é certo, alguns dizem que pegam os votos da edição anterior (40) e colocam, o que é extremamente besta e ilógico, pois não se pode pegar a votação de uma edição atrás e juntar com a atual. Por um tempo também cogitaram o fato de um mangá ausente continuar no cartão de votação, mesmo ausente, isso pode acontecer caso a ausência foi surpresa, não prevista, mas quando a sua ausência é previamente avisada aos editores, eles retiram o mangá do cartão de votação. Deste modo, o que a grande maioria acredita é que a posição na edição 48 de um mangá ausente na edição 41, por isso que nem pode ser votado, seja decidida pelos editores que deduzem onde acreditam que o mangá ficaria e colocam. Exemplo, se One Piece sempre fica entre os três primeiros, deste modo, mesmo ausente, acreditamos na edição 48 ficaria entre os três primeiros, assim ele será ranqueado entre os três primeiros.

Quando se pode votar? Quando se compra a revista logicamente, mas lembrando que ela normalmente vaza mais cedo para nós, a Weeky Shonen Jump é lançada em toda a segunda-feira no Japão, porém sempre vaza na internet uma semana antes, na quinta-feira. Logicamente, você só pode votar a partir da segunda-feira quando consegue comprar a revista e ter o cartãozinho para mandar aos correios.
Monthly Jump Square

A Jump Square é outra revista que funciona através de votação, como na Shonen Jump, cada um tem a possibilidade de votar nos três mangás preferidos da edição, só que na Jump Square tu pode votar em ainda mais outros detalhes que não são mangás, além da Capa e páginas de informações, pode votar em praticamente QUASE tudo da revista, são em média 32 opções de votações, em uma revista que tem em média 22 mangás por edição. Os mangás que receberam página colorida não são ranqueados, suas posições são decididas pelos editores.

Não é certo o tempo que duram para publicar o resultado de uma classificação, mas acredita-se que seja em apenas 2 edições, por isso a votação da edição 07 será publicada na edição 09. Por isso entramos na mesma regra de "Novatos" da Weekly Shonen Jump, se um mangá teve seu primeiro capítulo lançado na edição 07, recebendo capa ou até mesmo somente página colorida, essa posição foi decidida pelos editores, o mesmo na edição 08, onde normalmente os novatos ganham página colorida. Já na edição 09 o mangá será ranqueado de acordo com sua recepção. 

Weekly Young Jump e Monthly Ultra Jump

Já o TOC da Young Jump é decidido unicamente pelos editores da revista, os tem chances de opinar, votando nas suas três séries favoritas da edição com o cartãozinho que vêem juntamente com a edição, mas o resultado da votação nunca é revelado. Porém, normalmente mangás que são mal recebidos pelo público ou esta tomando um rumo que não esta agradando os editores, tendem a ser ranqueados mais em baixo. Mesmo que existe mangás populares e bem aceitos pelos editores que são sempre ranqueados na parte de baixo da revista, exemplo Innocent e Kakuriyo Monogatari. É bem confuso, para reconhecer estes mangás, é necessário acompanhar semana após semana o TOC, ou pelo menos ler as nossas análises da revista que fazemos semanalmente, ali explicamos cada posição de cada mangá.

A Ultra Jump segue o mesmo estilo da Young Jump, porém tem a única diferença que é mensal, por isso são ranqueados pelos editores. Também normalmente colocam certos mangás populares na parte do fundo da tabela, como fazem com Heaven's Prison e Choukakou, novamente para descobrir quais são essas obras tu tem que acompanhar mês após mês os TOCs (Já que a revista é mensal) ou ler as análises da revista que fazemos mensalmente, não deixando nenhuma edição sem ser analisada. 

Nenhum comentário:

onload='emoticon()'